Imprimir declaração do Imposto de Renda: como fazer?

Escrito na categoria "Imposto de renda" por André M. Coelho.

A declaração do Imposto de Renda é um importante documento que podemos usar para as mais diversas finalidades, principalmente para comprovação de renda quando não há outra maneira de fazer essa comprovação. É também usado para diversas outras finalidades, e ter essa declaração impressa pode te ajudar a manter também um controle sobre suas finanças. Mas como imprimir a declaração do seu imposto de renda?

Como imprimir a declaração de Imposto de Renda?

O recibo da entrega da declaração do imposto de renda, isto é, a parte da declaração que poderá ser impressa, só pode ser visualizado para impressão após a transmissão da declaração. Ele serve como prova de que a declaração do Imposto de Renda foi entregue com sucesso. Para seguir com a impressão, vamos mostra o passo a passo para fazer corretamente.

Passos para imprimir o imposto de renda

Usando o programa da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda, o Receitanet, após a transmissão da declaração o recibo é gravado no mesmo diretório da declaração que foi entregue para a Receita Federal. A partir daí, podemos recuperar o recibo ou a declaração do Imposto de Renda.

Para recuperar o recibo do Imposto de Renda ou a segunda via do IRPF?

Para imprimir o recibo do Imposto de Renda:

Passo 1: abrir o programa da Receita Federal

Lembre-se que você deve abrir o programa de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para o ano que deseja imprimir o recibo.

Passo 2: procurar o diretório do recibo

Ao fazer a declaração, seu recibo geralmente será gravado na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas”, que pode ser acessada pelo explorer, ou por outra pasta onde o contribuinte guardou o recibo.

Passo 3: imprimir

Basta agora selecionar no program Declaração -> Imprimir -> Recibo.

Imposto de renda

Imprima e guarde sua declaração do imposto de renda como documento pessoal. (Foto: Acritica.com)

É também possível imprimir o recibo através do site da Receita Federal, pelo portal e-CAC. Para acessar o site, você precisa de um código de acesso e certificado digital, mas eles podem ser solicitados no próprio site de maneira simples. Você pode também cadastrar um procurador para fazer esse trabalho para você, geralmente um contador com certificado digital. Após ter o certificado digital, siga os passos abaixo para imprimir o documento.

Passo 1: acessando o e-CAC

Acesse o e-CAC com suas informações de login e senha.

Passo 2: acesse sua declaração

No sistema, procure pela segunda via do Imposto de Renda no menu.

Passo 3: impressão

Pegue a segunda via do Imposto de Renda e imprima. Simples assim.

Se as opções acima não funcionaram para obter o recibo do Imposto de Renda, você pode ir até uma Unidade de Atendimento da Receita Federal próxima de sua residência para poder solicitar o número do recibo e fazer a impressão.

Para imprimir a segunda via do IRPF, basta seguir os passos acima. A única diferença é que no programa, a você deve procurar pelas seguintes opções: Declaração -> Imprimir -> Declaração.

Por que imprimir seu Imposto de Renda?

A impressão do recibo e da declaração do Imposto de Renda são importantes pois comprovam a entrega da declaração. Se você precisar, por exemplo, retificar declarações já entregues, precisará do número do recibo que está no recibo impresso. Para a declaração simplificada online, é possível efetuar a impressão do resultado da consulta, usando como comprovação de entrega.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário