Máquina de cartão que aceita todas as bandeiras existe? Não. O motivo para isso é um pouco complexo, e vamos explicar em detalhes. Existem serviços de intermediação de pagamento, como MercadoPago, PagSeguro, e PayPal, que aceitam uma grande quantidade de bandeiras de cartão, mas é quase impossível eles aceitarem todas.

Para nossos leitores entenderem como funciona uma bandeira de cartão, e porque as máquinas não aceitam todas as bandeiras, é preciso algumas noções básicas de processamento de compras através de cartões de crédito e débito. A partir daí, você vai ver que uma máquina não aceitar todas as bandeiras não é algo tão ruim assim, e é necessário.

Como funciona uma máquina de cartão?

Existem, pelo menos, quatro partes envolvidas em todas as transações de cartão: o vendedor que recebe o pagamento, o banco que o comerciante usa para fornecer serviços de processamento, o banco que emitiu o cartão para o cliente, e o cliente. Entre cada um desses envolvidos, temos uma empresa que faz a “conexão” entre elas.

Entre o vendedor e o banco no qual ele tem conta, existe a administradora da máquina de cartão de crédito. Entre o banco do cliente e o cliente que tem o cartão, temos a bandeira do cartão. Estes dois intermediadores, a administradora da máquina de cartão, e a bandeira do cartão, são onde nós iremos nos focar para mais explicações.

Motivos para máquinas de cartão não aceitarem todas as bandeiras

Existem milhares de bandeiras de cartão pelo mundo. Se todas as máquinas aceitassem todas as bandeiras, os custos para manter o sistema funcionando seriam maiores e, consequentemente, as taxas e tarifas de máquinas de cartão ficariam mais caras. (Foto: creditcardcounsel.com)

O que é uma administradora de máquinas de cartão de crédito? O que é bandeira do cartão?

Se você precisa aceitar cartões de crédito para o seu negócio, você tem que lidar com um banco, abrindo uma conta corrente para receber os pagamentos. A partir daí, o banco passa dividir as responsabilidade com duas outras entidades: a administradora da máquina de cartão de crédito e as bandeiras dos cartões de crédito.

A administradora da máquina de cartão de crédito é o canal de comunicação entre a bandeira do cartão, o banco, o vendedor, e o cliente. Para intermediar essa comunicação, a administradora cobra taxas para que seu sistema possa ser utilizado e possibilitar a execução de transações financeiras. Se o banco tivesse que gerir todo esse canal de comunicação, a estrutura do banco teria de ser muito maior, e os custos para manter um banco também aumentariam, resultando em empréstimos mais caros, pacotes de serviços mais caros, etc. São exemplos de administradoras de máquinas de cartão: Cielo, Rede, GetNet, PagSeguro, Bin, etc. A Cielo e a Rede disputam muito entre si, pois são as maiores no mercado brasileiro. Mas outras empresas estão crescendo muito, ajudando a reduzir os custos das máquinas de cartão.

A forma mais fácil de entender a bandeira de um cartão de crédito ou débito é entendendo ela como um banco de dados das informações dos cartões. As bandeiras ficam então responsáveis por criar e gerir tecnologias para emissão e segurança dos cartões, bem como criptografia (segurança) dos dados e das autorizações de transações. São exemplos de bandeiras de cartões de crédito: Visa, MasterCard, Elo, American Express, RedeShop, Diners, Aura, Hipercard, etc.

O vídeo acima mostra, com clareza, vantagens de existirem tantas bandeiras. As mesmas vantagens que mais bandeiras trazem também são vantagens que mais administradoras de máquinas de cartão oferecem. Mais competição, menores preços para os clientes.

Por que não existe uma máquina de cartão que aceita todas as bandeiras?

São muitas bandeiras. Centenas delas, espalhadas pelo mundo. Nem todas as empresas responsáveis pelas bandeiras conseguem construir uma estrutura que suporte a uma demanda maior de cartões de créditos. É importante lembrar que as maiores bandeiras do mundo tem bancos de dados que podem ser acessados de qualquer país. Mas quanto maior a estrutura, mais caro também fica de manter uma empresa desse porte. É por isso que as maiores empresas do ramo cobram valores mais altos pelas transações e comunicação entre si.

Para uma administradora de máquinas de cartão conseguir um acordo com cada uma dessas empresas, e conseguir oferecer aos seus clientes (vendedores) taxas e tarifas competitivas (que incluem o custo de “comunicação” com as bandeiras), os custos são altos. A tecnologia também tem que ser boa, para que o sistema da máquina de cartão funcione bem. Imagine uma máquina de cartão que aceita mais de 100 bandeiras. A administradora teria de pagar 100 empresas diferentes, identificar qual empresa tem que receber cada valor, repassar esses valores aos seus clientes, etc.

Há um limite então, em uma relação de custo/benefício para a quantidade de bandeiras que uma máquina de cartão consegue aceitar.

Existe também parcerias entre algumas administradoras de máquinas de cartão e algumas bandeiras. Algumas administradoras até lançam suas próprias bandeiras, para reduzir os custos. Mas assim, elas terão também dificuldade que suas bandeiras sejam aceitas por outras máquinas de cartão, pois competem entre si.

Até para o vendedor é bom ter mais de uma máquina, que aceitam cartões diferentes. Afinal, o sistema das máquinas não funciona 100% do tempo. Quando uma não funciona, você pode usar a outra, e assim por diante. A competição é boa, e as máquinas não aceitarem todas as bandeiras também.

Ficou ainda mais alguma dúvida? Deixe nos comentários!

4 comentários para “Máquina de cartão que aceite todas as bandeiras! Existe?”

  1. Clementina dos Santos Rabelo

    Quero saber, se pode receber em qualquer banco ou somente eu tenho conta corrente?

    Sou uma vendera móvel qual seria a melhor opção de maquininha?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Em qualquer banco. Vale a pena ter uma máquina sim, desde que ela se encaixe no seu orçamento.

      Responder
  2. Leandro Ramos

    Estou na duvida de qual maquininha escolher para vender lanches…preciso de uma que aceita débito – crédito – vale alimentação e sodexo qual vocês me indicam? Obrigado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Leandro, damos as dicas que você precisa no nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/t/como-escolher-maquina-de-cartao-de-credito/

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)