Com certeza se você parou aqui neste artigo, há muitas dúvidas sobre o senso comum no assunto. Alguns amigos dizem que é melhor acumular. Outros, gastar o quanto antes. Como saber o melhor uso para seus pontos ou milhas do cartão?

Em primeiro lugar, já sabemos que pontos dos cartões de crédito são melhor utilizados quando trocados por milhas das companhias aéreas. Estas, por fim, oferecem aos seus clientes descontos progressivos de acordo com a quantidade de milhas acumuladas, incluindo também benefícios como entrar primeiro no avião ou áreas VIP nos aeroportos.

Algumas pessoas chegam a comparar o valor de cada ponto por milha aérea voada para saber o que compensa mais. Outros, só pensam na troca total dos pontos por passagens. Mas nem um nem o outro estão certos.

Programas de milhas

O programa TAM fidelidade sai na frente devido a participação da companhia aérea na StarAlliance, o que aumenta as possibilidades de acúmulo e gasto dos pontos. (Foto: passagem-promocao.com)

Isto porque temos de pensar em alguns comportamentos e diferentes perfis de consumidores. Se você é alguém que voa semanalmente ou com uma frequência muito grande, o acúmulo de pontos é muito mais benéfico do que ficar trocando os pontos por bilhetes de voo. Agora, se você é um usuário ocasional e utilizou os pontos do cartão de crédito para suas milhas, é melhor que troque estes pontos na primeira oportunidade que tiver, antes que perca a validade.

Os programas brasileiros

Ainda estamos anos luz de mercados aéreos mais desenvolvidos, como EUA e Europa. Lá, todas as companhias oferecem programas de milhas porque a concorrência é muito alta. Para um mesmo destino você tem 4 a 5 companhias fazendo o trajeto com preços e horários muito variados.

No Brasil, temos a GOL com seu programa SMILES e a TAM com seu prorama TAM fidelidade. A TAM sai na frente nessa disputa porque faz parte da Star Alliance, que é um grupo envolvendo 21 companhias aéreas de várias partes do mundo. Em qualquer voo ou compra de passagens nestas companhias os pontos podem ser acumulados ou trocados por passagens aéreas mais baratas. Já a GOL ainda engatinha uma parceria com a Air France-KLM. Mas seus serviços no Brasil tem a fama de valerem mais a pena na relação entre custo e benefício.

Pensamento final

Planeje bem o investimento de seus pontos para não ficar prejudicado. É melhor gastá-los do que perder por causa da validade. Administre-os bem e mantenha-se informado de seu saldo. Pense nos feriados e nas viagens que você pode fazer. Assim, você poderá aproveitar melhor sua relação com a companhia aérea e ter um maior proveito do dinheiro investido.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)