5 hábitos mentais que deixam os ricos mais ricos

Em Educação financeira por André M. Coelho

Por que os ricos ficam cada vez mais ricos? Na maioria das vezes, não é por causa da sorte. Não é por causa da família em que nasceram. Não é porque eles ganharam na loteria. Pessoas ricas simplesmente fazem as coisas de forma diferente

Pesquisando livros de especialistas, todos foram unânimes em dizer que alguns hábitos e comportamentos são comuns nas pessoas ricas e que esses hábitos tem um impacto direto sobre a renda desses indivíduos. Mas quais são esses hábitos de destaque?

Leia também

Como os ricos se comportam: investindo em si mesmos

As pessoas ricas não olham para o dinheiro gasto no crescimento pessoal como uma despesa, mas como um investimento. Enquanto muitos indivíduos conservam cada centavo igualmente, os ricos entendem que estrategicamente investir em si produzirá um retorno muito maior do que qualquer investimento em ações, investimentos imobiliários ou empreendimentos. Quer se trate de comprar um livro, contratar um coach, ingressar em um MBA ou um curso superior, os ricos veem isso como um investimento. E você, como enxerga isso?

Como pensar como uma pessoa rica

Pessoas ricas tem hábitos que as diferenciam da maioria porque tais hábitos as colocam em uma vantagem competitiva em relação ao resto das pessoas. (Foto: The Globe and Mail)

Hábitos dos ricos: eles seguem aqueles que os inspiram

O corpo humano está constantemente se adaptando para manter um funcionamento confortável, desde o controle da temperatura corporal até o controle do metabolismo. Estes processos automáticos são encontrados em vários aspectos da vida. Da biologia humana à temperatura da terra ao controle de velocidade de um carro e do ar condicionado na casa, o equilíbrio governa quase todos os aspectos de nossa existência. E, como os ricos descobriram, este equilíbrio natural também pode ser uma forma poderosa de construir riqueza.

Em outras palavras, se você quer ser rico, fique ao redor de pessoas ricas. Se houver quatro pessoas quebradas financeiramente em um quarto, você será a quinta.

Pessoas ricas descobriram que podem crescer sua riqueza simplesmente associando-se com aqueles que são ainda mais ricos. Os seres humanos pegam os hábitos e estratégias daqueles em seu entorno imediato, e os ricos aprenderam a usar este equilíbrio natural para sua vantagem para inspirá-los e torná-los cada vez melhores.

O que os ricos fazem no dia a dia: rituais matinais

Enquanto a maioria do mundo está batendo no botão de soneca todas as manhãs, os ricos já estão começando a aumentar seu patrimônio líquido. A maioria dos multimilionários tem uma rotina dedicada, um ritual, que eles fazem todas as manhãs.

Este ritual de manhã pode incluir exercício, mantras, revisões de objetivo, café da manhã ou qualquer outra coisa ajuda a iniciar seus dias com um novo gás. Eles começam forte, realizando mais antes do meio dia do que mais pessoas realizam em uma semana.

Para aqueles que lutam para começar todas as manhãs com o pé direito, a instituição de uma rotina matinal pode aumentar sua renda e produtividade, te ajudar a perder peso, realizar seus sonhos financeiros e aprofundar o seu relacionamento com sua família. Tudo isso com um simples ritual matinal.

Ricos revisam seus objetivos constantemente

Os ricos têm objetivos claramente definidos e continuamente fazem uma revisão para acompanhar o seu progresso, fazendo mudanças e desenvolvendo estratégias para atingir esses objetivos. Este processo de feedback imediato permite que os ricos façam mudanças rápidas em seus planos de manter o rumo em um mundo dinâmico.

Enquanto a maioria da população dá pouco ou nenhum pensamento sobre seus futuros, os ricos são lembrados diariamente para onde eles estão indo. Os ricos têm seu roteiro espalhado para que eles possam navegar o caminho mais rápido e mais fácil para os seus destinos.

Estes cinco hábitos criam um circuito de feedback positivo que continuará a tornar os ricos mais ricos, e não há sinal de que isso vai cessar. A boa notícia é que essas cinco ações são todas possíveis de colocar em prática hoje.

O que você está esperando?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário