Metas financeiras a curto prazo: exemplos para você seguir!

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

Objetivo financeiro de curto prazo é algo que você pode completar e alcançar de forma relativamente rápida, por exemplo, entre 6 meses e um ano. Mas quais são os tipos que caem nesses objetivos financeiros? Conseguimos fazemos uma lista de exemplos para ajudar no seu planejamento.

Publicidade

Publicidade

Exemplos de metas a curto prazo: criar um orçamento

Criar um orçamento familiar é um dos objetivos financeiros mais úteis que você pode definir no curto prazo. Um orçamento pessoal eficaz é mais do que apenas uma lista de despesas. Um orçamento abrangente lhe dá a flexibilidade para aumentar a quantidade de poupança de longo prazo quanto de dívida você vai pagar quando tiver dinheiro extra. Um orçamento bem planejado estabelece suas contribuições mensais para a aposentadoria, faz um bom planejamento financeiro para suas férias, ajuda na hora de criar metas para pessoas e profissionais. Vale a pena começar por um orçamento financeiro nas suas metas de curto prazo.

Metas a curto prazo: cortar despesas

Se você não ter revisado suas despesas ultimamente, dedique um tempo para aprender onde você pode começar a poupar dinheiro. Muitas pessoas pode aumentar significativamente seu valor líquido através da economia em diversas categorias de gastos do cotidiano. Por exemplo, você pode trocar seu chuveiro elétrico por um chuveiro a gás, ou gastar menos tempo no chuveiro. Talvez parar de almoçar fora e passar a preparar o almoço em casa. Pesquisar antes de fazer compras também é uma boa forma de corte de despesas, e todas essas são excelentes metas de curto prazo.

Objetivos das metas financeiras de curto prazo

Metas de curto prazo são importantes para construir um futuro financeiro sólido. Se você pensar apenas no médio e longo prazo, pode ficar bem difícil realizar seus sonhos e objetivos financeiros. (Foto: www.advisoryhq.com)

Publicidade

Publicidade

Pague dívidas como uma meta financeira de curto prazo

Escolha um dos seus saldos de cartão de crédito e faça um plano para pagar a dívida em um ano ou menos. Isso é válido principalmente para quem tem mania de ficar pagando o mínimo do cartão. Esta é uma meta para quebrar esse hábito. Faça o mesmo com outras dívidas, como empréstimos, evitando juros sobre juros. Use estratégias de pagamentos de dívidas, como a estratégia bola de neve.

Guarde dinheiro no curto prazo

Ao mesmo tempo em que você está pagando dívidas, é bom guardar um pouco de dinheiro. Pode ser para qualquer coisa, incluindo equipamentos eletrônicos, férias ou o pagamento para um carro novo. Passe a guardar um pouco de dinheiro ao invés de sair gastando por aí com outras coisas.

Publicidade

Tenha um fundo de emergência

Publicidade

Uma recomendação dos especialistas financeiros que muitas vezes é ignorada é a de ter um fundo de emergência. Um fundo de emergência é uma poupança em dinheiro equivalente entre três a seis meses de suas despesas regulares. É um objetivo curto prazo poupar para um fundo de emergência. Assim que tiver o conhecimento que você tem dinheiro no banco, em caso de uma emergência ou despesa importante, fica mais fácil para começar a trabalhar em direção a seus outros objetivos financeiros de médio e longo prazo.

Objetivo de curto prazo para gerar renda

Se você já tem um emprego integral, então você já começa bem. Se não, um de seus objetivos financeiros primários de curto prazo deve ser o de buscar emprego. E mesmo quem tem um emprego de tempo integral pode continuar buscando formas de aumentar a renda.

Empregos freelance, voluntariado, trabalhos que te proporcionam oportunidades de contato com outras pessoas na sua área. Toda oportunidade pode resultar em maiores ganhos para você. Quem sabe, talvez abrir uma loja online?

Publicidade

Publicidade

Quebre objetivos de médio e longo prazo em objetivos de curto prazo

Às vezes, pode demorar chegar até um objetivo de médio ou longo prazo. Por isso, é importante quebrar esses objetivos em etapas menores. Quando seu objetivo, por exemplo, é fazer uma viagem internacional daqui a 5 anos, você pode quebrar a quantidade de dinheiro a ser poupada anualmente, mensalmente, em valores muito menores. Fica muito mais fácil organizar suas finanças dessa forma, e você vai ficar muito mais satisfeito com os resultados.

Como você estabelece metas de curto prazo? Quais são as metas financeiras de curto prazo que você estabeleceu para seu dia a dia?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário