O que fazer para melhorar seu autoconhecimento?
O autoconhecimento está na raiz do caráter forte, dando-nos a capacidade de liderar com um senso de propósito, autenticidade, abertura e confiança. Isso explica nossos sucessos e nossas falhas. E com uma melhor compreensão de quem somos, a autoconsciência nos permitirá compreender melhor o que mais precisamos de outras pessoas para complementar nossas próprias deficiências de liderança.
Leia também
- Trabalhando em casa pela internet: o que é golpe e o que é realidade?
- Como crescer na vida financeira?
O que estou tentando alcançar?
O que estou fazendo está funcionando?
O que estou fazendo está me retardando?
O que posso fazer para mudar?
Mas a forma mais frequente de meditação que você pratica pode derivar de realizar tarefas aparentemente mundanas que inspiram um certo grau de serenidade, incluindo lavar pratos, trabalhar no jardim e passar o dia passeando.
Anote os seus principais planos e prioridades. Uma das melhores maneiras de aumentar a autoconsciência é escrever o que você quer fazer e acompanhar o seu progresso. Você deve ser capaz articular cuidadosamente as razões pelas quais ele está fazendo um investimento de tempo, atenção, ou dinheiro a todos os momentos. Suas anotações servirão como um registro histórico que te ajudará a avaliar se os resultados futuros podem ou não ser atribuídos a um bom julgamento ou simplesmente a sorte.
Faça testes psicométricos para o autoconhecimento
Testes psicométricos visam servir de ponto de partida para uma maior autoconsciência. Um ponto de design comum com todos os testes é que não há respostas certas ou erradas. Em vez disso, eles são projetados para obrigar os entrevistados a considerar um conjunto de características que melhor os descrevem em relação a outras pessoas. Há várias versões desses testes online, ou você pode fazer os testes com um psicólogo para obter resultados melhores e ser bem orientado. Seu sucesso é melhor descrito por análises ou instintos? Você é mais impulsionado pela paixão ou pela ação? Refletindo sobre essas questões pode te ajudar a entender melhor seus próprios aspectos de personalidade.
Para o autoconhecimento, faça perguntas aos seus amigos
Nenhum de nós está completamente consciente de como somo para os outros. Temos de contar com o feedback dos nossos colegas, amigos e mentores. Para que seus amigos desempenhem o papel de espelho honesto, informe-os quando você está procurando perspectivas sinceras, críticas e objetivas. Faça com que seu amigo ou colega se sinta seguro para lhe dar uma visão informal, mas direta e honesta.
Outra estratégia é pedir aos amigos que chamem sua atenção quando você está fazendo um comportamento que você queira mudar. Por exemplo, se você acha que precisa falar mais baixo, peça seu amigo para te avisar discretamente quando isso acontecer para que você evite problemas.
Feedback regular no trabalho ajuda no seu autoconhecimento
Além de buscar o feedback de amigos e familiares, use os processos e mecanismos formais em seu local de trabalho para isso. Se nenhum tipo de processo de feedback existe, veja se você pode implementar mais estratégias de feedback formal no ambiente. Desde que seja bem feito, o feedback construtivo e formalizado nos permite ver melhor as nossas forças e fraquezas.
As chaves do feedback formal efetivo são ter um processo e ter um gerente efetivo para ele. Este último exige pessoas de RH muito boas nesses processos, ou a presença de facilitadores externos e consultores. Facilitadores externos tendem a observar todas as forças surpreendentes e quaisquer fraquezas ou pontos cegos com mais facilidade.
No final, todos queremos autoconsciência. Sem isso, você nunca vai crescer na sua carreira. É somente com a autoconsciência que se pode aproximar um estado de autoconfiança que vai trazer coisas positivas para seu dia a dia. Construir a autoconsciência é um esforço ao longo da vida. Você nunca está realmente “pronto”, mas nossas práticas o ajudarão a avançar mais rápido ao longo do caminho.
Como você faz para trabalhar seu autoconhecimento? Que dicas daria para quem quer se conhecer melhor?
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como gastar menos? 10 dicas para por em ação agora!
Ganhe dinheiro nos fins de semana sem perder seu descanso!
Seja um músico profissional sem sair de casa!
O que fazer com seu dinheiro logo após se aposentar?
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.