O novo tipo de banco digital surgiu destinado a fornecer aos clientes com experiência em tecnologia serviços bancários móveis, sem agências. O miBank é uma dessas instituições, surgindo dentro da acelerada criação de instituições digitais que vem abocanhando cada vez mais clientes no mercado financeiro.

Mas o que esperar do miBank como banco digital? Como entender e comparar com outros bancos digitais? Vamos tentar explicar e te ajudar nessa tarefa.

O que é um banco digital?

O mercado bancário digital está se acelerando em todo o mundo, em grande parte devido às recentes mudanças regulatórias que tornam mais fácil para as novas startups fornecer serviços financeiros aos consumidores. O mercado global de bancos digitais deverá atingir os trilhões de dólares rapidamente. Embora mudanças regulatórias semelhantes estejam demorando mais para alcançar mercados emergentes como a América Latina, muitos países, como o México, estão também dando um passo na direção certa com a introdução de novas leis de fintechs.

Os diferentes tipos de bancos digitais

Aqui está uma maneira de classificar os bancos digitais atuais com base em seus modelos de negócios e nos serviços que eles fornecem.

Novos bancos

Novos bancos têm licenças bancárias completas e são concorrentes diretos dos bancos físicos, oferecendo os mesmos serviços que os bancos tradicionais. O miBank é um desses.

Neo banks

Os bancos neo não possuem uma licença bancária, mas fazem parceria com instituições financeiras para oferecer serviços com licença bancária. Normalmente, os neo bancos ainda exigem que os clientes tenham uma conta em um banco licenciado existente e, em seguida, oferecem interfaces mais amigáveis ​​ao usuário e serviços gratuitos.

Bancos beta

Bancos beta são empreendimentos conjuntos ou subsidiárias de bancos existentes que oferecem serviços financeiros por meio da licença da controladora. Os bancos beta costumam ser configurados como uma maneira de entrar em novos mercados, oferecendo serviços limitados, mas para uma base mais ampla de consumidores. Muitas das instituições financeiras que oferecem agora contas digitais entram nessa categoria.

Não-bancos

Os não-bancos não têm conexões com as licenças bancárias tradicionais. Em vez disso, eles fornecem serviços financeiros por outros meios. Esse modelo exclusivo permite que a empresa opere independentemente dos bancos existentes. PagSeguro e Mercado Pago podem ser considerados parte disso.

Banco digital miBank

Conheça as vantagens do miBank para ver se esta conta digital é a certa para suas necessidades. (Foto: miBank)

Conta no miBank ou em outros bancos digitais vale a pena?

Esses diferentes modelos de negócios demonstram a diversidade do setor de banco digital. E, embora cada tipo de banco desafiador adapte seus serviços a seus clientes-alvo, todos eles oferecem benefícios semelhantes, inclusive o miBank.

Configuração fácil – Criar uma conta em um banco desafiador é um processo simples e sem papel. A maioria das contas também pode ser configurada inteiramente de um dispositivo móvel.

Taxas mais baixas – Com menos custos operacionais, bancos desafiadores.

Maior inclusão financeira – Os bancos sem agência têm custos operacionais mais baixos e, portanto, podem aceitar clientes que não conseguem obter serviços financeiros tradicionais devido à falta de histórico de crédito ou a classificações de crédito ruins.

Foco na segurança – Sabe-se que os bancos tradicionais demoram a se adaptar à demanda por serviços bancários mais flexíveis e seguros. Os bancos digitais não são fáceis de usar, mas muitos são direcionados à segurança e reagem rapidamente às ameaças de segurança mais recentes.

Recursos adicionais – Além de fornecer contas bancárias digitais, muitos aplicativos bancários desafiadores oferecem aos seus clientes ferramentas integradas de pagamento, orçamento e economia.

Vale lembrar que comparar os bancos digitais é um bom começo para encontrar o que melhor vai atender às suas necessidades.

O futuro dos bancos digitais

As leis bancárias continuam a evoluir e a confiança do consumidor nos bancos digitais continua a aumentar, não há dúvida de que o mercado bancário digital ficará ainda mais saturado. Bancos mais desafiantes surgirão e organizações financeiras herdadas mudarão seu foco para oferecer serviços mais amigáveis, flexíveis e digitais. Resta saber qual modelo de consumidor adotará mais rapidamente e como o setor de banco digital amadurecerá.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)