A taxa de licenciamento dos veículos brasileiros é formalmente conhecida como Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). Este licenciamento é pago anualmente e é uma das taxas obrigatórias, assim como o IPVA e o DPVAT. O licenciamento autoriza um veículo a circular pelas vias do Estado brasileiro, não sendo permitida a circulação do mesmo sem o licenciamento anual. O não pagamento do licenciamento e a circulação nas ruas com o veículo irregular pode resultar em multa e a inclusão de sete pontos na carteira de motorista, junto com o recolhimento do veículo pelos oficiais da lei e a retirada apenas mediante regularização da situação do mesmo.

lDesde que não haja registro de débitos relativos ao IPVA, TRLAV e DPVAT não haverá problemas na emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV, que ocorre automaticamente com o envio do novo documento ao endereço informado pelo proprietário.

Como fazer o pagamento da taxa de licenciamento?

A melhor forma de fazer o pagamento da TRLAV é pela internet ou pelos terminais de auto atendimento dos bancos credenciados pela Secretaria da Fazenda de seu estado para o recebimento das taxas do DETRAN. CAIXA e Banco do Brasil aceitam o pagamento em praticamente todos os estados do Brasil, assim como Itaú e Bradesco. No site da Secretaria da Fazenda de seu estado, você poderá encontrar mais bancos credenciados.

Pagamento da TRLAV

A taxa de licenciamento é necesssária para que seu veículo esteja em condições legais para circular nas ruas brasileiras. (Foto: www.correiodeuberlandia.com.br)

Ao acessar o internet banking destas instituições bancárias ou pelo terminal de auto atendimento, você deve procurar pela opção de pagamento de taxas do DETRAN. Lá, estarão as opções de pagamento do DPVAT, IPVA e TRLAV que aparecem após você digitar o número RENAVAM de seu veículo. Basta você escolher a TRLAV e efetivar o pagamento por débito em conta corrente, conta poupança ou débito no cartão de crédito.

Não é necessária a impressão de qualquer documento para o pagamento das taxas. É simples, rápido e fácil. Caso as dúvidas continuem, você pode fazer perguntas no espaço de comentários abaixo ou entrar em contato com o DETRAN de sua região para buscar soluções.

27 comentários para “Como pagar a taxa de licenciamento pela internet?”

  1. Rafaela Gonçalves Santana Santos

    Gostei fácil e rápido

    Responder
  2. Sintia Alves

    Consigo pagar o licenciamento no caixa eletrônico do Bradesco?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sintia, depende do Detran do seu estado. Ms se você tiver o boleto em mãos, geralmente dá para pagar de qualquer banco usando o código de barras.

      Responder
  3. Isaias Freitas Larangeira

    Da pra pagar pela internet mesmo se já tiver vencido o DPVT e o licenciamento?

    Responder
  4. Vicente de Paula Marcelino

    Como pago o licenciamento via cartao

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Vicente, na hora de escolher o meio de pagamento, basta escolher cartão de crédito ao invés do cartão de débito ou conta corrente.

      Responder
  5. Karina

    Meu carro é de sp e estou morando no sul, como pago o licenciamento do carro.Ele está atrasado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Karina, tente retirar uma segunda via do licenciamento pelo site do DETRAN do estado onde seu carro está registrado, mas lembre-se de verificar o endereço de correspondência antes.

      Responder
  6. Vania

    Gostaria de saber se posso pagar o licenciamento do carro da minha filha, ela esta viajando pra fora do Brasil, e como faço obrigada.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim. Basta ter em mãos os documentos do veículo, e verificar no DETRAN pela internet todas as taxas a serem pagas.

      Responder
  7. Carolina

    Dá para parcelar o licenciamento no cartão de crédito?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Carolina.

      Responder
      • Junielson

        Boa noite! Eu consigo pagar o licenciamento e taxa com o cartão de credito?

      • Equipe Crédito ou Débito

        Dependendo do banco sim, mas podem incidir taxas sobre este pagamento.

  8. Reginaldo

    Fiz o pagamento do licenciamento, seguro obrigatório e paguei a taxa de postagem, no caixa eletrônico as 17:30, aí no final apareceu uma MSG licenciamento efetuado mas não emitido pelo Detram, o que houve? Será que é devido horário?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      O documento de licenciamento chegara pelo Correio Reginaldo.

      Responder
  9. Rodrigo

    Gostaria de saber como faço para pagar as IPVA, Seguro e Licenciamento atraves de cartão de credito VISA da CEF.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Rodrigo, solicite as segundas vias dos boletos e verifique com seu banco se o pagamento via cartão de crédito é aceito.

      Responder
  10. Alessandra

    Olá pretendo comprar um carro, mas o dono morreu não tem como tranferir para meu nome terei algum problema pra efetuar o pagamento anual do licenciamento, desde já muito obrigada.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Alessandra, o inventário do antigo proprietário já foi feito?

      Responder
  11. Otilia

    Paguei no banco agora tenho que ir retirar no DETRAN, como faço para eles me enviarem por correio?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Otilia, o pagamento será atualizado na base de dados do Detran e o documento será entregue no endereço em que o veículo foi cadastrado.

      Responder
  12. Lilian

    Boa tarde, paguei hj o licenciamento (multa e taxa) pelo internet bank mas não tinha taxa de envio, acho que cliquei em retirar ou algo assim, como faço pra retirar e qto tempo pra poder retirar? Na minha cidade tem ciretram. Grata

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Lilian, entrem em contato com o da sua cidade e confirme com eles o prazo para liberação dos documentos.

      Responder
  13. Roger Massa

    Olá. Preciso pagar o dpvat, mas com a greve dos bancos como posso fazer esse pgto? Pela internet, já tentei via caixa economica e não consegui…obrigado

    Responder
  14. Sergio Paulo de Oliveira Almeida

    Paguei ipva, dpvat, multas e a taxa de licenciamento de 2015, porém não fui no DETRAN emitir o CRLV… Preciso pagara novamente a taxa de licenciamento referente a 2015? Ou somente ir no DETRAN emitir a CRLV e após isso pagar a taxa de licenciamento ref. 2016? Desde já agradeço!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)