Contas no exterior estão associadas a pessoas ricas. Elas o fazem por vários motivos, que podem ser legais ou não. A curiosidade de saber estes motivos pode te ajudar a poupar dinheiro e até a se tornar um melhor investidor, seguindo a lei corretamente.

O primeiro e mais comum motivo é a busca por menores impostos. Paraísos fiscais são assim chamados porque seus bancos e instituições financeiras cobra pouco ou quase nenhum imposto sobre o dinheiro que lá está depositado. Além disso, eles também tem uma política de sigilo praticamente absoluto, que vamos falar depois.

Com menores impostos, o lucro aumenta, já que os custos operacionais de uma conta diminuem. Fica mais fácil assim maximizar os ganhos financeiros. Isso não é ilegal, desde que seja declarado em seus bens. São contas bem complexas que devem ser levadas em consideração para que o uso de uma conta no exterior seja realmente lucrativa.

Contas no exterior

Uma das melhores formas de fugir de impostos é colocando seu dinheiro fora do país. (Foto: www.cumbicao.com.br)

Outro motivo é a evasão fiscal, parecido até com o modelo acima, só que de forma ilegal. Devido à política de privacidade quase que total das contas bancárias dos paraísos fiscais, fica muito fácil esconder recursos financeiros lá e assim, escapar dos impostos brasileiros. De lá, uma pessoa poderá direcionar todos os seus investimentos para diferentes fontes e sem custos operacionais relacionados a impostos.

Caso a pessoa passe por um “pente fino” da receita, eles provavelmente irão questionar a pessoa sobre o destino dos recursos financeiros e aí, ela terá de comprovar aonde estão aqueles recursos e pagar os impostos correspondentes, além de multa e correndo o risco de ser preso.

Para investir na bolsa de valores de alguns países, fica mais fácil ter uma conta no país aonde você quer investir do que  comprar as ações por intermédio de instituições financeiras ou bancos. Ter uma conta no exterior te livra do valor cobrado pelos intermediadores e assim, possibilita maiores ganhos para quem optar por este processo.

Um outro motivo, também comum, é a busca de privacidade financeira. Existem pessoas que, tanto por motivos legais quanto ilegais, buscam formas de manter suas finanças privadas do mundo. pode ser por motivos de segurança, motivos de evasão fiscal, motivos criminais dentre muitos outros.

Algumas dessas pessoas ricas também tem residências fora do Brasil. Tendo contas no exterior fica também mais fácil gerir estas residências, os custos a elas relacionados e também o acesso a recursos financeiros durante a estadia no país de destino.

Sem dúvida alguma, a busca por menores impostos é o que mais atrai os ricos para fora do Brasil. Porém, vimos que este não é o único motivo e ele mesmo pode não ser legalizado. Entender melhor como isso e funciona e por que acontece te ensinará a funcionar dentro da legalidade e também melhorar seu desempenho no mercado financeiro.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)