Ninguém te explica que o ensino superior no Brasil, por mais que seja “público” para muitos, tem muitos gastos e custos escondidos que podem pegar de surpresas alguns desavisados. Isso pode ser muito perigoso, pois estes serão aqueles que começarão sua vida profissional já desnorteados e muitas vezes com débitos que complicarão o começo da vida adulta para muitos. Mesmo quem poupou para este momento precisará ser sábio na hora de gastar no material da faculdade e não ir além do o bolso permite. O foco deste artigo está nos universitários, mas nada impede que você adapte para outros níveis de educação no Brasil e controle melhor seus custos.

O gasto mensal mais comum, tanto para alunos de escolas públicas quanto alunos de escolas privadas, é com xerox e livros didáticos. Enquanto livros de referência, as bíblias de sua profissão são extremamente necessários em sua biblioteca, outros que você precise apenas para um ou dois trabalhos ou apenas para uma resenha devem ser pegos de empréstimo na biblioteca de sua faculdade. Ela será sua melhor amiga para economizar um bom dinheiro para os livros que são realmente importantes e, na maioria das vezes, caros.

Mas antes de comprar um livro caro, você pode buscar com seus veteranos ou em sebos por modelos usados. É fácil encontrar livros em bom estado de conservação e com o material bem atualizado. Para livros didáticos, as atualizações hoje em dia são quase anuais, mas você pode conversar com os professores da universidade ou da escola para saber se as edições anteriores tem qualidade semelhante às edições mais recentes.

Custos da educação

Materiais como canetas e lápis parecem baratos, mas durante um ano inteiro, pense em quantos você comprará destes itens e o quanto poderia ter poupado apenas por usar um computador. (Foto: rte.ie)

Tanto para adolescentes quanto para os jovens adultos, a necessidade de um laptop torna quase irrelevante o uso de um caderno. Entretanto, recomendamos o uso do mesmo para anotações rápidas. Alguns alunos até evitam usar xerox, adquirindo versões eletrônicas dos livros ou as páginas escaneadas. Muitas faculdades já enviam estas páginas para o e-mail dos alunos, gerando grandes economias com os xerox. É uma questão de costume lidar com o computador como centro de informação. Além do mais, ele proporciona uma aula mais interativa, com os alunos podendo pesquisar sobre o assunto que está sendo discutido no mesmo momento em que a aula está sendo dada. Cabe a cada utilizar com sabedoria este recurso, sem cair na procrastinação ou só usá-lo para diversão e entretenimento em sala.

Por comprar um laptop, apesar de ser um alto investimento inicial, você acaba poupando no longo prazo, por agilizar seus trabalhos e anotações, além de poder deixá-los mais organizados.

Alunos da área de saúde, artes e exatas tem de tomar um cuidado especial com os gastos principalmente por causa dos custos dos materiais para as aulas e para a prática. O que recomendamos é que todo dinheiro poupado seja separado em uma conta só para o gasto com esses materiais, afim de manter-se um controle melhor sobre estes custos. Pode ser aberto um cartão de crédito apenas para este fim também, caso você tenha a disciplina necessária para utilizá-lo sem se endividar demais.

Alunos de escolas e faculdades particulares ainda tem o peso financeiro da mensalidade e das matrículas. Para que você mantenha um controle destes custos, é preciso que você busque sempre descontos, seja por via de pagamentos adiantados ou por meio de programas de incentivo da própria faculdade. Negocie, sempre que possível. Se você ver que durante um semestre a mensalidade ficará um pouco pesada, prolongue um pouco seu curso e faça menos créditos, pois é melhor adiar um pouco sua formatura do que se formar pagando débitos. Outra forma de manter um controle financeiro sobre a mensalidade é estabelecendo uma meta semanal, em porcentagem, do quanto você deve poupar para pagar a mensalidade no início do mês. É improvável que você consiga todo o dinheiro só poupando no dia a dia, mas tendo este objetivo em mente, você conseguirá poupar melhor e gastar seu dinheiro de forma mais inteligente.

Para aqueles que precisam de algum tipo de transporte para a escola ou faculdade, tente negociar uma van ou dividir a gasolina com algum amigo que more perto de você. Sai muito mais barato que pegar o ônibus todos os dias. Você pode optar por ir a pé ou de bicicleta, ou até dar carona para amigos,, dividindo os custos da gasolina. Mas tudo dependerá da logística que você acha mais prática para sua rotina.

Você também tem dicas para poupar nos estudos? Como você controla seus gastos com educação? Compartilhe suas idéias e ajude outras pessoas nessa tarefa!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)