O INSS fornece uma carta de concessão em seu site que tem como objetivo informar ao contribuinte a forma de cálculo do valor do benefício e informações sobre o banco que será responsável pelo pagamento. A carta de concessão será recebida primeiramente em sua residência antes de estar disponível online. Mas como consultar essa carta de concessão? Vamos entender.

O que é a carta de concessão da Previdência?

A carta de concessão da Previdência Social é um documento que inclui as informações sobre a concessão ou não de um dado benefício. No documento estão todas as informações necessárias para o recebimento dos benefícios como aposentadoria, aposentadoria por invalidez, pensão, salário maternidade, auxílio doença, entre outros.

Na carta de concessão ainda há dados do seu benefício, bem como demonstrativos de cálculo de renda. Estes dados devem ser usados para que você confira se todas as informações foram lançadas corretamente ou se será necessária alguma correção.

Carta de concessão do INSS online

Acessando o site do INSS, é possível consultar a carta de concessão e memória de cálculo. Ao clicar no link “PEDIR CARTA DE CONCESSÃO”, o contribuinte terá acesso a um menu para escolher o serviço desejado. No canto superior direito, você deve entrar com seus dados de login para ter acesso aos serviços restritos com um cadeado. Basta clicar em “Entrar” e fazer seu login ou criar sua conta.

Depois de logado, escolha um dos seguintes serviços para prosseguir:

Aposentadoria Por Idade

Salário Maternidade

Extrato Previdenciário (CNIS)

Extrato de Empréstimo Consignado

Histórico de Crédito de Benefício

Resultado de Perícia Médica

Extrato de Imposto de Renda (IR)

Agendamentos / Requerimentos

Carta de Concessão

Agende sua Perícia

Encontre uma Agência

Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta

Simulação de Tempo de Contribuição

Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29

O serviço pode ser acessado de segunda a sábado no horário entre 7 h e 22 h. No caso de dúvidas, é possível ligar no telefone 135 para esclarecimentos.

Carta de concessão

O segurado do INSS precisa verificar a carta de concessão para garantir seus direitos. (Foto: PIS)

O que eu preciso para a consulta da carta de concessão do INSS?

Para fazer a consulta da carta de concessão e o login correto no site, é preciso das seguintes informações:

Benefícios e contribuições para o INSS: reúna todas as informações corretamente, ou você só poderá consultar seu benefício pelo telefone 135 ou nas agências da Previdência Social.

Número de benefício

Data de nascimento

CPF

Nome completo

Com essas informações em mãos, basta acessar o site do INSS e pedir sua carta de concessão, que deve chegar em cerca de 20 dias em sua casa.

Como saber a situação do seu pedido?

Para saber a situação do seu pedido de benefício, você deve acessar o site do INSS. Três casos são possíveis na consulta:

Habilitado: o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS.

Concedido: o pedido foi deferido pela Previdência Social e basta aguardar a carta de concessão.

Indeferido: o pedido foi indeferido, e você precisa recorrer ou consultar a Previdência Social para saber o que aconteceu.

O que fazer com sua carta de concessão?

Após receber sua carta de concessão, você deve ir até o banco para realizar o saque dos valores devidos. Guarde a carta de concessão ou uma cópia dela para garantir que tem um registro dos saques.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida mas se vocês tiverem qualquer pergunta, deixem nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)