Consórcio é uma forma de financiamento em que você vai pagando as parcelas de um produto ou serviço, como se fosse um financiamento, e todo mês tem uma chance de ganhar em um sorteio o produto ou serviço para o qual está realizando os pagamentos. É possível fazer “lances”, que são pagamentos maiores no mês para poder aumentar suas chances no sorteio. A partir do momento que você é contemplado, seu consórcio passa a funcionar como um financiamento normal. A vantagem do consórcio, geralmente, é que ele é mais barato que um financiamento, geralmente cobrando menos juros. Agora, quais são os tipos de consórcios que existem?

Tipos de consórcios existentes: veículos

O consórcio de veículos é provavelmente o tipo de consórcio mais popular e mais utilizado. Podem ser comprados através de um consórcio carros de passeio, utilitários, motos, caminhões, tratores, ônibus, implementos agrícolas e rodoviários, semirreboques, etc. Existem também consórcios para a compra de barcos, embarcações, e até para aeronaves.

Tipos de consórcios que existem: Imóveis

Outro tipo de consórcio que vem ganhando espaço é o consórcio de imóveis. Nesse tipo de consórcio, podem ser comprados casas, apartamentos, salas, lojas, galpões, lotes, terrenos, casas de férias, ou até pagar pela reforma de um imóvel já existente

Tipos de consórcio

Os diferentes tipos de consórcio podem atender às suas necessidades de consumo mais diversas. Basta escolher e comprar aquele que melhor atenderá seus pedidos. (Foto: Consórcio Tradição)

Consórcio de móveis e eletrodomésticos

Com a popularização e facilidade de acesso a cartões de crédito, esse tipo de consórcio vem perdendo seu espaço, mas não significa que ele não exista mais. É possível comprar mobiliário residencial, comercial e industrial, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e até equipamentos médicos ou odontológicos. Pode exigir um pouco de pesquisa para encontrar esse tipo de consórcio.

Consórcios de serviços

O consórcio de serviços é a modalidade mais recente de consórcio. Nesse tipo de consórcio é possível financiar festas de casamento, festas de aniversário, viagens, cirurgias (plásticas, por exemplo), entre muitos outros serviços que podem ser muito caros para pagar de uma só vez.

Lance de consórcio e contemplação

Todo mês os participantes de um consórcio tem a chance de serem sorteados pelo produto ou serviço que estão pagando. Ao fazer um lance, ou seja, pagar um valor a mais em um mês, a pessoa aumenta suas chances de ganhar em um tipo de “leilão”. Com o tempo, as chances também vão aumentando, geralmente. Ao final do consórcio ou quando você for contemplado em um sorteio, você recebe uma carta de crédito para o produto ou serviço que estava pagando, passando a pagar o restante das parcelas como um financiamento normal.

O consórcio só vale mesmo a pena se você tem ou terá dinheiro para fazer um lance, pois as chances de ganhar no consórcio não são tão altas e a demora em ganhar faz um financiamento ser uma melhor opção.

Ficou alguma dúvida sobre consórcio? Deixe suas perguntas nos comentários e iremos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)