A gestão do dinheiro não precisa ser complicada e você não precisa entender quais investimentos fazer para ter uma vida financeiramente confortável. Muito do que constitui um gerenciamento de dinheiro na vida pessoal ou em sua empresa tem a ver com o senso comum, e muitas boas práticas de gerenciamento de dinheiro que podem ser adotadas com relativa facilidade. Para começar com o pé direito, conheça os 10 erros de gerenciamento de dinheiro que podem prejudicar suas finanças e como evitá-los.

Um dos principais problemas na gestão financeira é a inflação de estilo de vida

Digamos que você teve um aumento de 10%. Você pode querer “melhorar” o seu estilo de vida em 10%, o que quer que isso signifique para você. Talvez você comece a comer 10% mais de refeições, ou compre 10% mais jogos de console. Resistir a este impulso é uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer, especialmente se você tem grandes objetivos, como comprar uma casa, pagar um empréstimo de carro ou colocar as crianças na faculdade. Em empresas, o mesmo princípio é verdade, porque o dinheiro extra não deve ser gasto, deve ser reinvestido em áreas que promoverão o crescimento da companhia.

Parar com as contribuições para a aposentadoria em tempos de crise é um dos principais erros na gestão financeira

Quando um cônjuge perde um emprego ou quando surge uma grande despesa inesperada, pode ser muito tentador parar as contribuições de aposentadoria para lidar com o aumento das demandas financeiras. Mas este deve ser um último recurso, depois de tentar recuperar os recursos de outras maneiras, como fazer horas extras, cortar despesas ou vender o carro para comprar uma moto. Para donos de empresas, é importante continuar economizando e investindo no próprio futuro mesmo em tempos de crise, evitando problemas graves.

Gestão financeira

Cuidado com sua gestão financeira ou você vai correr o risco de perder tudo que lutou para conquistar. (Foto: Huffington Post)

Pagar contas com atraso é outro problema de gestão financeira

Existem muitas maneiras de evitar o pagamento de contas com atrasos. O débito automático de contas é uma opção. Você também pode configurar um alerta do seu telefone alguns dias antes do vencimento das contas. Os aplicativos de orçamento fáceis de usar podem enviar alertas de texto para contas e também fazer com que os pagamentos de contas sejam instantâneos. Isso vai evitar que contas se acumulem e você tenha que pagar juros e multas por atrasos.

O pagamento de tarifas bancárias desnecessárias é outro erro

Evitar pagar as contas no cartão de crédito, negociar as tarifas do banco e anuidade de cartões são exemplos do que pode ser feito para evitar taxas e tarifas caras. E se você usar um banco com taxas caras, reconsidere suas opções. Muitas vezes existem opções melhores de bancos por perto ou até online, com tarifas muito mais convidativas e até linhas de crédito especiais. Aproveite essas oportunidades.

Colocando as outras pessoas em primeiro lugar

Ser uma pessoa boa é importante, mas não deve comprometer sua saúde financeira a longo prazo. Negligenciar para poupar para a aposentadoria afim de ajudar os filhos adultos, adiar importantes despesas de saúde não urgentes, ou apenas colocar dinheiro em poupanças depois de cuidar de todos os outros, eventualmente, pode colocar sua vida financeira em perigo.

Não aproveitando os benefícios dos juros compostos

Quanto antes você começar a poupar, mais dinheiro você terá para atingir seus objetivos financeiros. Isso significa que é importante fazer uma gestão financeira voltada para sobrar cada vez mais dinheiro nas suas contas, com o propósito de se ter dinheiro para realizar sonhos ou simplesmente se aposentar com uma boa tranquilidade financeira.

Escolhendo um financiamento estudantil com juros altos

Não é fácil fazer pagamentos de empréstimos estudantis no início da sua carreira, mas ao não escolher um bom financiamento estudantil, você terá dificuldade em atingir outros objetivos financeiros, como a compra de uma casa, viagens, e até uma aposentadoria tranquila. Pesquise bastante as opções de financiamento e evite assim problemas financeiros durante o momento crucial que é o início da carreira.

Obter o seguro de vida errado para suas necessidades

Quando você tem dependentes, ter seguro de vida é importante, mas deve ser o tipo certo de apólice. Uma apólice de seguro ideal deve ser uma cobertura que envolva suas crianças enquanto elas dependem de você. Os agentes de seguros podem tentar vender uma apólice para a vida inteira e que é mais cara, mas nem sempre são melhores para pais jovens com muitas despesas.

Não ter um Fundo de Emergência é outro erro comum de gestão financeira

Pode não ser divertido tirar uma parte de cada pagamento para seu fundo de emergência. E não é divertido colocar seus bônus em uma conta de emergência também. Mas definitivamente não é divertido lidar com um grandes emergências como reparos de carros, uma despesa médica ou outra emergência financeira com cartões de crédito, empréstimos de amigos e familiares, ou ter de fazer um empréstimo de juros altos. Por isso, cultive um fundo de emergência o quanto antes para evitar problemas no futuro.

Não ter um orçamento

Se você não tem um orçamento, não saberá o que está acontecendo com seu dinheiro, e você não pode ver onde está gastando demais e quando está poupando de menos. Os aplicativos de orçamento de hoje são incrivelmente fáceis de usar e vinculam suas contas com seu computador pessoal e smartphone, portanto seu orçamento permanece portátil e sempre disponível. E quando os aplicativos de orçamento são tão fáceis de usar e oferecem tanto, não ter um pode ser um grave erro de gerenciamento financeiro.

Quais erros de gestão financeira vocês já cometeram? Quais estão tentando corrigir?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)