O cartão de crédito recebe muita publicidade boa e ruim. Assim, fica bem difícil saber quando essa ferramenta do mercado financeira pode ser um aliado, e quanto essa ferramenta pode ser seu maior inimigo na busca de uma vida livre das dívidas.

Pesquisamos bastante, conversamos com especialistas em finanças pessoais, funcionários de bancos e instituições financeiras, e conseguimos reunir algumas informações boas e ruins sobre o cartão de crédito, para tentar chegar a um bom veredito.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito: o lado bom

Quando um cartão de crédito é usado corretamente e com responsabilidade, algumas vantagens que ele traz inclui:

Emergências: os cartões de crédito são muito úteis para emergências, com até 40 dias sem juros para você poder lidar com a dívida adquirida.

Compras, reservas, e alugueis: cartões de crédito são frequentemente necessários para compras online, fazer reservas em hotéis, e no aluguel de carros.

Pagamentos parcelados: o cartão de crédito oferece o parcelamento de compras, sem a cobrança de juros altos como acontece no crediário.

Segurança: é mais seguro andar com um cartão com R$100 de limite do que andar com R$100 no bolso.

Programas de relacionamento: ao usar o cartão de crédito, você pode ganhar pontos em programas de relacionamento, que podem ser gastos em passagens aéreas, viagens, e outros produtos.

Entendendo o cartão de crédito no uso bom e no ruim

O uso responsável do cartão de crédito traz inúmeras vantagens ao seu usuário. Mas dê um passo em falso, e o cartão de crédito pode se tornar um vilão terrível para sua vida financeira. (Foto: thejasonhoover.com)

Qual o melhor cartão de crédito: aquele que você usa responsavelmente

Ao ver as vantagens do cartão de crédito, você pode já querer ir procurar um pra você, ou pesquisar o melhor cartão de crédito do banco para seu perfil. Sem responsabilidade, porém, não há cartão que fique bom, porque as desvantagens de um cartão de crédito não são poucas.

Se um cartão de crédito é utilizado de forma irresponsável, pode causar o prejuízo financeiro do titular do cartão. Talvez o resultado mais devastador do uso de um cartão de crédito de forma irresponsável é o efeito que pode ter no pagamento de juros, que são os mais caros do mercado financeiro.

Se você não usar cartões de crédito corretamente, você pode desenvolver uma dívida cada vez maior. Isso pode dificultar sua vida financeira, e acabar dificultando a obtenção de outros empréstimos, como financiamento de automóveis e financiamentos imobiliários. Isso sem contar a possibilidade de sujar seu nome, quando você não terá qualquer possibilidade de obter um empréstimo.

Não deixe que essa parte ruim te assuste do uso dos cartões de crédito. Você quer se beneficiar das vantagens que os cartões de crédito oferecem,é necessário ter sabedoria e conhecimento financeiro. Acima de tudo, muita responsabilidade.

Como funciona um cartão de crédito: usando com responsabilidade

Pague a fatura do cartão de crédito inteira cada mês, nunca parcele sua fatura. Tenha apenas cartões de crédito que são necessários, sendo um limite de 2 cartões sem o ideal. Mantenha o controle de todas as suas faturas e gastos no cartão de crédito. Verifique o seu extrato mensal do cartão de crédito por erros, e corrija o quanto antes.

Evite atrasar o pagamento do cartão de crédito, evite fazer o pagamento mínimo ou exceder o limite do seu cartão de crédito. Ao parcelar, evite parcelar uma compra com parcelas que correspondam a mais do que 10% da sua fatura do cartão de crédito.

Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários suas perguntas que estamos aqui pra ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)