O consórcio Fiat foi fundado em 1977, tendo como nome Fiat Administradora de Consórcios Ltda. Ao contrário da maioria dos consórcios brasileiros, ele não é mais gerido pela montadora, pois foi adquirido em 2003 pelo Banco Itaú S/A.

São mais de 50 mil cotas ativas, 350 mil bens entregues e mais de 500 pontos de venda espalhadas pelo território brasileiro, oferecendo vantagens e comodidades para minimizar o custo final de seu Fiat, e deixá-lo tranquilo ao adquirir seu consórcio. Mas será que vale a pena o consórcio Fiat?

Como funciona o Consórcio Fiat?

Assim como outros consórcios, o interessado começa a participar de um grupo de pessoas que tem direito ao sorteio de um carro mensalmente. Os números do sorteio baseiam-se no resultado do 1.º prêmio da extração da Loteria Federal. Quando o número extraído corresponde a alguém que já contemplado ou a quem está inadimplente ou desistente/excluído, será habilitado a pessoa com número de cota em ordem crescente ao que foi premiado e, se este já foi contemplado ou é inadimplente ou desistente/excluído, será utilizado o mesmo critério em ordem decrescente e assim alternando-se sucessivamente a ordem superior e inferior até se localizar o consorciado habilitado para a contemplação.

Como ganhar o consórcio com um lance no Consórcio Fiat?

Assim como em outros consórcios, é possível ganhar no sorteio através de lances, que são pagamentos maiores do valor total do veículo. O vencedor será aquele com lance representativo do maior percentual do preço do bem, que somado ao saldo de caixa das parcelas já pagas, seja suficiente para a contemplação de crédito. Quando houver empate, o desempate será feito através do número da cota, na ordem crescente e imediatamente superior ao do resultado da extração da loteria federal correspondente para aquela Assembléia Geral Ordinária.

Consórcio Nacional Fiat

Por ter financiamentos muito similares ao consórcio, a Fiat realmente não oferece nenhum diferencial real aos seus clientes que querem virar consorciados. (Foto: intrometendo.com)

Onde fazer o Consórcio Fiat?

Você pode pesquisar a concessionária Fiat mais próxima de você pelo site e pesquisar sobre qual consórcio poderá atender melhor às suas necessidades. Em algumas cidades, há estandes espalhados em shoppings e centros de maior movimento para o Consórcio Fiat. É possível também fazer o Consórcio Nacional Fiat online ou pelo telefone 0800-7755599, de segunda à sexta, das 08:00 às 18:00 horas.

Vale a pena fazer o Consórcio Fiat?

Não. E não digo isso pela qualidade da empresa ou pelos valores cobrados por seu consórcio. Um consórcio é feito para quem não tem pressa em adquirir um bem. Porém, a maior parte dos veículos Fiat está dentro do perfil popular, e seus financiamentos tem condições melhores do que o consórcio, com o lado positivo de você ter o bem imediatamente. E apesar de não haver muitas reclamações sobre este consórcio, estabelecer uma relação com uma montadora intermediada por um terceiro, no caso o Banco Itaú, pode complicar seu relacionamento e a solução de problemas com o veículo. A vantagem é que podem ser oferecidos mais serviços do mercado financeiro, como seguros e outros. Porém, não compensa o intermédio por outros que não a própria montadora. O consórcio também se limita muito aos modelos mais populares da montadora.

Uma das únicas vantagens talvez seja na hora de adquirir um semi-novo, pois o consórcio possibilita a participação em consórcios de semi-novos.

Vale mais a pena economizar um pouco para dar uma boa entrada e obter o veículo que você quer dentro da lista de carros que a Fiat tem à venda no Brasil.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)