Se, como muitos proprietários de pequenas empresas, você quer cortar custos, há maneiras criativas de fazer isso. Há também formas criativas de cortar custos na sua casa, aumentando suas economias consideravelmente. Mas como fazer isso?

Certas economias podem parecer pequenas. Mas o importante a lembrar é que cada centavo a mais no seu bolso vai contar para um dinheiro extra que pode entrar na poupança ou outros investimentos mais importantes para você, sua família, e sua empresa.

Vamos então às dicas criativas para reduzir custos nas empresas e em casa.

Nas dicas de redução de custos nas empresas e em casa, a virtualização é rainha

Graças à Internet, videoconferências, internet banking, aplicativos de chat em tempo real e outras tecnologias, é fácil executar um negócio praticamente de qualquer lugar, assim como também é fácil usar essa virtualização para pagar contas, obter descontos online, e usar serviços pela internet que são muito mais baratos que os serviços “físicos”. Exemplos incluem os aplicativos de chat substituindo o telefone e os serviços de streaming de vídeo e música. Você pode até terceirizar algumas atividades na empresa, ou você pode ter uma equipe de trabalho a tempo inteiro trabalhando de suas próprias casas. A internet é quase ilimitada de ideias para economias, basta pesquisar um pouco e você vai ter diversas maneiras de poupar (Uber, Netflix, YouTube, Skype, WhatsApp, Spotify…)

Como cortar custos

O corte de custos é uma estratégia eficiente para empresas e famílias, garantindo mais dinheiro no bolso para outras finalidades. (Foto: Business2Community)

Uma ideia criativa de como reduzir custos fixos na empresa e em casa é através da renegociação do aluguel

As taxas de vacância em muitas cidades estão em alta. Isso significa muitas salas comerciais, casas, e apartamentos não estão sendo alugadas. Como resultado, muitos proprietários estão felizes em negociar acordos com os inquilinos existentes porque os concorrentes estão fazendo preços cada vez mais agressivos. Para obter o melhor negócio, aprenda a negociar agressivamente seus contratos de aluguel. Porém, também discuta outras concessões, tais como reformas que você pode fazer no imóvel, um contrato de duração mais longa, etc. Outra possibilidade é combinar a negociação com a virtualização e procurar reduzir o tamanho do seu escritório. É também uma possibilidade para famílias menores, que tem filhos que já se formaram e trabalham fora..

Uma das ideias inovadoras para reduzir custos é sublocar espaços vazios

Isso pode significar subarrendar de outra empresa com espaço extra. Se o negócio estiver em uma crise de fluxo de caixa e procurando uma fonte rápida de dinheiro extra, você provavelmente poderá negociar um desconto de pelo menos 25% ou unir forças com outros negócios e entrar em um escritório compartilhado. Você também pode considerar sublocar seu próprio espaço, se o seu proprietário permitir. Para empresas, essas sublocações tem sido chamadas de cowork. Em casa, significa alugar quartos e espaços para outras pessoas, gerando uma renda extra para economias cada vez maiores.

Reduza os custos de sua empresa ou em casa preocupando-se com a localização

Alguns municípios oferecem incentivos fiscais para as empresas que se deslocam para esses lugares. Se essa mudança não é possível para você, talvez uma mudança de bairro possa gerar economias para sua empresa. Se a maioria dos seus funcionários tem de pegar 2 ônibus para chegar ao trabalho, se você mudar a empresa para uma área mais central pode reduzir isso para apenas um ônibus, gerando economias no transporte. Na sua casa, a economia segue o mesmo raciocínio: se sua família realiza a maior parte das atividades no bairro X e vocês moram no bairro Y, mesmo se o aluguel do primeiro bairro for mais caro pode compensar os custos com gasolina e transporte. Tudo deve ser colocado no papel para avaliar os menores custos, e escolher onde é melhor a localização para custos reduzidos.

Faça campanhas de reciclagem e reutilização em casa e na empresa

Pode parecer bobeira ou mantra de “gurus”, mas campanhas de reciclagem e reutilização são bem eficientes se forem bem executadas. Por exemplo, você pode forçar os funcionários a usarem menos papéis na empresa e começarem a utilizar mais emails e trocas de mensagens por correio eletrônico. Pode também incentivar o uso de transporte compartilhado entre os funcionários, trocando então o vale transporte de até 5 funcionários pelo vale gasolina de apenas um, o que pode acabar saindo mais barato. Em casa, essa campanha significa usar mais iluminação natural e menos iluminação artificial, reutilizar a água, reduzir outros gastos, e muito mais.

Como vocês cortam custos de formas criativas? Quais formas funcionam de maneira eficiente para vocês?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)