O que são fundos de investimento abertos e fechados?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Fundos fechados e fundos abertos, em uma análise superficial, podem ser semelhantes. Ambos oferecem aos investidores uma maneira de baixo custo para juntar seu dinheiro para que eles possam investir em uma carteira diversificada de ações e/ou títulos gerenciada profissionalmente e atendendo a um objetivo específico. Mas um olhar mais atento revela algumas diferenças entre esses dois tipos de fundos, principalmente na forma como eles são estruturados e vendidos aos investidores.

Leia também

Os fundos mútuos abertos também tem um preço diferente dos fundos de investimento fechados, que operam em um mercado semelhante a um estoque. As ações de fundos abertos são compradas e vendidas diretamente a partir do fundo a um preço por ação que se baseia no valor dos títulos subjacentes do fundo. Em cada dia de negociação, normalmente no final do dia, o valor patrimonial líquido é calculado dividindo o valor de mercado dos ativos do fundo, menos as despesas, pelo número de ações detidas pelos investidores.

Fundos de investimentos na carteira de investimento

Fundos abertos e fundos fechados são diferentes formas de investimento que podem e devem fazer parte de sua carteira de investimentos. (Foto: Us oil prices)

Características de um fundo de investimento fechado

Uma vez que os fundos de investimento fechados são negociados entre os investidores em uma bolsa, eles tem um número fixo de ações. Como ações, fundos fechados são lançados através de uma oferta pública inicial para arrecadar dinheiro antes que eles possam ser negociados no mercado aberto. Embora o seu valor também se baseie no valor patrimonial líquido do fundo, o preço real do fundo é determinado pela oferta e procura, que pode ser negociado a preços superiores ou inferiores ao valor das suas participações. Os fundos fechados geralmente são gerenciados de forma ativa, ao contrário dos fundos negociados em bolsa, que acompanham um índice e, geralmente, não são negociados com desconto ou prêmio de acordo com seu valor patrimonial líquido.

https://youtu.be/taMo0uaV5sQ

Fundos abertos ou fundos fechados para seus investimentos?

Ambos os tipos de fundos já existem há bom tempo. Os fundos fechados são os mais antigos. Mas hoje em dia, os fundos abertos são de longe os mais populares entre os investidores individuais, que muitas vezes tem exposição a eles através de um fundo para previdência ou planos de aposentadoria patrocinados por empresas. Um fundo aberto permite que os investidores participem nos mercados e tenham uma grande flexibilidade sobre como e quando eles podem comprar ações. Os fundos fechados podem ser mais voláteis. Os investidores geralmente precisam comprá-los ou vendê-los através de um corretor e estão vinculados ao preço de mercado.

Em uma estratégia de diversificação de investimentos, os fundos abertos podem ter uma maior liquidez, reduzindo esse tipo de risco para seus investimentos. Os fundos fechados podem ter uma liquidez menor, mas podem ter prazos fechados para seu funcionamento, o que pode ser bom para uma estratégia de investimentos que considera os prazos para realizar os lucros, ajudando a realizar certos objetivos financeiros.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário