Como consultar carta de concessão?
O INSS fornece uma carta de concessão em seu site que tem como objetivo informar ao contribuinte a forma de cálculo do valor do benefício e informações sobre o banco que será responsável pelo pagamento. A carta de concessão será recebida primeiramente em sua residência antes de estar disponível online. Mas como consultar essa carta de concessão? Vamos entender.
Na carta de concessão ainda há dados do seu benefício, bem como demonstrativos de cálculo de renda. Estes dados devem ser usados para que você confira se todas as informações foram lançadas corretamente ou se será necessária alguma correção.
Carta de concessão do INSS online
Acessando o site do INSS, é possível consultar a carta de concessão e memória de cálculo. Ao clicar no link “PEDIR CARTA DE CONCESSÃO”, o contribuinte terá acesso a um menu para escolher o serviço desejado. No canto superior direito, você deve entrar com seus dados de login para ter acesso aos serviços restritos com um cadeado. Basta clicar em “Entrar” e fazer seu login ou criar sua conta.
Depois de logado, escolha um dos seguintes serviços para prosseguir:
- Aposentadoria Por Idade
- Salário Maternidade
- Extrato Previdenciário (CNIS)
- Extrato de Empréstimo Consignado
- Histórico de Crédito de Benefício
- Resultado de Perícia Médica
- Extrato de Imposto de Renda (IR)
- Agendamentos / Requerimentos
- Carta de Concessão
- Agende sua Perícia
- Encontre uma Agência
- Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta
- Simulação de Tempo de Contribuição
- Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
O serviço pode ser acessado de segunda a sábado no horário entre 7 h e 22 h. No caso de dúvidas, é possível ligar no telefone 135 para esclarecimentos.
O que eu preciso para a consulta da carta de concessão do INSS?
Para fazer a consulta da carta de concessão e o login correto no site, é preciso das seguintes informações:
- Benefícios e contribuições para o INSS: reúna todas as informações corretamente, ou você só poderá consultar seu benefício pelo telefone 135 ou nas agências da Previdência Social.
- Número de benefício
- Data de nascimento
- CPF
- Nome completo
Com essas informações em mãos, basta acessar o site do INSS e pedir sua carta de concessão, que deve chegar em cerca de 20 dias em sua casa.
Como saber a situação do seu pedido?
Para saber a situação do seu pedido de benefício, você deve acessar o site do INSS. Três casos são possíveis na consulta:
Habilitado: o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS.
Concedido: o pedido foi deferido pela Previdência Social e basta aguardar a carta de concessão.
Indeferido: o pedido foi indeferido, e você precisa recorrer ou consultar a Previdência Social para saber o que aconteceu.
O que fazer com sua carta de concessão?
Após receber sua carta de concessão, você deve ir até o banco para realizar o saque dos valores devidos. Guarde a carta de concessão ou uma cópia dela para garantir que tem um registro dos saques.
Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida mas se vocês tiverem qualquer pergunta, deixem nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Carta de crédito contemplada – vantagens e problemas
Como fazer uma simulação de aposentadoria do INSS?
Como sacar aposentadoria no caixa eletrônico?
Pagar INSS autônomo
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.