Cartões de crédito são uma parte importante do nosso dia a dia. Nós usamos o dinheiro de plástico para pagar por nossos mantimentos, contas de serviços públicos, e muitos mais. A bandeira de um cartão de crédito integra esse processo de uma forma tão natural que quase não paramos para pensar em sua função. Afinal, usar um cartão de crédito deve ser um processo simples. Só paramos para pensar na bandeira de um cartão de crédito quando nosso cartão não é aceito em uma loja ou quando temos que comprar uma máquina de cartão de crédito. Porém, as bandeiras dos cartões de crédito integram uma importante rede de processamento de pagamentos que é essencial para manter os cartões de crédito funcionando no mundo inteiro.

Bandeira de cartão de crédito: em inglês, português, em qualquer lugar do mundo, todas usam uma mesma rede de pagamentos

Em inglês, bandeiras dos cartões de crédito são credit card brands, ou seja, a “marca” do cartão de crédito. Isso mostra muito sobre a importância das bandeiras dos cartões de crédito que, de certa forma, são até mais importantes do que a marca o banco ou loja que emitiram o cartão de crédito.

Isso porque a bandeira de um cartão é responsável por processar todas as transações que utilizem seu cartão de crédito, analisando também seu perfil de consumo e repassando essas informações para o banco ou instituição financeira que emitiu o cartão de crédito. É a bandeira do cartão de crédito que permite, através de um sistema integrado globalmente, que você utilize o mesmo cartão de crédito em qualquer lugar do mundo, bastando que haja um meio de pagamento compatível com uma bandeira X ou Y.

O que são as bandeiras dos cartões de crédito

As bandeiras são essenciais para o funcionamento de um sistema de pagamento de cartões de crédito que seja custo efetivo, e benefício para instituições financeiras e seus clientes. (Foto: www.flickr.com)

A bandeira de um cartão é um intermediário

Tudo isso define a bandeira de cartão como um bom intermediário entre o consumidor, o vendedor, e o banco. O consumidor paga com o cartão, a empresa intermediária (a bandeira) acessa os dados do banco para verificar o limite do cartão e se há saldo disponível, e então a transação é autorizada, com o vendedor recebendo o dinheiro pela venda realizada.

Toda essa intermediação também garante maior segurança ao sistema financeiro, e menores custos operacionais aos bancos e instituições financeiras, que não precisam sair de seu mercado (produtos financeiros) para montar uma estrutura tecnológica e logística de operação de cartões de crédito e pagamentos.

Cartão de crédito: bandeira e rede de pagamento

O cartão de crédito que tem uma bandeira integra uma rede de pagamentos daquela marca específica. Ele não será compatível com outras bandeiras de pagamentos. Para usar essa rede de pagamentos, sobre cada transação, é cobrada uma porcentagem, mas que é diluída no custo final ao consumidor.

Ainda sobre as bandeiras, quando viajando ao redor do mundo, é sempre bom ter mais de um cartão de crédito, cada um com uma bandeira diferente. Lá fora é comum ir a lugares onde uma bandeira é mais comum do que outra, e as maquininhas de cartão não aceitarem mais de uma bandeira. Fique atento a isso.

Bandeiras de cartão ao redor do mundo

AMEX, Discover, Elo, Visa, MasterCard, são algumas das bandeiras mais famosas ao redor do mundo. Elas conseguiram construir redes de processamento de pagamento extremamente confiáveis e integradas, capazes de processar milhões de pagamentos por minuto através de terminais online ou terminais físicos, garantindo custos menores para o processo, maior segurança, e uma intermediação que integra cada vez melhor o sistema financeiro.

Não existe uma bandeira que seja melhor ou pior do que a outra. O que você deverá considerar é a adesão da bandeira para o uso que você deseja. Existem bandeiras que só são usadas no âmbito nacional, e outras que são mais populares em certas regiões de um ou outro país. Tome cuidado nas escolhas para não se arrepender.

Ficou alguma dúvida da função da bandeira do cartão de crédito? Deixe suas perguntas nos comentários abaixo e faremos o possível para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)