Com todas as opções para fazer compras e pagamentos, pode ser difícil saber qual o método de pagamento que escolher. Existe realmente uma maneira “melhor” para pagar as coisas? Alguns métodos devem ser evitados? Se você está pensando nestas questões, as dicas seguintes devem ajudá-lo a determinar quais os métodos de pagamento são mais adequados às suas necessidades.

Escolhendo as formas de pagamento

Ao decidir quando pagar em dinheiro, cartão de débito ou de crédito, considere seus hábitos de consumo e quão bem você mantém o controle de suas finanças. Ao contrário da crença popular, nem sempre é melhor pagar com dinheiro. Cartões de débito e de crédito podem ser um melhor método de pagamento em determinadas situações. Você pode estar olhando em construir uma relação de crédito com seu banco, você pode querer ter um melhor controle de seus gastos semanais/mensais, você pode estar em uma situação onde carregar dinheiro não é seguro ou até querer acumular pontos nos programas de relacionamento do cartão para poder usufruir dos benefícios.

Aqui estão algumas dicas para ajudá- lo a decidir qual método de pagamento é melhor para você:

Pagar em dinheiro

Manter dinheiro na mão pode ser uma ótima maneira de evitar gastos excessivos. Você pode escolher exatamente quanto dinheiro você está disposto a gastar carregando uma quantia certa com você, e parar de gastar quando você está sem dinheiro. Além disso, o dinheiro ainda te dá a possibilidade de fazer compras à vista com descontos. Para algumas pessoas, o dinheiro pode ser uma tentação que pode levar a gastos indesejados. Levar dinheiro também traz o risco de que ele poderia ser roubado. Se esses fatores são preocupações, considere o uso de um cartão de débito ou crédito, o que na maioria dos casos oferece-lhe proteção contra o uso fraudulento.

Pagar com cartões de débito

Os cartões de débito oferecem fácil manutenção de registros e são aceitos em muitos comerciantes, o que torna a compra conveniente. Ao contrário de um cartão de crédito, que exige que você pague a conta mais tarde, o dinheiro é retirado de sua conta corrente. Esta é uma ótima maneira de evitar gastar mais dinheiro do que você tem disponível.

Antes de usar o cartão de débito, verifique se você sabe o seu saldo de conta corrente . Se você tentar gastar mais do que você tem, sua compra pode ser recusada ou o banco pode cobrar uma taxa extra, também conhecida como a taxa de cheque especial. Uma boa maneira de ajudar a evitar taxas de cheque especial ao utilizar o seu cartão de débito é a criação de alertas através de Internet Banking para notificá-lo por texto ou e-mail quando o seu saldo estiver baixo.

É importante reconhecer que certos bancos não permitem você exagerar sua conta, enquanto outros permitem que você entre facilmente no cheque especial. Por favor, certifique-se de verificar a política do seu banco para que você esteja ciente de quaisquer taxas potenciais que poderiam incorrer por gastar mais do que você tem disponível em sua conta.

Olhe também para responsabilidade do seu banco para que você tenha um bom entendimento da segurança do seu cartão de débito. Alguns cartões de débito oferecem proteções similares a um cartão de crédito, por isso, se o seu cartão de débito for perdido ou roubado, você não vai estar no gancho para compras fraudulentas. Alguns bancos também oferecem cartões de débito que incluem identificação com foto para ajudar a garantir que ninguém além de você possa usar o seu cartão.

Diferentes formas de pagamento

Não há uma melhor forma de pagamento. Há várias para diferentes situações e diferentes pessoas. (Foto: www.theguardian.com)

Pagar com cartões de crédito

Uso responsável de um cartão de crédito pode ser uma maneira segura e fácil de criar um bom relacionamento de crédito com seu banco e ainda ter acesso a recursos emergenciais e parcelamento de compras.

Se você optar por fazer uma compra com cartão de crédito, você pode reduzir a quantidade de juros que você paga por pagar mais do que o pagamento mínimo de cada mês. Ou, se você é capaz, você pode evitar os juros em compras por completo, pagando a sua fatura inteira a cada mês.

Muitos cartões de crédito vêm junto com programas de recompensas que lhe permitem ganhar pontos que podem ser trocados por coisas como viagens e mercadorias. A capacidade de ganhar pontos de volta em compras pode fazer usando o seu cartão de crédito a escolha certa para algumas transações.

Alguns cartões de crédito oferecem uma certa proteção em compras. Por exemplo, podem oferecem proteção se você comprar a mercadoria que acaba apresentando defeitos. Muitos cartões de crédito também vêm com proteção contra fraudes, ou seja, a operadora do cartão não vai fazê-lo responsável por cobranças fraudulentas em seu cartão, desde que você reporte-as prontamente.

Hora de agir

Você é a pessoa que toma a decisão se o dinheiro, cartões de débito ou crédito (ou uma combinação destes) mais adequada ao seu estilo de vida e hábitos. Considere cuidadosamente os benefícios de cada método de pagamento antes de fazer uma compra. Decidir seus métodos de pagamento para diferentes situações pode ajudá-lo a ter um melhor controle de seu dinheiro.

Quais métodos de pagamento você prefere? Por quê? Comente abaixo com sua opinião!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)