Financiamento imobiliário, como escolher o banco?

Escrito na categoria "Empréstimos e financiamentos" por André M. Coelho.

Com empréstimos e financiamentos mais baratos, pode ser o momento para compradores e investidores para comprar imóveis. Os preços dos imóveis também tem tido uma boa correção nos últimos anos, com imóveis para as mais diversas faixas de preço.

Publicidade

Publicidade

Aqueles que estão contemplando uma compra de propriedade com a ajuda de um empréstimo habitacional, devem selecionar cuidadosamente o credor, para garantir que você tenha um bom negócio durante todo o pagamento.

Então, vamos mostrar como escolher a melhor opção de de banco ou instituição financeira para seu financiamento imobiliário.

Taxa de juros e outras cobranças no financiamento imobiliário

O primeiro instinto dos mutuários, é escolher o banco que oferece a menor taxa de juros, pois até mesmo uma ligeira mudança de jurosreflete proeminentemente no pagamento mensal. Comparando as taxas para encontrar o melhor credor, no entanto, a observação de seu empréstimo residencial apenas de um ponto de vista parcial.

Os bancos tendem a cobrar várias outras taxas em empréstimos e outros valores. Por isso, é mais importante comparar a taxa CET (Custo Efetivo Total) para encontrar a menor taxa. Vá para uma combinação de CET baixa com outros benefícios que pareçam ser mais econômicos.

Tenha um melhor financiamento imobiliário com melhor score de crédito

Enquanto a pontuação de crédito sempre é um determinante fundamental de quanto empréstimo eles são elegíveis, sua pontuação de crédito também garante a taxa de juros que o Banco cobrará de você. Bancos e instituições financeiras hoje cobram com base no perfil de risco do mutuário. E taxas de juros mais baixas só podem ser obtidas com uma pontuação de crédito boa.

Publicidade

Publicidade

Se você tem uma boa pontuação de crédito, selecione um banco que oferece menores juros de acordo com sua pontuação de crédito.

Financiamento de imóvel

Escolha o banco certo para financiar seu imóvel e obter o máximo pelo seu dinheiro. (Imagem: DFCC Bank)

Seu banco é rápido na transmissão da taxa de juros do financiamento imobiliário?

Esta tem sido uma grande queixa de mutuários. Mesmo que os bancos sejam rápidos em aumentar as taxas de juros de financiamentos imobiliários, assim que houver qualquer movimento ascendente na taxa de reposição (a taxa na qual o Banco Central empresta crédito a eles), eles se recusam a mostrar a mesma urgência quando se trata de transmitir os benefícios dos cortes das taxas.

Ao selecionar seu credor, descubra quão rápido eles têm passado as taxas no passado, em alinhar suas taxas de juros com as taxas do BC. Esta seria uma maneira de garantir que você será capaz de colher os benefícios das mudanças políticas em todo o seu pagamento de financiamento.

Seu credor é confiável?

Publicidade

Semelhante com escolher um construtor confiável enquanto compra sua casa, você também tem que escolher um credor com uma boa reputação de mercado. Quando um construtor vacila, o comprador invariavelmente sofre. O mesmo poderia ser dito sobre seu credor. Se o seu banco cair por causa de quaisquer irregularidades, o caso provavelmente teria um impacto em você também.

Publicidade

Também é importante ter uma compreensão sobre a posição financeira do credor. Esses números estão tipicamente disponíveis no domínio público.

Busque instituições que tem um bom histórico, e você estará garantindo também menores taxas de juros.

Que tipo de serviço pós-venda o banco oferece?

Os compradores também devem avaliar e julgar um banco ou instituição financeira, com base em seus serviços pós-venda, considerando que a aprovação do seu pedido de financiamento residencial é apenas o início de um relacionamento de longo prazo com o banco.

Por exemplo, quais seguros o banco oferece? O quão fácil é para realizar adiantamentos de pagamentos? Como é para renegociar sua dívida?

Leia os termos do contrato de financiamento imobiliário cuidadosamente

A maioria dos bancos nos dias de hoje prometem aprovar seu pedido de financiamento em casa rapidamente. Na maioria dos casos, você pode se inscrever online, junto com todos os documentos e o credor vai partir para a avaliação do imóvel e outros procedimentos necessários. E embora essa agilidade e o envolvimento de diversos profissionais na análise do empréstimo seja desejável, é importante tomar cuidado e fazer o dever de casa para estudar todos os pontos do contrato. Assim, é possível evitar problemas e garantir que seu financiamento não dará dores de cabeça.

Publicidade

Publicidade

Como negociar a taxa de juros de financiamento habitacional?

Você ficaria surpreso ao saber os benefícios que você poderia obter do banco, negociando pelo seu financiamento para habitação, especialmente quando as instituições financeiras estão concorrendo tanto entre si. Você poderia convencer os bancos a oferecer-lhe algum tipo de desconto ou benefícios para seu financiamento. Você pode usar uma boa pontuação de crédito para conseguir algum desconto.

Adotando os processos acima, você poderá encontrar os melhores bancos e instituições financeiras para suas necessidades, e economizar muito dinheiro com juros. E claro, se você tiver alguma dúvida na escolha, deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário