Trabalhar no mundo da música é divertido e desafiador. Muitos, porém, não conseguem se profissionalizar e crescer na carreira, deixando seu talento para pequenos círculos. Este artigo explica como superar a concorrência, trabalhar com artistas talentosos e ter sucesso no mundo do entretenimento sem sair de casa. Bem, você vai ter que sair de casa em algum momento, mas você vai entender o espírito deste artigo para o trabalho que você deseja.

Escolha um mercado e conheça ele bem

Para a maioria de nós, o nosso mercado-alvo é a cidade ou região em que vivemos. Não há nada que diz que você não pode ter o seu mercado em outro lugar, mas você vai precisar de investir tempo e dinheiro para gastar seu tempo lá. Conhecer o seu mercado significa conhecer os seus espaços e seu talento local. Mergulhe na cena musical do lugar e entenda como as pessoas bem sucedidas chegaram naquele espaço, mas compreendendo que você terá de fazer um caminho diferente deles para conquistar o mercado.

Isso se torna realidade também para quem for fazer vídeos para o YouTube, quiser vender músicas no iTunes ou trabalhar fazendo trilha sonora de produções na internet. Tudo é possível, desde que você conheça quem pode comprar seus serviços.

Comece a frequentar e assistir às performances de outros músicos

Produtores bem sucedidos não são apenas os fabricantes de entretenimento, são ávidos consumidores. Atender a muitas performances irá ajudá-lo a separar o verdadeiro talento dos “guerreiros de fim de semana”, e irá mostrar-lhe as bandas e artistas sempre atraem grandes multidões locais. Você vai começar a perceber os atributos desses artistas com potencial real, o que irá ajudá-lo quando você começar.

Entenda que o sucesso na internet também depende de uma compreensão do mundo real. Isto é, se um show é muito bom na vida real, há elementos dele que podem ser reproduzidos no mundo virtual para tentar almejar o mesmo sucesso.

Porém, como estamos falando de mídias e públicos diferentes, a criatividade é um fator crucial no sucesso. E criatividade pode ser melhorada com pesquisas, estudos, prática e muito ensaio e erro.

Fale com bandas e gestores local em cada evento você assistir

Com artistas, descubra a quantidade mínima de dinheiro que eles aceitam para fazer um show. Com casas noturnas, descubra quão reservados eles são e quais as suas políticas para reserva de um dia de show. Uma vez que você se aproximou de uma banda ou gerente e eles parecem abertos a trabalhar com você, adicione-os à sua agenda, seja para você começar abrindo/fechando shows de bandas locais ou apenas interagindo com aqueles que podem te ajudar a crescer profissionalmente.

No âmbito da internet e da sua casa, entre em fóruns e pesquise bastante sobre como outros músicos profissionais ficaram famosos sem sair de casa. Tente conversar com donos dos canais de YouTube com muitas visualizações ou músicos que venderam muitas músicas no iTunes. É necessário, de sua parte, a curiosidade e cara de pau, por assim dizer, de fazer um network com pessoas que podem te ajudar a crescer nesse mercado. Você vai se surpreender como outros músicos de internet podem te ajudar a crescer profissionalmente.

Dedicação profissional para a música

O talento diferencia o músico mediano do músico profissional. Mas talento é algo que pode ser adquirido e trabalhado com a prática e esforços pessoais. (Foto: performingartsschools.com)

Comece a aprender sobre os estúdios de gravação em sua área

Uma simples ligação para um estúdio provavelmente te dará a oportunidade de assistir a uma sessão de gravação. Isso irá ajudá-lo a aprender sobre o processo de gravação. Se um produtor profissional está na sessão, veja como ele/ela interage com o talento e o engenheiro para ajudar a alcançar o resultado desejado. Ser um produtor geralmente envolve mediação entre o talento e os técnicos. Bons produtores obtém resultados e deixam todo mundo confortável para que eles possam fazer o seu melhor.

Aproveite os momentos para também pesquisar sobre os equipamentos ali usados. Você poderá descobrir as melhores marcas, modelos menores, modelos portáteis e versões mais baratas para que você possa começar a gravar em casa alguma produção para obter um feedback sobre o que você conseguiu fazer e a partir daí, buscar lapidar seu talento.

Você é o seu maior capital

Por ser seu maior capital, você deve investir em você mesmo para conseguir dar o seu melhor durante sua produção de conteúdo. Por isso, tome aulas de música profissionais, treine e pratique todos os dias, aprenda mais de um instrumento musical. Você deve ser aberto a críticas assim como para elogios de amigos que te ouçam tocando. Pergunte por opiniões sinceras. Leia nas entrelinhas, já que muitas pessoas ficam com vergonha de falar toda a verdade. Analise as reações de cada um e a partir daí, trace um plano de ação para melhorar suas habilidades.

Seja criativo e diferente

Só porque você pode fazer cover de músicas não significa que você está talhado para a indústria. Como em qualquer setor de serviços, particularmente um altamente competitivo como este, você deve oferecer uma razão por que um cliente deve contratar você ao invés de outro. Isso significa dizer ao seu público alvo porque eles devem pagar pela sua música e não pela de outro artista ou porque eles devem assistir o seu vídeo no YouTube e não o de outra pessoa ou grupo. Você tem que dar um motivo para eles preferirem seu trabalho e investirem o tempo deles em você e não em outras fontes de entretenimento na rede.

Considerações finais

Muitos músicos começaram com produções próprias e depois acabaram se especializando com vídeo aulas, covers melhorados de certas músicas entre outras coisas. Esteja completamente familiarizado com os honorários/compensação/comissões que outros concorrentes cobram de clientes. Quando você menos esperar, pode surgir um convite para um pequeno show ou fazer um jingle ou trilha sonora para um comercial, que são coisas que pagam muito bem.

Você pode se tornar mais atraente para contratar barateando os preços e pode ser capaz de se conectar com locais e artistas mais recentes como resultado (uma vez que tais potenciais clientes são geralmente muito custo- consciente). É um mercado que dificilmente irá saturar mas que dependerá constantemente de seus esforços e dedicação para que você capitalize seu trabalho.

Você e músico profissional? Trabalha na internet? Como você faz seu trabalho? Como mantém e gere seus recursos? Compartilhe conosco sua experiência profissional e pessoal!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)