Google Wallet – Como funciona?

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

O Google Wallet é uma nova maneira de transformar o seu smartphone em um cartão de crédito. Mas como um dono de um smartphone vai realmente usar esta tecnologia?

Publicidade

Publicidade

Usando um chip NFC (sigla em inglês para Near Field communication), o Google Wallet é uma plataforma aberta (e um aplicativo Android) que permite que você use cartões de crédito, cupons, cartões de fidelidade de lojas etc., sem realmente ter que usar todos os cartões. Em vez disso, você vai simplesmente encostar o telefone em um receptor de pagamento para completar uma transação. Simples assim.

Supondo que você tenha um celular Android com um chip NFC e ter instalado o aplicativo Google Wallet, o próximo passo é a ativação de um cartão de crédito. As etapas para fazer isso são bastante simples. Basta digitar o número da conta, tipo de cartão, e algumas informações pessoais relevantes. O Google então verifica esta informação com a empresa de cartão de crédito. Depois que você ativar o cartão via e-mail, você pode usá-lo como quiser.

Publicidade

Publicidade

O Google também incluiu um cartão pré-pago em todos os Google Wallet. Você pode usar isso como um cartão de débito, colocando nele uma certa quantidade de dinheiro através de um cartão de crédito ou conta bancária. Este tipo de cartão é especialmente útil para aqueles que estão um pouco cansados dos riscos de segurança associados com o uso de um cartão de crédito.

Serviço de pagamentos

Acima, um exemplo de aparelho Android com NFC e um aparelho que recebe o pagamento pelo Google Wallet. (Foto: money.cnn.com)

Publicidade

Na hora de fazer transações, mais facilidades ainda. Você deve abrir o aplicativo Google Wallet, ter pelo menos um cartão de crédito ativado (que seja aceito na loja), e, em seguida, colocar o seu telefone não mais do que dois centímetros perto de um receptor. Com um “toque”, você vai pagar pelo item.

Publicidade

O Google faz questão de enfatizar a segurança do Google Wallet. Além de ser capaz de bloquear a sua carteira e desativar cartões facilmente, o Google está tomando medidas extra usando uma combinação de hardware e software.

O Google Wallet ainda está engatinhando no Brasil, com os aparelhos com NFC tendo chegado aqui há pouco tempo. Em breve, poderemos ver cada vez mais serviços e locais aceitando esta forma de pagamento, visto a segurança que pode prover ao usuário que não terá que andar mais com tantos cartões de crédito por aí. O Google também tem relacionado o uso do Wallet a várias promoções e até a cupons promocionais, o que pode ser bem interessantes para aqueles que querem ter cada vez mais benefícios em suas compras.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário