Quando fazemos uma compra pela internet em alguns sites, a aprovação de alguns tipos de pagamento podem demorar um pouco mais tempo, deixando-nos um pouco ansiosos sobre prazos e principalmente, para recebermos nossos produtos com a maior rapidez possível. Essa ansiedade pode gerar uma insegurança sobre o pagamento e principalmente, se fomos ou não vítimas de um golpe online.

Em primeiro lugar, se você pesquisou bastante sobre a loja, sabe que ela é uma loja segura e fez todos os procedimentos corretos para o pagamento, você deve agora apenas aguardar. Pagamentos feitos pelo cartão de crédito são quase sempre aprovados no mesmo dia. Já pagamentos feitos por boleto bancário ou por transferência podem demorar até dois dias para sua comprovação. Sites maiores tem todos esses prazos reduzidos por terem equipes de vendas maiores. Já sites menos conhecidos podem ter prazos diferenciados.

Em compras feitas por sites de vendas entre usuários como o MercadoLivre, devem sempre utilizar um intermediador de pagamentos, sem exceções, criando uma barreira a mais de proteção ao comprador. Orientamos nossos leitores a isso sempre pois entre usuários de um site, ou seja, entre duas pessoas físicas, estabelecer uma reclamação comercial fica muito mais difícil, tornando mais fácil que você seja vítima de uma fraude ou roubo. Lembre-se também que o pagamento pode demorar a ser visto pelo usuário, dependendo da frequência com que ele checa o e-mail.

Prazos de compras pela internet

Os prazos da aprovação de pagamentos pela internet variam muito pouco, sendo 24 horas o tempo limite normal para a maioria dos websites. (Foto: integracaobrasil.blogspot.com)

Se seu cartão não tiver limite disponível, a loja provavelmente irá te enviar um e-mail comunicando sobre isso, fazendo necessário que você efetue uma nova compra utilizando uma forma de pagamento disponível e pela qual você também tenha um limite disponível. Para garantir que este problema não ocorra e sua compra atrase um pouco mais, verifique em seu internet banking o saldo disponível de seu cartão de crédito antes de confirmar a compra de um produto.

Em alguns raros casos, a compra pode ser aprovada com rapidez mas o produto ainda não estar em estoque, podendo atrasar um pouco o envio. Legalmente falando, todos os prazos devem estar claros no site da loja e no produto que você está comprando, respeitando o Código de Defesa do Consumidor.

Se algum atraso na aprovação do pagamento ocorrer e você não receber nenhum contato pelo responsável da venda, é necessário que você entre em contato o quanto antes. Tenha sempre várias formas de contato disponíveis em mãos para agilizar este processo e a consequente aprovação do pagamento.

Nesse fim de ano, tome muito cuidado com suas compras online, cheque bem os prazos dados e faça bom proveito de suas festas de fim de ano!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)