Os cartões de crédito têm uma reputação de ser uma fonte de problemas financeiros e muitas pessoas financeiramente responsáveis ​​recomendam evitá-los. No entanto, é possível a utilização de cartões de crédito de forma responsável para controlar suas finanças e até ganhar dinheiro.

O primeiro passo está em pesquisar online sobre cartões de crédito. Procure cartões de crédito que oferecem recompensas, especificamente cartões que oferecem prêmios e programas de recompensa com descontos e mais vantagens para seus usuários. Nem sequer considere os cartões de crédito que cobram uma taxa anual. Você pode fazer uma busca por cartões de crédito e começar a compará-los ou você pode ir para os sites de alguns dos grandes bancos ver o que oferece que eles têm. Busque também as melhores taxas de juros e condições. Lembre-se de anotar todas as informações para negociar com todas as empresas por mais vantagens, mostrando o que os concorrentes estão dispostos a oferecer.

Dinheiro e cartão

Com organização financeira e disciplina, rapidamente você conseguirá fazer dinheiro com seu cartão de crédito. (Foto: www.studentloancpa.com)

Agora entramos em uma parte mais delicada do processo. É extremamente importante que você possa converter os pontos de relacionamento do cartão em milhas. É a melhor forma de obter vantagens com os programas de relacionamento, pois você pode usá-las e até vendê-las, apesar da venda não ser regulamentada pelas empresas aéreas. Faça seu cadastro em todos os principais programas de milhas, principalmente no Smiles, que tem o maior prazo de validade.

Você passará então a usar seu cartão para pagar por todas as suas compras. Mas apenas e somente se você tiver dinheiro para pagar por tais compras. Isso mesmo. O cartão de crédito é um tipo de empréstimo e como todo empréstimo, ele envolve juros. A maior diferença aqui acontecerá com os parcelamentos: você só irá parcelar uma compra se tiver o dinheiro todo para pagar pelo produto e também o total para pagar pelo menos, a primeira parcela. Iremos explicar o por quê disso mais abaixo.

Você pagará também suas faturas por completo, nunca parcelando ou pagando o mínimo. Também, pagará sua fatura no dia do vencimento. Compras “avulsas” e não essenciais só deverão ser feitas quando tiver o maior prazo possível até o próximo fechamento de fatura, girando em torno de 30 a 40 dias.

Vamos começar então nas formas de capitalizar seu cartão.

Quando você usa o cartão para pagar suas compras, você terá um registro de todas as compras que fez, podendo analisar com calma em sua fatura onde está indo a maior parte de seu dinheiro e aprender a poupar com isso, pois irá orientar suas finanças do próximo mês para evitar gastos abusivos. Você já começará a poupar mais dinheiro e também ganhará pontos de relacionamento por isso.

Opções de cartões

Você não precisa de tantos cartões para começar a lucrar com o uso de seu cartão. Um ou dois já são mais do que suficientes. (Foto: www.thefinancialblogger.com)

Como você terá 30 a 40 dias para pagar pelas compras “avulsas” e não essenciais, como aparelhos eletrônicos e outros, você poderá colocar o dinheiro que seria destinado ao pagamento a vista destes produtos em um investimento, separando apenas o valor da primeira parcela. Tenha certeza de que as parcelas não irão impactar muito em seu salário e aí, o dinheiro investido estará rendendo juros. Porém, você deve buscar juros mais altos que os da poupança para que a troca valha a pena.

Já em viagens, você pode usar seu cartão para comprar produtos que amigos e amigas gostariam de ter e vendê-los quando voltar. Isso funciona bem, principalmente em viagens internacionais. Porém, não se esqueça de respeitar os limites impostos pela alfândega para não ficar enrolado depois no pagamento de impostos. Tente pegar encomendas com seus amigos antes de ir, analisando por quais produtos você obterá maior retorno na “venda” e dando prioridade a eles.

No valor total, não esqueça de adicionar o IOF que será cobrado de seu cartão de crédito. E tente garantir o pagamento antecipado por parte de seus amigos ou tenha mais de um comprador esperando, pois se eles te derem o calote, de nada vai adiantar suas compras.

Estas são apenas algumas dicas para se ganhar dinheiro com seu cartão. Mas note que não é para qualquer um: estas dicas só funcionam para aqueles que já são disciplinados no uso do cartão de crédito e sempre pagam suas faturas por completo. Siga estas dicas à risca e boa sorte fazendo seu dinheiro!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)