Controle de gastos: planilha ou app?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Planilha ou app para controle de vendas têm o mesmo propósito, mas só você pode decidir qual abordagem é a certa para você.

Então você decidiu controlar seu orçamento para melhorar seus hábitos de finanças pessoais. Excelente! Mas antes de começar, você precisa decidir como armazenará suas informações. Existem duas opções principais: um aplicativo de orçamento ou uma planilha de orçamento. Vejamos os prós e os contras de cada um.

App de controle de gastos

Os aplicativos de orçamento são projetados para ajudá-lo a usar smartphones ou tablets para controlar seu dinheiro. Alguns também possuem contas online.

Vantagens do app de controle de gastos

Os aplicativos de orçamento têm duas vantagens principais sobre as planilhas. Primeiro, eles são sistemas prontos, então tudo que você precisa fazer é conectar suas informações. Não há necessidade de configurar gráficos e relatórios, inserir fórmulas ou decidir quais categorias controlar; está tudo feito para você. Basta se inscrever e inserir suas informações.

O outro grande benefício é que muitos aplicativos de orçamento podem ser sincronizados com seu banco e outras contas financeiras, ou até seus cartões de crédito. Isso torna mais fácil controlar suas finanças em um só lugar, em vez de ficar oscilando entre uma conta bancária e uma planilha de orçamento.

Desvantagens do app de controle de gastos

Alguns aplicativos de orçamento custam dinheiro. Frequentemente, é uma taxa única, mas pode desanimar algumas pessoas. Existem também algumas opções gratuitas.

A outra desvantagem de orçamentar aplicativos é que você está limitado em quanto pode personalizá-los. Os aplicativos geralmente têm categorias integradas para controlar seus gastos e podem gerar apenas alguns relatórios.

Eles podem não fornecer todos os recursos de que você precisa. Mas se você comparar alguns aplicativos de orçamento antes de se inscrever, poderá encontrar um que pode acomodar a maioria, senão todas, as suas necessidades.

Mulher olhando para contas

Controle seus gastos e evite problemas que podem prejudicar suas finanças, seja por um app ou planilha. (Imagem: Pinterest)

Planilha de controle de gastos

As planilhas são ferramentas versáteis que você pode usar para rastrear todos os tipos de informações, incluindo seu orçamento pessoal.

Vantagens da planilha de controle de gastos

As planilhas oferecem personalização praticamente ilimitada. Se você deseja adicionar ou remover uma categoria de gastos que está monitorando, pode fazer isso facilmente. Você também pode usar os cálculos e gráficos de uma planilha para obter uma visão panorâmica de seus gastos com base em qualquer critério que desejar.

Além disso, as planilhas são gratuitas. E se você escolher um que ofereça armazenamento em nuvem e um aplicativo móvel (como o Planilhas Google), poderá acessar suas informações de qualquer dispositivo, assim como faria com um aplicativo de orçamento.

Desvantagens da planilha de controle de gastos

Para obter o máximo de uma planilha de orçamento, você precisa saber um pouco sobre as fórmulas das planilhas. Algumas coisas, como totalizar seus gastos mensais, são muito simples. Mas se você quiser fazer cálculos mais complexos, pode demorar um pouco para descobrir as fórmulas de que você precisa. Você pode simplificar o processo com um modelo de planilha de orçamento com fórmulas integradas.

As planilhas de orçamento também não têm a capacidade de extrair dados de suas contas bancárias, então você precisa verificar seus saldos e transferir os dados manualmente. Essas etapas extras podem ser um incômodo, mas o quanto depende de como você usa sua planilha de orçamento. Se você apenas acompanha os gastos, por exemplo, pode não importar que sua planilha não possa informar o saldo atual de sua conta bancária.

App ou planilha de controle de gastos?

A melhor ferramenta de orçamento é aquela que você realmente usará. Você pode experimentar alguns aplicativos e, se eles não fornecerem as informações de que você precisa, mude para uma planilha ou vice-versa.

Depois de encontrar um método que funcione para você, siga-o e use as informações fornecidas para ajudá-lo a reduzir gastos desnecessários e atingir suas metas financeiras de longo prazo.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário