NFC é uma sigla em inglês para Near Field Communication (algo como “Comunicação de Campo Próximo”) é um conjunto de padrões de comunicação sem fio de curto alcance. Smartphones e outros dispositivos com NFC podem trocar informações uns com os outros com um simples toque ou onda.

NFC e RFID (identificação por radiofreqüência) são por vezes usados como sinônimos, mas NFC é realmente uma versão mais nova ou uma melhoria nos chips RFID. Ondas de RFID podem ter intervalos muito longos, enquanto o NFC limita o leque de comunicação para dentro de 4 polegadas. Isso faz o NFC perfeito para aplicações mais seguras, como pagar por coisas ou fazer o login seguramente em um local.

O NFC também permite uma comunicação bidirecional, em oposição à tecnologia RFID de leitura única. Assim, a transferência de fotos ou contatos entre dispositivos é um uso comum do NFC.

Seu uso está mais comumente associado com a idéia de uma carteira móvel , de que o seu smartphone irá substituir o seu dinheiro e seus cartões de crédito e você poderá pagar por suas compras e resgatar ofertas ou cupons. O Google Wallet, em parceria com a MasterCard PayPass, é um exemplo. Você pode armazenar todos os principais cartões de crédito e débito no Google Wallet e obter um cartão virtual que paga as suas compras na loja onde quer que haja um aparelho que leia o NFC.

O futuro dos pagamentos

Neste diagrama temos alguns dos vários usos para o NFC. Desde o pagamento de produtos a seu uso como chaveiro digital, o NFC é uma tecnologia que muito promete para o futuro dos pagamentos digitais. (Foto: libramation.com)

Além de pagamentos móveis, porém, há um mundo de usos para NFC, incluindo abrir porta de carros, obter bilhetes ou cartões de embarque, utilizá-los como chaves para portas e download de informações, quando anunciantes poderão usar chips NFC em materiais promocionais para obter mais informações do produto ou serviço.

O PagSeguro é um dos pioneiros do uso do NFC no Brasil, como PagSeguro NFC. Há duas versões do aplicativo: um para quem está pagando e outro para quem está recebendo o pagamento. Atualmente, estes aplicativos só estão disponíveis para os modelos Nokia C7, 701 e N9. Não há nenhum custo para compradores, mas para vendedores que desejem utilizar o sistema NFC devem entrar em contato com o PagSeguro pelo email comercial@pagseguro.com.br . Se você já tem um dos celulares acima e uma conta PagSeguro, só basta abaixar o aplicativo e habilitar o uso do NFC em sua Conta PagSeguro.

Ainda falta muito para o NFC decolar no Brasil. É necessário que instituições financeiras e empresários se sentem juntos para discutir um modelo unificado para o uso em âmbito nacional que facilite seu uso em estabelecimentos. Nos EUA, foram realizados vários testes em grandes cidades antes que o Google Wallet fosse aprovado para âmbito nacional. Enquanto isso, vislumbramos esta tecnologia e a utilizamos, quando podemos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)