Estamos já acostumados a falar no nosso blog sobre as necessidades de controlar as finanças, principalmente quando falando dos custos para comprar e manter um carro. Lógico que quando falamos de uma das paixões dos brasileiros, que são os carros, é difícil tomar uma decisão racional, e convencer alguém que uma marca X ou um modelo Y de carro são melhores.

Achamos, porém, que podemos falar um pouco sobre essas economias, usando como exemplo uma excelente marca e um carro que está mudando o mercado: o Hyundai Tucson.

OBS.: leia o artigo até o final, que você vai entender a Tucson como nosso exemplo de economia.

Hyundai Tucson: SUV a preço acessível

O Hyundai Tucson é uma SUV com mais tecnologia do que sedãs intermediários completos de várias marcas, ou mesmo as versões mais básicas de alguns sedãs topo de linha. Ele tem um consumo não muito alto, e custos baratos. Mas o que tudo isso significa?

SUVs ou, na tradução da sigla, Veículos Utilitários Esportivos, são carros grandes e pesados, que geralmente consomem muito combustível. A vantagem vem na forma de espaço interno, conforto, e tecnologia embarcada. Em uma SUV tradicional, isso significa altos custos nas peças, manutenção, e no preço do próprio veículo.

Na Hyundai Tucson, a sul coreana conseguiu fazer um excelente equilíbrio na entrega de um bom pacote básico, por um preço acessível, e ofertas para o Tucson sempre melhoram ainda mais o custo/benefício desse veículo. Tudo isso com custos reduzidos, em todos os aspectos.

Baixo custo da Hyundai Tucson

Além de ser uma SUV muito atraente, a Hyundai Tucson é recheada com tecnologias para agradar a gregos e troianos! (Foto: www.guideautoweb.com)

Hyundai Tucson: consumo

De acordo com o tipo de transmissão (manual sendo mais econômico) e potência do motor (o motor 2.7 da Tucson sendo o mais econômico), a Hyundai Tucson tem uma média de consumo de combustível:

  • Na cidade: 7,5 km/l a 9 km/l
  • Na estrada: 9 km/l a 12 km/l

Pode parecer até um carro beberrão, mas considerando o peso do veículo, a Tucson se sai muito melhor que muito carro popular por aí. Isso sem contar que dá pra converter a Tucson para GNV e ter espaço de sobra no porta malas, economizando ainda mais combustível.

Para quem tem família grande, ou precisa carregar muitas coisas em pequenas viagens (ex.: representantes comerciais, supervisores de vendas em mais de uma cidade, etc), a Hyundai Tucson é uma aposta econômica e com o brinde de muito espaço e conforto interno.

Hyundai Tucson: custos

Quando vamos comparar custos, é exatamente onde a Hyundai brilha. Mais de um carro da marca está no top 10 carros com a manutenção mais barata. Essa comparação é feita levando em consideração a durabilidade das peças, o preço de um kit básico de peças, e o preço do serviço de manutenção. E os custos de manutenção da Tucson?

Não dá pra esperar um custo de manutenção no mesmo preço que um carro popular, é claro. Só que a Tucson consegue ter custos de manutenção semelhantes aos custos dos sedãs intermediários das concorrentes. Isso significa que você pode ter mais luxo, tecnologia, conforto, e espaço, por um custo menor. Contando também que a mecânica da Hyundai é muito confiável, e os carros dificilmente dão defeito, você tem quase um mini tanque de guerra.

Vale lembrar que são 5 anos de garantia para o carro. 5 anos.

O que eu quero x O que eu preciso x O que eu posso ter

Ok, nós estamos puxando muito a sardinha pro lado da Hyundai. Nós temos consciência disso. Mas tem um motivo bem claro para isso: ilustrar para os nossos leitores que a escolha de três perguntas básicas.

O que eu quero? Lógico, você pode querer ter o carro mais luxuoso e potente. Só que sabemos que não é essa a realidade. Precisamos ser realistas sobre os nossos desejos, e conseguir adequá-los aos nossos sonhos.

O que eu preciso? Você precisa de um carro. Uma casa. Roupas novas. Videogame. Computador. Smartphone. Tablet. Televisão. Você tem que fazer uma lista do que realmente precisa, para não sair comprando tudo que você ver pela frente.

O que eu posso ter? Ok, você tem dinheiro para comprar um carro luxuoso porque recebeu uma herança de um tio falecido. Mas e os custos de manutenção do carro? E os impostos? Você tem que ser capaz de manter o que compra.

A Hyundai Tucson ilustra essas três perguntas: eu quero um meio de transporte luxuoso, espaçoso, e confortável. Eu preciso só de um meio de transporte, no entanto. E o que eu posso ter é um carro que tenha baixo consumo e custos baixos de manutenção. A Tucson atinge esse equilíbrio, algo que outros sedãs ou picapes não conseguem.

Você pode fazer o mesmo exercício com outros carros, ou mesmo com outros produtos que quer comprar. Só achamos que a Hyundai (e outras marcas orientais) tem feito esse equilíbrio favorecendo o consumidor brasileiro. Tudo isso, com boa tecnologia, segurança, e uma excelente mecânica.

O que você acha da Hyundai? Os carros realmente valem a pena? A Tucson é um carro que você gosta?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)