Como funciona a conta garantida?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Além das dificuldades financeiras de pagar empréstimos vencidos, o crédito ruim pode dificultar o desenvolvimento de qualquer tipo de histórico de crédito positivo para um mutuário. Uma vez considerado um risco de crédito, muitos credores e bancos evitam transações com clientes com histórico de crédito ruim. Serviços financeiros garantidos, como contas garantidas permitem que clientes com poucas formas de segurar sua renda tenham acesso a uma conta e a recursos importantes.

Leia também

Embora as taxas variem de acordo com o banco e também possam variar de acordo com o risco de crédito do correntista, muitos bancos exigem que os correntistas garantidos contribuam com um certo valor como depósito de segurança, ou contribuam com garantias de um valor mínimo até poderem usar a conta garantida.

Pode ser necessário contratar um valor mínimo de garantia também. Em qualquer que seja o caso, será necessária avaliação e aprovação do crédito do cliente para a aprovação da conta garantida.

Contas garantidas

Uma conta garantida fornece ao negócio um acesso a linhas de crédito mais fáceis para negócios. (Foto: SmallBusiness.co.uk)

Conta garantida x Cheque especial

As contas correntes garantidas geralmente não vêm com proteção de cheque especial, comum entre as contas correntes tradicionais. Por esse motivo, se o titular da conta emitir um cheque que utiliza fundos não presentes em sua conta, o banco devolve o cheque ao beneficiário, pois os depósitos garantidos não são usados ​​para cobrir descobertos. Se o titular da conta fechar a conta corrente com um saldo negativo causado por cheque especial, o banco usará o saldo garantido para pagar taxas pendentes e outras multas.

A conta garantida tem taxas mais baixas para usar os limites de empréstimos e financiamentos, já que há garantias caso o contratante da conta não pague suas obrigações. E assim como o cheque especial, sendo um produto rotativo, o crédito é reestabelecido com as amortizações, e sua liberação é feita imediatamente.

Construindo crédito com seu banco

Os clientes que precisam abrir uma conta corrente garantida em vez de uma conta tradicional, devem rapidamente começar a reparar seu crédito, a fim de receber privilégios totais de verificação e ter acesso a todos os fundos em sua conta. A conta garantida serve como um crédito para curto ou médio prazo. É voltada para aqueles que buscam oportunidades de compras à vista, descasamento de fluxo de caixa e para imprevistos. É necessário planejar para não depender dessas garantias.

Os clientes devem pagar quaisquer saldos e taxas pendentes em contas correntes garantidas anteriormente para evitar que os saldos prejudiquem a pontuação de crédito.

Manter bons pagamentos irá contribuir para criar um histórico de crédito com seu banco, e eles podem passar a te oferecer melhores taxas e oportunidades. A conta garantida pode ser um dos meios de fazer isso com menores custos para sua empresa.

Já usou uma conta garantida? Como foi o uso? O que achou da conta garantida? Deixem nos comentários sua participação!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário