Várias instituições financeiras e bancos oferecem o extrato consolidado. Este extrato é uma ótima fonte de informações para quem quer conhecer um pouco mais sobre movimentações financeiras e transações dentro de um tipo de conta ou serviço que é oferecido ao consumidor.

O que é extrato consolidado?

Um extrato normal consiste em um conjunto de informações de um dado serviços. Por exemplo, um extrato bancário incluirá informações sobre as transações financeiras que foram executadas em sua conta corrente ou poupança, tais como empréstimos, pagamentos de contas, saques, depósitos, rendimentos, entre outros. Só que esse extrato consolidado nem sempre carrega todas as informações que você precisa, podendo estar incompleto. Aí é que aparece o extrato consolidado.

Suponha que você pegue um extrato consolidado Itaú. Nesse extrato consolidado, estarão organizadas as seguintes informações, de forma organizada e clara para um mais fácil entendimento:

  • Movimentação da conta corrente
  • Pagamentos efetuados por débito automático
  • Relação de cheques compensados por ordem numérica
  • Detalhamento das compras com cartão de débito
  • Comprovantes de pagamentos efetuados no Internet Banking e pela Central de Atendimento
  • Linhas de crédito contratada, cheque especial e empréstimos
  • Investimentos em poupança, depósito a prazo, fundos, ações e previdência
  • Detalhamento do pacote de serviços
  • Dicas econômicas personalizadas de acordo com o seu perfil

O extrato consolidado pode ser solicitado pela internet e pode até ser recebido pelos correios. Porém, você deve lembrar que o banco pode cobrar uma tarifa por este extrato consolidado, já que ele tem mais informações do que um extrato comum.

Definição de extrato bancário consolidado

O extrato consolidado nada mais é do que um extrato completo com todas as movimentações realizadas por uma pessoa em uma dada conta corrente, poupança ou de débitos e créditos fiscais, como INSS, FGTS e REFIS. (Foto: cenariotocantins.com.br)

Existem outros tipos de extrato consolidado?

Sim. Por exemplo, você pode obter um extrato consolidado do FGTS, contendo todas as informações sobre movimentações na sua conta do FGTS. Diferente de um extrato consolidado de um banco ou instituição financeira, o extrato consolidado do FGTS não tem custo algum, e pode ser consultado online sem custo algum.

Você pode obter um extrato consolidado INSS pela Caixa Econômica Federal também, assim como o extrato consolidado do FGTS. Porém, não confunda nenhum desses dois com o extrato consolidado Caixa Econômica Federal. Apesar de todos esses extratos serem solicitados na Caixa, este último pode ser cobrado, pois só pode ser pedido por clientes com conta na Caixa e conterá informações sobre as transações de sua conta corrente ou poupança Caixa.

É possível também, sem custo extra, retirar o extrato consolidado REFIS online. Para quem não conhece, o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) é um regime opcional de consolidação e parcelamento dos débitos fiscais proposto às empresas, com dívidas com a Receita Federal e o INSS. Com o extrato consolidado em mãos, fica mais fácil para as empresas programarem os pagamentos, juros e custos gerais dos parcelamentos feitos pelo REFIS.

Quem possui um veículo, pode também acessar o site do DETRAN de seu estado e consultar o extrato consolidado do IPVA, contendo todas as informações de pagamentos, parcelamentos, juros, multas, entre outras informações relevantes sobre o pagamento desse imposto, mesmo que esteja vencido ou atrasado.

Como retirar um extrato bancário consolidado?

Nem sempre você vai precisar do detalhamento de todas as informações de sua conta bancária. É possível, principalmente pelo internet banking, ter acesso a um extrato resumido com praticamente todas as informações bancárias que você precisa para um planejamento financeiro detalhado e completo. Pelo mesmo internet banking você pode também retirar o extrato bancário consolidado, lembrando que poderá ser cobrada uma tarifa por isso. O extrato pode também ser pedido via Central de Atendimento e caixas eletrônicos.

Considerações Finais

O extrato consolidado tem a vantagem de poder abranger um período maior que 6 meses. Por isso, se você precisa de detalhes acima desse prazo, sua única opção será arcar com a taxa do consolidado. Porém, é possível que você evite essa taxa, desde que acompanhe suas movimentações financeiras com frequência e usando apenas os extratos aos quais você tem direito gratuitamente, principalmente pelo internet banking. Por exemplo, se você precisa de um extrato consolidado Bradesco sem pagar taxas, basta salvar o extrato do internet banking ou caixa eletrônico e manter o controle por uma planilha de orçamento, transferindo as informações do extrato para conferência constante e acompanhamento das suas finanças.

Como você controla seus extratos? Já teve que tirar um extrato consolidado? Por que?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)