Existem hoje no mercado muitos programas que ajudam no gerenciamento das finanças pessoais. Mas tudo começou com o Microsoft Money, um programa de finanças pessoais que começou a ser produzido pela gigante do mundo da informação em 1991, tendo sua última versão, o Money Plus Sunset lançada em 2010, gratuitamente. Possuía uma excelente versão em português, fácil de usar e com boa integração com os bancos, mas que deixou de ser atualizada em 1999. A versão mais atual está disponível apenas em inglês.

Windows

Como a Microsoft meio que saiu do mercado, ela acabou abrindo espaço pro Mint, o melhor programa para controle financeiro atualmente. Fácil de usar, intuitivo, online, gratuito e integrado a smartphones e tablets, ele é o mais completo de todas opções. Possui uma integração muito boa com bancos e extratos, automatizando a  maior parte das entradas de dados. Porém, esta integração atualmente só funciona nos EUA e Canadá e não há previsão para o mercado brasileiro.

Nos sites de download de programas brasileiros, uma das ferramentas mais populares é o FinanceDesktop, um programa pra Windows e que tem uma vasta quantidade de funções gratuitas. Ele disponibiliza a checagem de atualizações da sua conta bancária, faz um plano orçamentário e de investimentos e disponibiliza acesso a um controle de fluxo de caixa pessoal. A segurança do software também é muito boa. Junte estes elementos e você tem um programa de excelentes qualidades.

Melhor gerenciador financeiro

O Microsoft Money ainda é tido por muitos, mesmo estando desatualizado, como o melhor gerenciador financeiro do mercado. Faça uma tentativa com o Microsoft Money Plus Sunset, a última versão do software, e veja se ele também é o melhor para você. (Foto: en.wikipedia.org)

Na mesma onda do Microsoft Money, temos o programa Ganância para controle de gastos. Este software mantém um registro de todos os tipos de gastos e receitas que foram movimentados em sua carteira de ativos, também sendo possível a visualização da situação de seus bens atuais. Ele também possibilita a visualização de pagamentos e recebimentos próximos, facilitando a vida de quem gerencia as contas a pagar da casa.

Também entre os mais baixados nos sites de download brasileiros, figura o programa Hábil. Ele está entre os mais simples e é recomendado para quem está começando no processo de reeducação financeira. Faça um teste com todos os três e veja com qual deles você se sente mais à vontade.

Android

Para quem tem um smartphone, as opções aumentam mais ainda para a gerência das finanças pessoais. Para celulares com sistemas operacionais Android, temos o Finanças Pessoas, que por sua portabilidade possibilita o registro imediato dos gastos durante o decorrer do dia. Ele ainda disponibiliza suas informações financeiras em gráficos que tornam mais fácil a visualização dos custos e investimentos.

Se o Finanças Pessoais não te agradar, tem também o Controle Financeiro. Sua interface é bem intuitiva e ele apresenta basicamente todos as informações registradas no banco de dados. É possível utilizar filtros para os gastos e separá-los por categorias, facilitando na hora de saber para onde está indo a maior parte do seu dinheiro.

Como bônus para Android, colocamos aqui o MoneyWise, que não tradução para a língua portuguesa, mas possibilita que você exporte seus dados para uma planilha Excel e isso é muito bom para quem está mais acostumado com o programa do pacote Office.

Opções de gerenciador financeiro para Android

Apesar de termos muitos programas em português de excelente qualidade, os aplicativos em inglês também são boas opções. A qualidade do MoneyWise o faz uma excelente programa para aqueles que não se adaptarem ao uso de outras opções. (Foto: play.google.com)

iOS

O iContas permite agendar a data de cada gasto previsto, os dias de pagamento e aceita diferentes fontes de renda. Também permite repetir valores de pagamentos realizados periodicamente. Assim, você pode cadastrar pagamentos recorrentes sem ter que ficar colocando a mesma informação todo mês.

O aplicativo balance possibilita a exportação dos dados para o computador, além de ter a opção do detalhamento de cada transação. Com estes elementos, você pode ter uma planilha sempre atualizada no computador e, mesmo que perca seu celular, terá seu banco de dados reserva em sua casa.

O FinanceMobile tem como seu maiores diferenciais a classificação de cada transação feita, o registro de gastos periódicos e a possibilidade de ter um limite fixado independente de sua renda mensal.

Nosso pensamento final sobre um aplicativo é que não adianta apenas falar sobre cada um deles. Você tem que baixá-los e testá-los para saber qual atenderá melhor suas necessidades. Aqui, só fazemos um apanhado geral sobre as melhores qualidades dos mesmos de acordo com o que o público fala e com nossos testes.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)