Com as novas tecnologias e principalmente, as facilidades oferecidas pelo internet banking, torna-se cada vez mais rara a necessidade de ir até o banco e enfrentar filas, gastando um tempo precioso de seu dia para algumas tarefas. Porém, algumas coisas ainda precisam de sua presença física ao banco, e uma delas é a realização de depósitos por envelope.

Em suas agências e terminais de auto-atendimento, os bancos disponibilizam envelopes para depósitos em cheque e depósitos em dinheiro. Tais envelopes são padronizados nacionalmente, evitando assim que erros sejam cometidos na hora do preenchimento.

O preenchimento em si também é bem simples, mas varia de banco para banco. Em alguns, é necessário apenas anotar o nome do depositante na frente o valor depositado. Outros já pedem dados mais completos, como nome de quem recebe o pagamento, conta, agência e telefone de contato. Independente da quantidade de dados pedidos, tenha certeza de preenchê-los corretamente e checar os dados mais de uma vez antes de selar o envelope com o dinheiro ou cheques. Não se preocupe quanto à segurança de seus dados, uma vez que eles serão mantidos com sigilo pelas instituições bancárias.

Além do preenchimento do envelope, é necessário o preenchimento dos dados de depósito na tela do terminal de auto-atendimento. Os dados solicitados e que você tem de ter em mãos são, na maior parte dos casos: depósito em cheque/dinheiro, agência, conta corrente/poupança, dígito da conta e valor a ser depositado. No caso de depósitos em cheque, o terminal pedirá também o valor em centavos correspondente do depósito. Após os dados digitados, aparecerá na tela o nome do titular da conta e a opção de corrigir ou não os dados digitados. Caso estejam corretos, é só inserir o envelope na posição correta na máquina, que está indicada no próprio envelope e em um adesivo informativo no terminal, e aguardar a impressão do comprovante.

Depositando cheques e cédulas

O depósito por envelope é simples e a forma mais comum para colocar dinheiro em sua conta. (Foto: jornaldelavras.com.br)

Outra coisa importante é quanto aos valores de depósito, que estão impressos nos envelopes. Cada um deles tem um limite próprio e valores de depósito acima destes limites devem utilizar de mais de um envelope. O limite para depósito em cheques, normalmente é de R$10.000,00 e em dinheiro, o limite normal é de R$3.000,00. É limitado também a quantidade de cheques e cédulas para cada envelope, sendo o máximo de 50 cheques por envelope e no máximo 50 cédulas. Moedas não podem ser depositas através de envelopes.

Esperamos assim ter esclarecido suas dúvidas quanto o depósito por envelopes.

28 comentários para “Como fazer depósito usando envelope?”

  1. Enzo Falabella

    Boa noite o código de barras que vem no envelope e para cima ou para baixo? Por exemplo no BB

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Verifique nas instruções dadas na tela durante o pedido de inserção do envelope no caixa eletrônico.

      Responder
  2. Enrico

    Não posso depositar moedas no envelope?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Enrico.

      Responder
  3. Mauricio

    Fui fazer um deposito na caixa econômica federal e pediu para inserir meu cartão e ficou como depositado em minha conta como funciona isso? Vai cair nos dados que preenchi? Pois não era para mim e sim para outra pessoa.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Vai cair na sua conta, Mauricio. Você deveria ter usado o envelope e colocado os dados da conta da pessoa.

      Responder
  4. Marcelo

    Posso fazer um deposito no terminal da caixa economica federal sem a utilização do cartão? Pois não tenho conta…
    Obrigado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Pode sim Marcelo.

      Responder
  5. Débora

    No envelope pede o nome do depositante, no caso tem que ser o nome da pessoa que está depositando ou do dono da conta? E na máquina pede CPF, ele tem que ser de quem está depositanto?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Débora, depositante é quem está depositando na conta, e o CPF é de quem está recebendo o depósito.

      Responder
  6. Caroline

    Oi…
    Posso fazer o deposito na boca do caixa depois do expediente do banco… Ou seja posso fazer um deposito cm o envelope amarelo a noite?
    Obrigada

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Caroline, o depósito feito após o horário de expediente em equipamentos de auto-atendimento somente será contabilizado no dia seguinte.

      Responder
  7. Talita

    Pra Fazer Um Deposito No Envelope Na caixa Mesmo Preciso Do Cartão? E Do CPF Da Pessoa Que Vou Deposita?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Talita,

      Não precisa do cartão, do CPF dependendo do tipo de depósito precisa.

      Responder
  8. Eduardo

    Eu acho que depositei meu envelope ao contrário. (Pedia o código de barras pra baixo e coloquei pra cima, ou vice-versa). Meu depósito não será registrado? O dinheiro cai na conta? Faz algum tempo que não vinha acompanhando meu saldo. Por isso não sei se entrou ou não.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Eduardo, se você colocou o envelope ao contrario depois que ele registra o código de barras e o comprovante foi emitido. Provavelmente o seu depósito deu certo sim.

      Responder
  9. Nathalia Nascimento da Silva

    Tenho um cheque do Itaú para depositar na minha conta da caixa. Como devo proceder? Devo depositar no caixa eletrônico da caixa ou do Itaú?
    Lembrando que os bancos estão de greve e não é possível fazer qualquer coisa lá dentro.
    Agradeço.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Nathalia, se você precisa do dinheiro na conta da CEF, deposite na CEF.

      Responder
  10. Edinei

    Oi preciso fazer um depósito no Bradesco mas não consigo retirar o envelope, como devo fazer? Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Edinei, solicite a um atendente DO BANCO que lhe auxilie para conseguir o envelope.

      Responder
  11. Rodrigo Cesário Justino

    Oi, boa tarde,
    Tenho um cheque que recebi de pagamento, ele é do Santander, mas eu preciso depositar na minha conta na Caixa Econômica. Como os bancos estão de greve, vou fazer um depósito usando um envelope do banco, mas tenho uma dúvida:
    No cheque tem o nome do meu patrão, o valor e a assinatura dele, nesse caso eu já posso depositar direto ou preciso escrever alguma coisa no verso, tipo meu nome e número da conta?
    Desde já agradeço
    Obrigado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Rodrigo, o ideal é utilizar os envelopes já fornecidos pela instituição financeira, que já vem com códigos de barras para identificar o depósito.

      Responder
  12. Diana

    Olá Boa tarde
    Realizei um deposito no caixa eletrônico do Banco Bradesco e esqueci de pôr os dados no envelope sendo que coloquei os dados no caixa eletrônico correto, o dinheiro cairá na conta mesmo assim ou tenho que ir no banco para avisar o ocorrido?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Diana, normalmente cai corretamente na conta digitada no sistema. Mas, se possível confira se o dinheiro caiu na conta do destinatário, se não, entre em contato como banco.

      Responder
  13. Mayra

    Tenho um cheque do Bradesco, para depositar em minha conta da caixa econômica Federal, Mas os bancos estão em greve. O valor irá cair normalmente em minha conta?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Mayra, se o sistema de depósitos por envelope estiverem funcionando normal, o valor vai cair sim.

      Responder
  14. Aline

    Preenchi corretamente o envelope com os dados pedidos, mais na tela apareceu o número da minha conta e confirmei o dinheiro vai para o número da conta que está no envelope ou para que eu confirmei na tela?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Aline, você depósito utilizando o cartão? Se sim, é normal apareceu seu nome na tela. Se não, é melhor confirmar com o destinatário se o dinheiro ficou disponível pra ele.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)