Com crédito apertado e altas taxas de juros para financiamento, a venda através de consórcios oornou-se uma opção vantajosa para a compra de bens no Brasil. Esse produto financeiro oferece tudo, desde uma casa até eletrodomésticos e agora, inclui também os serviços mais caros.

Consórcio de serviços: como funciona?

Muito comum nos anos 80 e 90, e revivido com mais intensidade agora, os consórcios reúnem um grupo de pessoas que pagam uma taxa mensal a um fundo que inclui um ou mais sorteios mensais para o crédito no valor do contrato, para que todos sejam atendidos. Ou seja, o interessado guarda o dinheiro para comprar sem financiamento através de uma carta de crédito. Os participantes podem dar lances mensais no sorteio para terem mais chances de ganhar ou podem aguardar terminar o pagamento do consórcio, receber a carta de crédito e optar por receber o dinheiro ou pagar pelo produto ou serviço para o qual o consórcio era destinado.

No consórcio de serviços, você vai pagar um valor mensal fixo, com juros, para o valor do serviço que você quer contratar. A partir do momento em que você for contemplado em um sorteio, o consórcio passa a se tornar um financiamento normal, geralmente com as mesmas taxas das parcelas do consórcio.

Vantagens do consórcio de serviços

Muitos serviços não podem ser facilmente financiados, ou os valores são muito altos para um empréstimo pessoal. O consórcio de serviços facilita o acesso para esses serviços cobrando parcelas acessíveis para que as pessoas tenham acesso facilitado a eles. Por exemplo, pode ser um consórcio para uma cirurgia plástica, que geralmente não tem linhas de crédito disponíveis. As taxas geralmente não são muito caras e podem ser melhores do que empréstimos pessoais.

Pagamento de serviços

O consórcio de serviços pode ser uma boa opção quando não é possível pagar por algo à vista ou parcelado. (Foto: PokitBlog PokitDok)

Desvantagens do consórcio de serviços

Você pode demorar para ser contemplado ou não ser contemplado antes do prazo, o que tornaria economizar o dinheiro em uma conta poupança muito mais atraente. A recomendação é sempre ter um dinheiro extra para fazer lances no consórcio, aumentando suas chances de ser contemplado. Afinal, o consórcio só vale a pena se você tiver direito antes de terminar de pagar todas as parcelas. Os juros também podem ser altos se você não pesquisar bem e encontrar as taxas mais atrativas.

Como faço para me juntar a um consórcio de serviços?

Escolha um administrador, faça planos, faça a adesão ao grupo com os melhores termos e valores, leia o contrato com cuidado e se importa bastante com as taxas. Quanto menores as taxas, melhor para você e mais barato vai ser o consórcio. Deixe preparados os documentos como identidade, comprovantes de renda e de residência.

Ficou alguma dúvida? Deixem suas perguntas nos comentários e iremos responder o quanto antes!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)