Feirão de negociação: como aproveitar? Quando acontece?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Quando você está lutando com dívidas em atraso, pode se perguntar se a feirão de negociação é a maneira certa de cuidar disso. Pode ser uma opção viável, dependendo da abordagem que você adota: confiar em um feirão de negociação ou liquidar a dívida por conta própria.

Continue lendo para aprender sobre os detalhes de um feirão de negociação.

Para o mutuário, um Feirão de negociação, pode fornecer alívio financeiro e colocá-los no caminho para reconstruir seu crédito. Para o credor, um feirão de negociação, permite que eles recebam pelo menos parte do dinheiro que eles devem, em vez de nenhum dinheiro.

Normalmente, o feirão de negociação envolve dinheiro que você deve aos emissores de cartão de crédito, em vez de outros tipos de dívida. Mas você também pode resolver outras dívidas não garantidas, como dívidas de empréstimos, financiamentos, contas de serviços públicos, entre outras opções.

Como funciona a liquidação da dívida em um feirão de negociação?

A liquidação da dívida tratada em um feirão de negociação difere de adotar uma abordagem de procurar e negociar você mesmo suas dívidas. Em um feirão, você terá oportunidade de negociar uma ou mais de suas dívidas, consolidando seus débitos e limpando seu nome.

Os feirões de negociação de dívida podem ser realizados por bancos, instituições financeiras, ou podem ser realizados por empresas de risco de crédito, ajudando seus associados a recolherem os pagamentos dos devedores.

Para conseguir negociar os valores devidos, você precisa levar seus documentos, comprovantes de renda, e planejar muito bem seu cronograma de pagamentos e finanças. Fazendo assim, os seus cobradores poderão negociar com você diversa oportunidades para a quitação de dívidas.

Vamos te orientar, no entanto, sobre os melhores caminhos para seguir em uma liquidação de dívida de sucesso.

Oportunidade de feirão de negociação

Em um feirão de negociação, fica mais negociar descontos em dívidas, além de condições melhores para o pagamento. (Imagem: InCharge)

Como negociar suas dívidas em um feirão de negociação?

Muitas vezes, leva de dois a quatro anos para concluir o processo de liquidação da dívida. Durante esse período, você pode acumular juros e taxas cobradas pelo credor, além das taxas cobradas pela empresa de liquidação de dívidas.

A liquidação da dívida pode ser boa ou ruim, dependendo da sua situação. A dura verdade é que o credor pode rejeitar a oferta em um feirão de negociação. Portanto, você pode precisar enviar uma contra-oferta. Você também pode ser forçado a entrar em contato com o credor original para verificar se você pode elaborar um plano de pagamento.

Para a negociação, você tem de ter em mãos a renda familiar, bem como quanto você pode pagar mensalmente para quitar sua dívida.

Tenha consciência que nem sempre você conseguirá sair do feirão com uma dívida renegociada. Será necessário paciência e muita estratégia.

Feirão de negociação e sua pontuação de crédito

Como os credores são motivados a liquidar uma dívida somente quando acham que é a única maneira de receber o pagamento, suas contas já podem estar vencidas ou ficarão vencidas ao fazer pagamentos em um feirão de negociação. Uma liquidação da dívida fará com que sua pontuação de crédito caia – talvez em mais de 100 pontos – e os danos podem durar um tempo, te atrapalhando a conseguir produtos e serviços do mercado financeiro.

Alternativas ao feirão de negociação de dívidas

Se você se achar sobre dívidas, terá várias opções ao invés de ter de esperar por um feirão de negociação para poder negociá-las.

Consolidação de dívidas

Você poderá mudar sua dívida através de uma consolidação de débitos em um empréstimo só. Pode ser difícil ser aprovado, mas negociando com diferentes instituições financeiras o processo fica mais fácil de ser aprovado.

Aconselhamento de crédito

Visitar um conselheiro de uma agência de aconselhamento de crédito sem fins lucrativos pode ajudá-lo a voltar aos seus pés financeiros. Entre outras coisas, um conselheiro de crédito pode ajudá-lo a criar um orçamento, fazer recomendações sobre a consolidação da dívida, aconselhá-lo sobre o fechamento de pelo menos algumas de suas contas de cartão de crédito ou outros recursos para se recuperar das dívidas.

Próximas etapas se você quiser seguir em frente com o feirão de negociação

Se você deseja prosseguir com o feirão de negociação, considere o impacto que isso terá em seu crédito. Por exemplo, quão baixa sua pontuação de crédito pode ir e quanto tempo a dívida permanecerá no seu relatório de crédito? E quando vai ocorrer o próximo feirão para você poder negociar sua dívida?

Pense nisso, pois os feirões podem estar ainda distantes, e sua dívida por aumentar bem antes de quitar suas dívidas.

Como você negocia suas dívidas? Quais dicas dariam para quem quer quitar as dívidas em um feirão de negociação?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário