Você está tentando acessar sua conta no banco e não consegue fazer movimentações. A única informação que você recebe é que sua conta está privativa, mas você não entende muito bem o que está acontecendo. Antes de bater o desespero, vamos entender seus direitos, deveres e o que afinal é a conta privativa.

Conta privativa: o que é?

A conta privativa é quando o banco ou instituição financeira “bloqueia” qualquer movimentação na sua conta, “confiscando” os recursos nela presentes. Não chega a ser um novo tipo de conta, é apenas uma observação que o banco vai colocar na conta do cliente como lembrete de que ele deve procurar o banco ou instituição financeira para solucionar o problema que causa a “conta privativa”. Um dos motivos possíveis é que o cliente pode ter uma dívida com o banco ou instituição financeira, pode ser algum problema de segurança na sua conta ou movimentação suspeita.

Conta privativa é automático?

Não. Obrigatoriamente, um funcionário do banco ou instituição financeira deve tornar a conta privatiza.

Conta privativa é legal?

Não, mas há ressalvas. O banco ou instituição financeira não pode reter seu dinheiro, principalmente se for uma conta salário. Essa retenção só pode ser feita quando autorizada pelo cliente, e a imposição de condições para reabertura da conta pela instituição pode ser uma afronta aos direitos do consumidor, resultando em processo contra a instituição para danos morais e/ou materiais. No caso de movimentações suspeitas ou suspeita de falha de segurança, alguns bancos fazem o bloqueio preventivo, protegendo seus clientes. Há também situações em que a conta ainda não está liberada pois foi recém-criada, quando ela ainda será privativa. Quase sempre uma conta privativa está associada a um cliente que tem o nome sujo no SPC e/ou SERASA.

Existem contas privativas que são condicionais, ou seja, são liberadas quando uma dada condição é atendida. O caso mais comum são as contas privativas de menores, que só podem movimentá-las quando completam 18 anos.

Entendendo a conta privativa

A conta privativa pode ser uma ferramenta de segurança, uma limitação do banco ou uma ação ilegal por parte da instituição financeira. Entenda qual o seu caso antes de dar o próximo passo. (Foto: www.debatepublico.com.br)

Garanta seus direitos!

Antes de mais nada, NENHUM banco ou instituição financeira pode bloquear seus bens sem comunicação e acordo prévio. Seu salário é um bem impenhorável e, portanto, não pode ser bloqueado para pagamento de dívidas, o que torna pior ainda os casos onde o banco bloqueia as contas salário.

Hoje em dia, devido a uma grande quantidade de processos contra bancos e instituições financeiras, esse bloqueio das contas através da conta privativa tem sido evitado. Pesquisando no Google, você poderá ver que pouquíssimos bancos e instituições financeiras ainda usam esse recurso. É importante que você também não abuse do seus direitos para não ser surpreendido. Por exemplo, você não pode deixar de pagar um empréstimo por vários meses tendo dinheiro suficiente na sua conta poupança para quitar a dívida. Porém, ressaltamos: o banco NÃO PODE fazer qualquer desconto em conta-salário, conta-corrente ou conta poupança sem a permissão do cliente. A lei permite apenas e somente desconto em conta salário ou corrente para pagamento de pensão alimentícia.

Sendo assim, caso sua conta entre em privativo, ligue para o SAC ou seu gerente o quanto antes. Pode ser um erro ou simplesmente uma ferramenta de segurança. Tente entender antes de achar que seus direitos estão sendo feridos, mas saiba de cor seus direitos antes de dar qualquer passo.

47 comentários para “Conta privativa! O que é isso e o que fazer?”

  1. Claudiano

    Aconteceu comigo, fui tirar meu pagamento as vespera do feriado e quando fui sacar o dinheiro não deu estava só aparecendo conta privativa, perdi minha viagem foi muito frustante pois já tinha planejado tudo,
    O que posso fazer?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Claudiano, se você foi lesado, leve todas as provas ao seu banco ou ao PROCON de sua cidade para tentar um acordo.

  2. Dimas

    Fui sacar dinheiro de minha conta poupança no BB no cash eletrônico, mas somente aparecia o mensagem de “Conta Privativa”. Só consegui sacar nos Correios, via Banco Postal.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Você tentou conversar com seu gerente antes, Dimas?

  3. Ivonete

    Eu fui sacar a poupança no banco do Brasil deu conta privativa aonde o dinheiro da minha conta
    Outra pessoas pode sacar a gerente do meu banco pode me informar

    • Equipe Crédito ou Débito

      Ivonete, entre em contato com sua gerente para saber o motivo de sua conta ter sido colocada como conta privativa.

  4. Ligia

    Fui fazer uma transferência da minha poupança BB p/ uma c/c do BB e, apareceu também. Mas pelo o qe li acima, a gnt tem qe ser informado antes…

    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, o banco tem que te informar antes.

  5. Francisco

    Eu fui sacar o meu pagamento na conta salário do Banco do Brasil porém quando vou sacar aparece conta privativa o que devo fazer pois os bancários estão de greve e tenho que pagar as contas! O que devo fazer?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato pela Central de Atendimento do banco para auxílio sobre o que fazer.

  6. Joílson

    Eu não possuo dívidas ou nome sujo (Serasa, SPC) quando fui sacar meu pagamento em conta salário, apareceu essa mensagem “conta privativa” e não consegui sacá-lo, será que pode ser por motivos de segurança do banco?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Joílson, entre em contato com seu gerente para melhores esclarecimentos.

  7. Rodrigo

    Minha conta está privativa mas o banco está de greve o que eu faço

    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com a Central de Atendimento do seu banco. O número fica impresso na parte traseira do seu cartão de débito/crédito.

  8. Elaine

    Gostaria de saber porque a minha conta salário ficou privativa. Urgente…E o banco de greve

    • Equipe Crédito ou Débito

      Elaine, ligue para a Central de Atendimento de seu banco para verificar o motivo da conta privativa.

  9. Rafael Max Silva Batista

    Aconteceu comigo, no meu caso meu salário estava atrasado desde o dia 5 e só veio sair no dia 27, eu com todas as minhas contas atrasadas, aperriado sem dinheiro e quando fui sacar, não conseguia só aprecia conta privativa, o banco tbm não me informou nada, nem tenho nem um tipo de dívida com o banco.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com seu gerente e tente resolver o caso. Reúna provas e reclame no PROCON de sua cidade. Se não for resolvido o problema, consulte um advogado.

  10. Lohanna

    Meu esposo foi fazer uma tranferencia e deu conta privativa isso e muito chato, pois eu ia pagar uma conta e acabou atrasando

    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com seu banco para ter esclarecimentos sobre o que aconteceu.

  11. Melissa

    O que aconteceu com meu esposo foi que pegamos um emprestimo no fim do ano passado e acabamos atrasando 1 mês e também as tarifas bancarias. Tenho o costume de colocar o dinheiro na poupança e quando fui ver eles haviam feito uma transferencia sem autorização para a conta corrente para pagar o que estavamos devendo e acabei sacando o valor duplicado. Meu esposo recebe de 15 em 15 dias. Ou seja na outra quinzena o anco reteve todo o valor que eu havia sacado a mais. E agora não consigo fazer nenhuma outra transação porque sempre aparece conta privativa. Sendo qe não fomos em nenhum momento informados.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Melissa, entre em contato com o gerente de seu banco para conseguir resolver o problema. Caso não seja resolvido, entre em contato com o PROCON de sua cidade.

  12. Amanda

    Esta acontecendo na conta do meu pai esse problema de conta privativa o que podemos fazer nesse caso

    • Equipe Crédito ou Débito

      Amanda, entre em contato com seu gerente na agência onde seu pai tem conta.

  13. Cristinagonçalves

    Abri uma conta a mais de 2 meses até hoje quando vou usala aparece conta privativa queria saber Porq

    • Equipe Crédito ou Débito

      Cristina, nesse caso, você precisa entrar em contato com o gerente, porque pode ser um erro do sistema.

  14. Natali Mendes

    Estou tentando sacar o dinheiro na conta da minha mãe e só da conta privativa
    Uqu eu faço?

    • Natali Mendes

      É uma poupança Ouro

    • Equipe Crédito ou Débito

      Natali, entre em contato com o gerente do banco para saber o motivo da conta estar privativa.

  15. Patricia

    Uma amiga foi fazer uma transferência do banco do Brasil apareceu essa msg conta privativa como eu faço preciso pagar um cartão e o dinheiro está preso e agora será que eu consigo tirar na boca do caixa?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com um gerente do Banco do Brasil.

  16. Joseane

    Fui fazer uma transferência da poupança para uma conta corrente de outra pessoa e apareceu na hora de concluir conta irregular. Porque acontece isso?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Algum dado foi inserido incorretamente, Joseane.

  17. Pedro

    Baixei o aplicativo de celular do BB, fiz o cadastro da senha o desbloqueio no caixa eletrônico, aí quando precisei fazer uma transferência pelo aplicativo apareceu essa msg ” erro conta privativa” oq eu faço?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com seu gerente para liberação da conta. Cadastre também seu aplicativo BB por um Caixa Eletrônico.

  18. Fernando Henrique

    Minha mãe recebe benefício pelo INSS e a conta está privativa. Pagamos a dívida e a conta continua privativa. Até o exato momento o benefício nunca caiu na conta. Será que seremos obrigados a mover um processo por danos morais contra o Banco do Brasil. Pelo visto acho que sim. Porque se a gente não paga a dívida até dá pra entender, mas dessa forma não há explicação…

    • Equipe Crédito ou Débito

      Fernando, você tem que conversar com o gerente da conta e ver o motivo da conta estar privativa.

  19. Ana Kleia

    Olá estou com meu filho internado ha mais de 13 dias só na uti foram 10 dias
    Ele não tem previsão de alta preciso comprar fralda, esparadrapo microporo antialergico pois meu filho possui alefgia algumas fraldas e esparadrapo comum e o hospital não tem
    As pessoas estão tentando depositar dinheiro pra mim.
    Só da conta privativa não sei o que fazer estou a 320 kg de distancia da minha agencia

    • Equipe Crédito ou Débito

      Ana, entre em contato com o gerente da sua conta para ver o que pode ter acontecido, e poder liberar sua conta.

  20. Carla

    Fui receber meu salário de março/16 e deu conta privativa, não consegui fazer nenhuma operação bancária e quando fui transferir um determinado valor deu mensagem de conta bloqueada. Fiquei todo o final de semana sem dinheiro e na segunda fui à minha agência, o funcionário do banco ao me atender disse que a conta estava com mensagem privativa e bloqueada porque eu estava com a fatura de meu cartão de crédito Ourocard em atraso e que meu nome estava no SPC/SERASA. O funcionário disse que só ia desbloquear minha conta se eu pagasse naquele momento a fatura em atraso. Disse ao funcionário que o salário é impenhorável e que nenhum banco pode bloquear salário por causa de dívidas, falei sobre o inciso IV do art. 649 do CPC e disse que iria chamar a polícia caso o banco continuasse a me proibir de ter acesso ao meu salário onde o funcionário desbloqueou minha conta. Por mais que tenha dívida no cartão o banco tem que adotar os procedimentos legais para cobrança de débitos e jamais confiscar/bloquear salário do cliente. Vou processar o banco pois isso é prática de autotutela proibida no ordenamento jurídico

    • Equipe Crédito ou Débito

      Você está corretíssima, Carla.

  21. Reinaldo

    Boa tarde! Nos ido do ano 2001mais ou menos, eu passei por grandes problemas financeiros com o Banco do Brasil, e deixei de quitar algumas dívidas com o referido Banco, já se passou mais de 15 anos, e tornaram esta minha conta PRIVATIVA, com um valor bloqueado, que não consigo sacar, o que devo fazer? E por conta do tempo, essa dívida ainda existe? Devo informar que o meu nome NÃO está negativado no SPC e nem na SERASA pelo Banco do Brasil, e se essas pendências me atrapalhariam em trabalhar com o Banco do Brasil novamente? E se isso acontecer, é legal? Fico no aguardo dos esclarecimentos. Grato. Reinaldo Menezes.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Reinaldo, entre em contato com um advogado de causas do consumidor. Só através dele será possível te ajudar a resolver o problema.

  22. Michael

    Fui fazer um depozito em minha propria.conta.corrente e apareseu conta privativa não consegui fazer na conta corrente apenas na conta poupança.? será que devido eu abrir esta conta resentimente reflete nese caso…pois não tem 15.dias que eu abri inclusive ainda não resebi o cartão do banco?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Michael, é porque sua conta é recente. Aguarde ou entre em contato com seu gerente.

  23. Larissa

    Boa tarde,

    Abri minha conta corrente (com Poupança) no Banco do Brasil no dia 23 de Maio de 2016, hoje no dia 06 de Junho de 2016 a moça do RH foi depositar meu salario e não conseguiu, pois apareceu uma mensagem de “Conta Privativa”, então ela teve que colocar na poupança. Eu não tenho nome sujo e nem dividas no banco, o que será que aconteceu com minha conta?

    Aguardo um retorno.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Larissa, só entrando em contato com seu gerente para saber o que pode estar acontecendo.