BIN é uma sigla com dois significados no Brasil. A primeira tem a ver com o nosso sistema nacional de trânsito. A segunda tem a ver com o número do seu cartão de crédito. Seja qual for o significado para BIN que você esteja procurando, daremos a explicação abaixo em detalhes para que vocês não tenha mais dúvidas.

O que significa BIN no documento do veículo?

BIN é uma sigla para Base de Índice Nacional. Essa é uma base de dados informatizada e centralizada, responsável por armazenar informações provenientes do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) com informações e características dos veículos da frota nacional que constam no RENAVAM (Registro Nacional de Veículo).

O cadastro no BIN é feito primeiramente na montadora do veículo assim que ele é fabricado. Após esse cadastro, alterações podem ser realizadas apenas pelo DENATRAN a partir de mudanças de informações das bases de dados dos DETRANs. Essas informações incluem, por exemplo, o atual proprietário do veículo, em qual estado o documento foi emitido, vistorias anuais e atualizações de registros nacionais.

O que significa cons BIN?

CONS BIN no documento do veículo significa consulta BIN, e segue-se então o número. Esse número é o cadastro do veículo no BIN. A consulta no BIN irá informar as seguintes informações do veículo:

RENAVAM

Número do motor

Cor

Combustível

Tipo do Veículo

Marca e Modelo

GRAVAME

Suspeitas de roubo ou furto

Retirado de circulação

Outras informações

Por que consultar a BIN?

Uma consulta na BIN pode te ajudar a identificar características chave de um veículo para evitar comprar um que tenha sido roubado. Pode ser usada também a consulta para evitar comprar um veículo que possa ter sido modificado sem os devidos trâmites legais. É também importante a consulta para saber se há alguma restrição financeira ao veículo no GRAVAME.

Definição de BIN

BIN tem dois significados, sendo um relacionado a cartões de crédito e outro relacionado a automóveis. (Foto: divulgação)

O que significa BIN no cartão de crédito?

BIN é uma sigla que significa Bank Identification Number (Número de Identificação Bancária). Existe também o Issuer Identification Number (IIN ou Número de Identificação do Emissor) para cartões que não foram emitidos por bancos. Os dois números fazem parte da série de números que integram o cartão.

Como funciona a BIN do cartão de crédito?

A BIN ou IIN do cartão de crédito são os 6 primeiros números do cartão. Os outros números são para identificar a conta que está vinculada ao cartão e o último dígito é chamado de dígito verificador. Através de uma fórmula chamada algoritmo de luhn é verificada a legitimidade do cartão. Os números do cartão tem também um significado, que pode dizer se o cartão foi emitido por uma companhia aérea, instituição financeira, governos, ou até a bandeira do cartão.

Por que existe o BIN do cartão?

O BIN do cartão é uma ferramenta de segurança para dificultar o processo de falsificação de cartões. Através do algoritmo de luhn, cálculos são feitos com os números e informações são cruzadas para garantir que um cartão específico é realmente válido e que foi emitido por um emissor oficial. É bem simples, mas garante uma camada a mais de segurança aos cartões.

Esperamos que não tenha ficado qualquer dúvida, mas se você ainda tiver qualquer pergunta deixe nos comentários abaixo. Estamos aqui para ajudar nossos leitores sempre!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)