Vale a pena o preço cobrado nos pacotes para o Carnaval?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Falta pouco tempo para o Carnaval chegar. A grande maioria dos brasileiros vai deixar para última hora os planejamentos de viagens, mesmo as mais longas, para curtir esse feriado tão legal. As chances são de que os pacotes hoje estão com preços que são quase o dobro do que eram há alguns meses atrás, além de passagens aéreas mais caras também. Vale a pena pagar esse preço por um pacote desses?

Leia também

O problema também que enfrentamos ao tomar a decisão pela compra de um pacote de carnaval é que diversão e experiência são termos muito subjetivos, que variam demais entre uma pessoa e outra. Podemos recorrer então ao bom senso: com um bom planejamento, qualquer pacote pode sair em conta, assim como também pode sair em conta um Carnaval planejado por você mesmo. O que cabe aqui é levar em consideração como você gosta de passar seu Carnaval, que tipo de viagem ou lugar mais te agrada, o que te deixará mais preparado para seguir o ano com energia e feliz com sua decisão, e não com dores de cabeça.

Vantagens e desvantagens de pacotes para o carnaval

Um pacote para o Carnaval pode custar muito dinheiro. Por isso, planejamento e muito pensamento devem ser investidos nessa decisão para você não ficar afogado em dívidas quando o Carnaval passar. (Foto: tvnewsradio.com)

E antes de se decidir pela compra ou não, por que não buscar informações sobre o lugar que você quer ir? Pergunte a pessoas que foram para o lugar como foi. Busque relatos na internet e veja se ele atenderá aos seus pré-requisitos de diversão. Procure informações sobre a agência de turismo de onde você quer comprar o pacote e compare preços. Negocie. Faça isso com muita antecedência. Convença mais amigos a irem com você e os pacotes irão sair mais barato pela quantidade que será comprada. Se você vai com família, tenha certeza de que no local haverá diversão para seus filhos.

Todo cuidado é pouco na hora de analisar os custos de um pacote de viagens, que levam em conta muito mais do que apenas valores financeiros. Temos que considerar elementos emocionais, elementos pessoais e seu planejamento para o próximo ano. Se você quer trocar de carro ou comprar uma casa, o débito da viagem pode não ser algo cabível em seu planejamento financeiro. Não seja desorganizado e muito menos faça gastos sem nenhuma responsabilidade. Ou uma semana de festas poderão custar anos de ressaca.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário