Qual a melhor plataforma de investimento para iniciantes?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Este artigo irá ajudá-lo a escolher a plataforma de negociação on-line,que mais atenderá às suas necessidades. Você vai saber, quais critérios você deve considerar ao procurar uma plataforma apropriada, o que é extremamente importante para quem está começando nos investimentos.

1. A melhor plataforma de investimentos não é a mesma para todos

Não escolha uma plataforma apenas porque é recomendada por outros. Sempre escolha uma plataforma baseada em suas necessidades pessoais. Avalie as informações, fale com seu corretor, considere sua experiência e escolha o mais adequado para você plataforma.

Por exemplo, uma plataforma pode ser ideal para quem faz day trade, enquanto outra melhor para quem está aplicando em títulos. E não se esqueça que você pode ter conta em mais de uma plataforma de investimentos, já que ao diversificar sua carteira precisará diferentes investimentos.

Plataformas de investimentos

Uma boa plataforma de investimento para iniciantes será barata e terá uma interface simples de usar. (Imagem: International Adviser)

2. Interface das corretoras de valores e plataformas de investimentos para iniciantes

Descubra se uma plataforma é confortável o suficiente para usar diariamente. Todos os recursos e funções devem ser fáceis e compreensíveis para você.

Pesquise as opiniões, verifique se as empresas tem opções de teste gratuito para você se familiarizar com a plataforma.

Por exemplo, olhe para a plataforma e decida se você gosta à primeira vista ou não. Se a resposta for não, então verifique novamente outra coisa.

Claro, no futuro, você terá que aprender os detalhes de qualquer plataforma para trabalhar com isso profissionalmente. Mas os botões básicos e opções devem ser compreensíveis para você imediatamente após abrir o site ou aplicativo de celular ou tablet.

Não se esqueça de verificar os gráficos também.

3. Funcionalidades básicas e recursos adicionais de uma plataforma financeira para iniciantes

Uma plataforma deve corresponder à sua situação de negociação no momento. Você não precisa se preocupar com recursos adicionais, que você não vai usar para negociar agora.

Se você vai atualizá-lo no futuro, você será capaz de fazê-lo a qualquer momento. Uma sofisticada plataforma é uma boa escolha para esses investidores, que usam todos os recursos dessa plataforma em tempo real.

Caso contrário, complicará apenas sua experiência de negociação. Se você não tem certeza se uma plataforma escolhida é muito sofisticada ou não, teste quantas funções você vai usar diariamente. A resposta deve ser de 80% pelo menos.

Para iniciantes, é sempre melhor começar com algo mais simples de aprender mais rápido. Assim, você mostrará melhor progresso em menos tempo.

Muitas plataformas também tem as opções de interface “light” ou “lite” para iniciantes. Pode ser uma ótima escolha para começar também.

4. Estabilidade da plataforma de investimentos

Certifique-se de que uma plataforma corresponda ao seu software. Você tem que ter certeza de que um desempenho de uma plataforma será estável e suave. Esta é uma das coisas mais importantes na negociação.

Verifique também o desempenho da plataforma durante os dias de maiores negociações. Você não vai querer uma plataforma que sai do ar ou fica lenta nos momentos mais tensos para investir, ou quando mais precisar de movimentar seu dinheiro.

5. Suporte da plataforma de investimentos

Sua corretora de investimentos deve ser equipado para trabalhar com uma plataforma que você vai escolher. Não só você, mas também a equipe também deve conhecer a plataforma. Agora você está pronto para escolher uma nova plataforma de negociação e começar a investir.

Perceba que não falamos de preços e valores de negociação em momento algum. Isso não significa que você não deva pesquisar e comparar valores. Mas os valores de uma boa plataforma podem compensar se ela entrega um bom suporte, cursos, informações de qualidade, entre outras questões. Por isso, o valor fica em segundo plano em relação à qualidade.

Se você ainda precisa de ajuda para escolher a sua plataforma de investimentos, deixe nos comentários suas dúvidas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário