Abrir uma conta bancária é uma ação importante a ser tomada quando se está empregado. A conta salário é um dos tipos de contas que podem ser abertas no Brasil. Porém, ela tem algumas particularidades e diferenças em relação a contas corrente e contas poupança. Vamos explicar quais são essas diferenças e o funcionamento de uma conta salário.

Como abrir conta salário?

Uma conta corrente é uma conta do dia a dia, na qual você pode depositar ou sacar dinheiro. Cada banco no Brasil tem seus próprios procedimentos específicos para abrir uma conta, mas aqui estão alguns documentos para todos eles:

  • CPF e documento de identidade
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência, que é um documento confirmando seu endereço

Esses documentos são também necessários para abrir a conta salário. Porém, a conta salário é aberta sob ordem do empregador, no banco que ele escolhe. O empregado tem a opção então de abrir uma conta corrente ou poupança no mesmo banco para receber seu salário, manter a conta salário e sacar todos os meses quando cair o dinheiro ou optar pela transferência automática dos recursos para uma conta de escolha do funcionário.

Conta salário recebe transferência? E depósito?

Uma conta salário não recebe transferências, nem depósitos além do valor do salário do funcionário, salvo quando a conta salário está vinculada a uma conta corrente ou conta poupança. Esse pedido de vinculação, reforçamos, pode ser feito no banco onde está sua conta salário, levando os documentos que já citamos acima junto com o nome do banco, agência, e número da conta para a qual a conta salário será transferida.

Funcionamento de conta salário

Contas salário podem transferir dinheiro, mas apenas o empregador responsável pela conta pode depositar nela. (Foto: Paytm Blog)

Como sacar dinheiro da conta salário?

Há algumas possibilidades para realizar o saque do dinheiro da conta salário. Geralmente é fornecido um cartão com senha para realizar o saque. O empregado pode também automatizar a transferência para uma conta de sua escolha. Para isso, deve ir no banco onde tem uma conta salário com os documentos acima citados, junto com o nome do banco, agência, e número da conta para a qual a conta salário será transferida. É importante salientar que o procedimento é gratuito, assim como a transferência do salário para a conta escolhida pelo cidadão. Esse procedimento é chamado de portabilidade da conta salário.

Dicas úteis para uso de uma conta no Brasil

Todos os documentos apresentados devem ser traduzidos para o português por um tradutor juramentado, caso você seja um estrangeiro recebendo uma conta salário. Além disso, precisará apresentar passaporte e o RNE – Registro Nacional de Estrangeiro. É necessário apresentar um visto residencial válido, que pode ser temporário ou permanente (por um período mínimo de 12 meses). O visto de turista não é aceito para abrir uma conta corrente no Brasil.

Os documentos que servem como prova de residência são contas de eletricidade, água, telefone ou gás. Documentos como comprovação de renda e comprovante de residência devem ser recentes (máximo de 90 dias)

É indispensável apresentar um documento contendo o nome dos pais do peticionário. Menores de 18 anos e maiores de 16 podem também ter conta salário como menor aprendiz, mas os responsáveis devem fornecer autorização ou estarem juntos do menor para abrir a conta.

Esperamos não deixar qualquer dúvida. Se ficou alguma, deixe nos comentários e iremos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)