Vai fazer um pagamento por boleto? Ao realizar esse tipo de pagamento, é importante saber os prazos para a compensação, para que você saiba quanto tempo esperar até que o dinheiro chegue até o destino. Seja em uma compra online, pagamento de fatura de cartão ou de um serviço público, os prazos são bem semelhantes para o débito do boleto.

Quanto tempo demora para compensar um boleto de contas?

Um boleto geralmente demora até 72 horas úteis para ser compensado, ou seja, 3 dias úteis. Se você faz um pagamento de boleto numa segunda feira, o pagamento pode só ser compensado na quinta feira. Outro exemplo é no pagamento feito no sábado. Nesse caso, seu pagamento pode, em algumas situações, só cair na quarta feira, já que o prazo de compensação é de 72 horas de dias úteis, e sábado e domingo não contam.

A compensação também dependerá do horário em que o pagamento foi feito. Se você pagar um boleto à noite, pode ser que ele só comece a contar a compensação no dia seguinte. Geralmente o prazo é até as 22:00 para pagar um boleto. Após esse prazo, o boleto poderá só cair no dia seguinte. Verifique no seu banco ou instituição financeira para os horários de pagamento de boletos.

Pagamento de boleto de compras demoram quanto tempo para cair?

Compras feitas por boleto como muitas lojas online oferecem podem demorar um pouco mais. Isso porque além de confirmar o pagamento do boleto, a empresa precisará separar sua encomenda cruzando os dados com as informações de seu pedido. Isso é bem diferente do pagamento usando o cartão de crédito, que tem liberação praticamente imediata do pagamento.

O prazo de compensação do pagamento é o mesmo do pagamento de contas, de até 72 horas úteis. A diferença é que a loja só começará a preparar seu pedido quando o pagamento for compensado. Esse prazo deverá ser somado então ao frete até você então receber a encomenda para a qual fez o pagamento por boleto.

Vale lembrar que o pagamento por boleto geralmente oferece descontos altos para quem escolhe essa opção.

Compensação de boleto

A compensação de boletos pagos pode demorar um pouco para acontecer, então tenha um pouco de paciência para o dinheiro ser compensado. (Foto: Veja)

Pagar boleto na lotérica demora mais? E em terminais de autoatendimento

O pagamento em lotéricas ou terminais de autoatendimento não demora mais para cair. O prazo continua sendo o mesmo porque o sistema é todo integrado. Quem recebe seu pagamento informará aquele que está tendo o boleto pago e fará então a transferência dos recursos no mesmo prazo normal dado acima.

Quanto tempo demora para compensar um boleto pago pela internet?

O prazo para compensação de um boleto pela internet é o mesmo prazo dado para os boletos pagos por outros meios. Não há diferenciação de prazos entre qualquer meio de pagamento. Seja pela internet, na boca do caixa, em uma lotérica, terminal de autoatendimento ou qualquer outro lugar, você pode fazer seu pagamento e ter a garantia de que em até 3 dias seu boleto será compensado.

O boleto pode cair antes? E se não cair, o que fazer?

O boleto pode acabar caindo antes do prazo, ou seja, a pessoa ou empresa pode receber os recursos antes do prazo de compensação de 3 dias úteis. Se o boleto não for compensado para quem deve receber o pagamento mas o valor foi já descontado de sua conta ou pago através de envelope ou boca do caixa (lotérica ou banco), é importante ter em mãos seu comprovante para enviar ao destino ou ir até onde você fez o pagamento para saber o que pode ter ocorrido.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas sobre compensação de boletos que iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)