Como saber quanto vou pagar de imposto de renda?

Escrito na categoria "Educação financeira" por André M. Coelho.

O pagamento do Imposto de Renda diretamente pela Pessoa Física ocorre quando não há retenção do imposto na fonte, como nos casos de rendimentos de aluguéis, de taxistas; quando o contribuinte recebe rendimentos sujeitos à retenção na fonte de mais de uma fonte pagadora, quando ele pode optar entre o Mensalão e a Declaração de Ajuste Anual IRPF;  quando o resultado da Declaração de Ajuste Anual for de imposto a pagar, onde o contribuinte pode optar por pagar em quotas; e/ou quando houver Ganho de Capital na alienação de bens e direitos (venda).

Publicidade

Publicidade

Quanto eu devo pagar de imposto de renda?

Dentro dos critérios da Receita Federal, há uma alíquota diferenciada para cada ano sobre o Imposto de Renda a ser deduzido mensalmente de um contribuinte. por exemplo, para o ano de 2014, quem está declarando o ano de 2013 pagará, de acordo com a faixa salarial (note que cada linha é uma fórmula, onde coloca-se a faixa salarial, multiplica-se pela porcentagem a ser paga de IRPF e diminui pelo valor de dedução da tabela do IRPF):

Vale observar que a cada ano, estas alíquotas mudam. Além disso, também são deduzidos os valores correspondentes a cada dependente, valores os quais estão presentes na tabela no site da Receita Federal.

Além destes impostos, o contribuinte também será tributado sobre os Rendimentos de Capital das seguintes formas:

Fundos de longo prazo e aplicações de renda fixa

Publicidade

Publicidade

Fundos de curto prazo

Fundos de ações

Publicidade

Aplicações em renda variável

Publicidade

Para Remessas ao Exterior:

Outros rendimentos também recebem a bocada do Leão como se segue:

Estipulando os valores do imposto de renda

Uma calculadora de Imposto de Renda ajuda muito na hora de estipular os valores que terão de ser pagos para o Leão. (Foto: www.planetim.com.br)

Como calcular o quanto eu vou pagar de imposto de renda?

Pegando todos estes dados e atualizando seus bens em sua declaração do IRPF do ano anterior, você pode muito bem usar os mesmos dados que usamos neste artigo para ter uma ideia do valor devido a Receita. O site da Receita Federal tem muitas informações de boa qualidade para orientar os interessados em saber uma prévia de quanto terão de pagar ainda. O contribuinte poderá ainda usar da calculadora do site da Receita Federal para  poder ter uma ideia dos valores a serem pagos.

Publicidade

Publicidade

Vale lembrar que o melhor profissional para te auxiliar a ter uma estimativa mais realista do IRPF é o contador. Os valores obtidos pelo meio de nosso cálculo sugerido são uma estimativa que se aproxima do pagamento real, mas não substitui o conselho de um profissional.

Como ficou seu cálculo? Teve dificuldades? Não deixe de perguntar abaixo nos comentários caso tenha ficado alguma dúvida!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário