Depósitos e pagamentos tem um prazo de compensação. Mas o que é isso? Como funciona? Muita calma, pois explicaremos o que são esses prazos e principalmente, como entender a terminologia dentro do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Compensação bancária: o que é?

O processo realizado pelos bancos e instituições financeiras de conferir valores e dados para liquidação ou transferência de recursos é denominado compensação bancária. Isso vale para qualquer tipo de transação dentro do Sistema Financeiro Brasileiro, regulado pelo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e pelo Banco Central do Brasil. Então, quando você ouvir sobre compensação de cheques, depósitos, pagamentos, transferências e outros, você está simplesmente se referindo a um procedimento corriqueiro no universo financeiro.

O que significa D+0, D+1, D+2…?

Dentro do SPB, uma terminologia padrão é usada por todas as instituições financeiras, facilitando assim para usuários do sistema financeiro entenderem o funcionamento das compensações. A terminologia D+n, onde n é substituído por um número (0, 1, 2, 3…) é usada para indicar o prazo para compensação de uma transação. O número “n” significa a quantidade de dias úteis necessária para que os recursos da transação estejam disponíveis. Estes prazos variam de acordo com o tipo de transação a ser realizada.

Qual o prazo de compensação de depósitos?

Depósito em Dinheiro na Boca do Caixa (atendente da agência): imediatamente (D+0)

Depósito em Dinheiro em Envelope: se depositado antes das 16 h – até o final do dia útil (D+0); se depositado depois das 16 h – até o final do dia útil seguinte (D+1)

Depósito em Cheque na Boca do Caixa (atendente da agência): dia do depósito + 72 horas úteis (D+3 ou D+4)

Depósito em Cheque em Envelope: se depositado antes das 16 h – Dia do Depósito + 72 horas úteis (D+3 ou D+4); se depositado depois das 16 h – dia útil seguinte + 72h úteis (D+4 ou D+5)

Qual o prazo de compensação de transferências?

Transferência entre contas na mesma instituição: imediatamente (D+0)

Transferências entre contas de bancos diferentes através de DOC: são compensadas em D+1.

Transferências entre contas de bancos diferentes através de TED: imediatamente (D+0)

Qual o prazo de compensação de um boleto bancário?

Boleto Bancário: 72 horas úteis (D+3)

Qual o prazo de compensação de um cartão de crédito?

Cartão de Crédito: imediatamente (D+0) ou até 24 horas (D+1)

Importância do prazo de compensação

Dentro do nosso sistema financeiro, entender o prazo de compensação de transações financeiras pode ser uma grande vantagem na hora de se planejar financeiramente. (Foto: negociodachina.blogspot.com)

Por que é importante saber os prazos de compensações bancárias?

Quando usamos a terminologia “compensação”, estamos falando tanto de débitos quanto créditos. É importante saber o prazo de compensação de um cartão de crédito, por exemplo, de D+1 porque você pode acabar calculando errado os gastos e terminar com uma fatura maior do que pode pagar. Ou pode ter contas a pagar no débito automático, não ter recursos suficientes em conta e achar que seu depósito em cheque feito no mesmo dia vai cair na conta no dia seguinte.

Um outro aspecto da compensação está diretamente ligado à investimentos. Vários investimentos não tem liquidação imediata. Isto significa que você pode ter de esperar alguns dias para poder sacar seu dinheiro. Por exemplo, existem investimentos que podem chegar a ter prazos de liquidação de até mais de 30 dias úteis (D+30). Essa é uma informação que o seu gerente, banco ou corretora de valores tem que fornecer. Afinal, para construir uma carteira de investimentos adequada e equilibrada, é preciso saber quando você pode ter certos recursos disponíveis em conta, seja para aproveitar grandes oportunidades (exemplos: lançamentos de ações, compra de debêntures…), ou para emergências financeiras.

Portanto, debruce um pouco mais sobre estes prazos de liquidação antes de sair investindo ou usando as transações de nosso sistema financeiro. Evite problemas futuros e seja alfabetizado financeiramente do jeito certo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)