Pagamento por aproximação é seguro? Como usar?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

O termo pagamento sem contato ou por aproximação refere-se a um método seguro para os consumidores comprar produtos ou serviços usando um débito, crédito, smartcard ou outro dispositivo de pagamento usando a tecnologia de identificação de radiofrequência (RFID) e comunicação próxima (NFC). Este método de pagamento funciona tocando em um cartão de pagamento ou outro dispositivo perto de um terminal ponto de venda equipado com tecnologia de pagamento sem contato.

O pagamento sem contato também é referido como Tap-and-Go ou Toque por alguns bancos e varejistas.

Como fazer pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação permite que os consumidores paguem por bens e serviços usando seus cartões de débito ou crédito com tecnologia RFID – também conhecidos como cartões de chip – ou outros dispositivos de pagamento sem a necessidade de deslizar, insira um número de identificação pessoal (PIN) e / ou assine uma transação. Os comerciantes que aceitam pagamento sem contato têm terminais de ponto de venda com um símbolo especial que identificam a tecnologia, que é semelhante ao logotipo WiFi, mas virou para o seu lado.

Veja como funciona. Quando o sistema do comerciante solicita ao cliente a pagar, eles trazem o cartão entre perto do símbolo de pagamento sem contato no terminal. As informações são transmitidas eletronicamente usando informações do chip do cartão para o banco. Quando o sistema aceita a torneira, ele sinaliza o cliente com um bipe, luz verde ou marca de seleção. Depois que a aprovação é recebida, a transação é concluída.

Com o aumento da tecnologia sem fio e a popularidade dos dispositivos inteligentes, os consumidores também podem conectar seus cartões de crédito a um dispositivo – um smartphone, smartwatch ou rastreador de fitness – para pagar usando o sistema sem contato também. Isso é feito ao fazer o download de um aplicativo de pagamento, como o Apple Pay, permitindo que os consumidores armazenem informações com segurança e informações de crédito para fazer compras tocando um smartphone ou Apple Watch.

Na maioria dos casos, os tamanhos de transação em cartões são limitados para pagamento sem contato. O valor permitido para uma transação sem contato varia de acordo com o país e pelo banco. Alguns comerciantes e varejistas podem definir um limite baixo para o sistema de torneira, a fim de evitar ainda mais a fraude, enquanto outros ainda permitem que grandes transações passem. Quantidades altas de dinheiro podem exigir uma assinatura ou uma senha antes que possam ser aprovadas.

Pagamento sem contato

O pagamento sem contato é seguro e pode ser feito com cartão ou smartphone. (Imagem: Forbes)

Pagamento por aproximação é seguro?

Os fraudadores são capazes de roubar e clonar informações de tarjas magnéticas na parte traseira dos cartões de pagamento. Isso permite que eles clonem as informações e faça novas cartas, levando a fraude e roubo de identidade. O pagamento sem contato reduz o risco para o consumidor e o comerciante. Isso é porque eles são mais seguros do que usar listras magnéticas na parte de trás dos cartões de pagamento. As informações submetidas pelo terminal do comerciante através do pagamento sem contato, por outro lado, é criptografada, o que significa que é difícil interceptar e roubar.

Apesar desses recursos de segurança, os criminosos ainda são capazes de roubar cartões nas carteiras dos consumidores usando smartphones para ler. O intervalo em que um cartão pode ser lido é muito curto e, mesmo que o ladrão esteja perto o suficiente para pegar dados, eles não podem criar uma cópia do cartão. Isso não é verdade de cartões com listras magnéticas. Dito isto, os cartões de chip e senha ainda são os mais seguros, pois eles não podem ser duplicados e exigem dados não contidos em nenhum outro lugar no cartão.

Os consumidores agora são capazes de contestar transações fraudulentas e obter cartões de substituição. Há também mangas e carteiras de cartão de proteção que bloqueiam os leitores de obter os dados do seu cartão em primeiro lugar.

Como desativar pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação existe desde a década de 1990, com apenas um punhado de comerciantes e varejistas usando a tecnologia durante esse período. Desde então, se espalhou para incluir milhares de bancos, empresas de cartão de crédito, comerciantes e varejistas em todo o mundo. A vantagem é que agora é tudo mais simples.

Para desativar o pagamento por aproximação você precisa acessar o app do seu cartão, banco, ou carteira digital. Procure pela opção pagamento por aproximação ou NFC. Toque em desativar e pronto.

Exemplos de pagamento por aproximação

O pagamento sem contato está disponível através de bancos e outras instituições financeiras. Mas outras empresas também saltaram a bordo oferecendo suas próprias versões de pagamento sem contato. Por exemplo, o Google e o Android introduziram sistemas de pagamento compatíveis com seus dispositivos usando NFC em 2011, enquanto a Apple pulou a bordo com a Apple Pay – sua própria versão da carteira digital – em 2014.

Apple Pay

A maioria dos dispositivos da Apple já vem equipada com o Apple Wallet App. Ele permite que os usuários armazenem informações de cartão de crédito e débito em seu dispositivo – notavelmente um iPhone ou Apple Watch – para fazer compras nas lojas. O sistema também permite que as compras sejam feitas on-line e através de outros aplicativos. Os usuários também podem enviar dinheiro para amigos e familiares através do sistema de mensagens de texto usando o Apple Pay.

Google Pay

O Google permite que os usuários façam pagamentos na participação de varejistas de tijolo e argamassa e on-line por meio de um método seguro através do aplicativo do Google Pay. Em vez de usar um número de cartão de crédito, o Google compartilha um número criptografado ligado ao cartão de pagamento do usuário com o varejista. Assim como o Apple Pay, os usuários também podem enviar e receber dinheiro usando um endereço de e-mail ou número de telefone.

Samsung Pay

A Samsung também lançou uma carteira digital, permitindo que os usuários armazenem suas informações de cartão de pagamento no aplicativo para usar nos terminais mercantis. Os usuários do Samsung Pay também podem ganhar dinheiro e outras recompensas usando seus telefones para fazer compras. Os usuários simplesmente tiram uma foto do cartão ou de um código de barras e toque para check-out.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário