Vai chegando final do ano, as economias parecem menores, os presentes parecem mais caros e ninguém sabe ao certo como fazer as compras. Aqueles que economizaram, não precisam se preocupar tanto. Contudo, como a maioria da pessoas, aqueles que deixam para a última hora terão sérios problemas na hora de gastar o dinheiro. Mas quem se dá melhor nesses gastos: homens ou mulheres?

As mulheres ganharam a fama de serem gastadoras. Homens mais jovens também gastam tanto quanto mulheres. Vamos colocar as diferenças no papel, antes de assumir que um é melhor do que o outro.

Estudos indicam que mulheres estão ficando solteiras por muito mais tempo do que antes. O que significa que estão utilizando seu poder de compra para muito mais do que incrementos para o estilo de vida. Ambos os sexos gastam dessa forma, sendo a diferença onde o dinheiro será investido. As mulheres estão tornando-se as maiores consumidoras de eletrônicos e outros produtos relacionados a entretenimento. Ainda são as maiores compradores de produtos de beleza e roupas. Homens, por outro lado, gastam mais em viagens e comida gourmet. A atual crise parece ter resultados na hora de poupar para os homens, enquanto as mulheres se preocupam menos com o futuro e investem mais no presente.

Qual dos gêneros investe melhor o dinheiro

Homens e mulheres tem hábitos diferentes na hora de gastar o dinheiro. Será que há também uma diferença em quem gasta melhor esses recursos? (Foto: madezee.com)

No meio disso tudo, estão as finanças pessoais e os débitos. As novas gerações são conhecidas por não saber poupar ou planejar o futuro. Nos Estados Unidos, 2 em cada 5 adultos tem débitos no cartão de crédito atualmente. Se você procurar por padrões nos gastos, pessoas mais jovens realmente não sabem poupar bem. Mulheres, entretanto, investem mais seus recursos para adquirir poder para seus estilos de vida. Isso é especialmente verdade para coisas como bens de entretenimento, que sempre foram vícios dos homens que tinham mais recursos para queimar.

Existe ainda o estereótipo de que homens são melhores na hora de poupar, enquanto mulheres nasceram para gastar. Nas famílias, dinheiro é a causa número um de estresse em relacionamentos, o que explica muita coisa sobre o quão bem homens e mulheres administram seu dinheiro. Existe também a opinião que mulheres ainda esperam que homens tomem conta de suas finanças. Mas será que isto está alinhado com a realidade atual?

74% das mulheres pagam suas contas no prazo certo, enquanto 90% dos homens fazem o mesmo. O pagamento completo das faturas de cartão de crédito é realidade para 60% dos homens, enquanto as mulheres só o fazem 36% das vezes. 53% dos homens pesquisados disseram que tinham um fundo de emergência para sobreviver durante alguns meses após a perda de um emprego, enquanto apenas 34% das mulheres fazem o mesmo.

Homens e mulheres gastam de formas diferentes. Mas existem exceções.

No mercado atual, as mulheres ganham cada vez mais conhecimentos sobre investimentos. Isso resulta em maiores cuidados com os gastos. Por outro lado, tanto homens quanto mulheres permanecem mais tempos solteiros, o que resulta em menos investimentos em um fundo futuro.

O excesso de confiança masculino na hora de gastar pode demonstrar um cuidado menor com o dinheiro. Já as mulheres, com mais cuidado, gastam com um pouco mais de segurança, dando talvez um destino melhor para o dinheiro.

No veredito final, não temos um ganhador claro desta batalha. As estatísticas ajudam a entender hábitos, mas nunca haverá uma visão geral clara sobre os fatos. Os gastos tem diferentes destinos. No final do dia, o que você tem de pensar é para onde está indo seu dinheiro e se você está sabendo poupar. Assim, você estará sendo um consumidor responsável e terá finanças saudáveis.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)