Extrato bancário: Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa e outros bancos!

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Muitas pessoas, por pura falta de informação, ainda continuam enfrentando filas de bancos e caixas eletrônicos apenas para pegar um simples extrato. Algumas vezes, inclusive, esse extrato pode ser pago, principalmente se a pessoa costuma imprimi-lo com certa frequência para checar a movimentação bancária.

Publicidade

Publicidade

O que elas não sabem é que todas as instituições financeiras e bancos brasileiros tem, gratuitamente, o acesso online ao extrato bancário. Porém, devem ser tomados alguns cuidados para que esse acesso tenha o máximo de segurança possível e você não acabe caindo em algum golpe ou tenha sua senha do internet banking interceptada por pessoas com más intenções.

Por que tomar cuidado com a segurança no acesso ao internet banking?

Além de extratos, saldos e muitos outros serviços “inocentes”, o internet banking dá acesso a vários outros serviços como empréstimos, transferências, financiamentos, investimentos. Agora imagine se alguém consegue acessar sua conta e mexer em todos estes recursos? Se a pessoa souber o que está fazendo e tiver acesso a todas as suas senhas e recursos de segurança, você vai acabar tendo algum tipo de prejuízo. Isso é com certeza absoluta.

Se corro tanto risco, por que então eu acessaria meu banco pela internet?

Corre o risco quem não se prepara corretamente e quem não se informa. Por exemplo, ainda existem pessoas que acreditam que o bancos enviam extratos por e-mail, o que é simplesmente uma grande mentira. Nenhum banco ou instituição financeira entra em contato com seus clientes diretamente por e-mail. Pessoas com más intenções clonam os sites dos bancos, que ficam parecendo as versões reais, e pedem várias informações pessoais. E aí entram as precauções e cuidados com a rede. Mas você pode acessar o seu banco pela internet tomando as devidas precauções e passando a usufruir do conforto do internet banking.

Como acessar o banco pela internet com segurança?

Sempre acesse o site do banco principal, nunca por links. Pesquise no Google qual o endereço principal de seu banco ou instituição financeira. Preferencialmente, pergunte para seu gerente. Neste artigo, iremos colocar o principal site dos maiores bancos brasileiros.

Publicidade

Publicidade

Outra coisa é nunca fornecer as informações online de sua conta, como senha, cartões com senhas, informações de login, registros, dados pessoais. Isso vale em qualquer situação de comunicação online, mesmo com pessoas que você confia muito. Até mesmo familiares: suas informações bancárias são SÓ SUAS!

Verifique sempre no canto do navegador, ao lado da barra de endereços, se o site tem um cadeado ao lado. Este cadeado significa que é um site seguro, verificado e onde todos os seus dados estarão criptografados.

Geralmente, os bancos tem um módulo de proteção adicional que deve ser instalado para maior segurança. É importante dizer que esse módulo de proteção pode ter alguns conflitos com outros programas em seu computador e computadores mais antigos podem ficar bem lentos com estes programas. Porém, são estes módulos que garantem a segurança completa de seu computador.

Para complementar, não preciso nem dizer da importância que há em ter sempre seu anti-vírus atualizado, fazer limpezas rotineiras no computador com o anti-vírus e ter cuidado para não entrar em qualquer site, não é?

Internet para extratos
Publicidade

O extrato de papel vem morrendo cada dia mais. Por isso, é hora de aprender a usar mais a rede para tirar seu extrato mais completo e atualizado. (Foto: blog.guiabolso.com.br)

Publicidade

Como acessar meu internet banking?

Tomadas as precauções de segurança, caso você ainda não tenha acesso ao internet banking de seu banco ou instituição financeira, você vai precisar ir até seu gerente para o cadastro de uma senha e um login para a sua conta. Caso você tenha esquecido sua senha e/ou login, uma rápida ligação para a Central de Atendimento de seu banco vai te ajudar a mudar estes dados. Ainda, a solução mais rápida é com seu gerente, por telefone ou pessoalmente.

Após conseguir sua senha, você precisará de seu número de agência, o número da sua conta bancária e a senha para acessar o internet banking. Simples, rápido e fácil.

E lógico, você vai precisar do site OFICIAL dos principais bancos brasileiros. Qualquer endereço diferente dos que damos abaixo você pode desconfiar:

Publicidade

Publicidade

Como acessar meu extrato no internet banking?

Na página principal dos internet banking brasileiros existe o link para saldos e extratos. Você pode escolher os períodos para os quais deseja o extrato, assim como quais tipos de extrato você deseja obter, se apenas transações de débito, crédito, transferências, financiamentos, empréstimos, entre outros.

Considerações finais

Seu gerente deve fornecer todos os dados para o acesso direto à sua conta online. Tome muito cuidado com suas informações, guarde elas com cuidado ou esse conforto do internet banking pode acabar se tornando um grande pesadelo. Esperamos assim ter ajudado nossos leitores a cuidar melhor de suas finanças e com muito mais comodidade e conforto.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário