Se você quiser comprar um carro ou imóvel, você pode estar se perguntando se você atende aos requisitos básicos para um financiamento, como ter o valor de entrada, ou uma renda compatível com o valor do bem. Agora, se você não está atendendo a todos os critérios, não significa que você não vai ter opções. Talvez o consórcio te aceite, pois exige um pouco menos que o financiamento. Veja o que você precisa para se qualificar para um consórcio.

Vale lembrar que diferentes instituições financeiras podem adotar critérios diferentes para aprovar ou recusar um consórcio.

Como fazer consórcio: comprovação de renda

Para se qualificar para um consórcio, você precisará provar que você tem uma fonte estável de renda. Holerites, extratos bancários, carteiras de trabalho, entre outros geralmente são prova suficiente, embora alguns credores desejem ligar para seu empregador para verificação. Qualquer ativo que você possa citar pode ser usado como garantia adicional para garantir o consórcio. Normalmente, o bem do consórcio é sua própria garantia, mas nunca é demais ter um backup. Nesse caso, cartões de crédito, verificação de financiamentos adicionais em seu nome e detalhes de uma hipoteca existente serão úteis. Você precisará fornecer detalhes sobre o imóvel ou veículo que pretende comprar. Geralmente a própria empresa dá esses detalhes de acordo com o tipo de consórcio, mas é bom verificar.

Como fazer consórcio: seguro

Você precisará ter um comprovante de seguro para a compra de seu novo veículo ou imóvel assim que for contemplado com a carta de crédito, se ainda não terminou de pagar seu consórcio.

Apesar de algumas empresas não fazerem essa exigência, a maioria o faz como forma de garantir que o bem está protegido, pois ele é uma garantia para o credor, caso você se torne inadimplente no financiamento.

Funcionamento de consórcio

Entenda o funcionamento de consórcios para carros e imóveis para poder usar esse serviço financeiro. (Foto: DB Phule Associate)

Comprovante de identidade

A menos que você esteja se candidatando em um banco ou cooperativa de crédito com o qual tenha feito negócios anteriores e que saiba quem você é, você precisará fornecer prova de sua identidade. Isso significa que você precisará de uma forma de identificação com foto com sua assinatura. Outras formas de identificação que serão aceitáveis ​​são certificados de ações, títulos para outros veículos ou para uma casa, cartões emitidos pelo governo, carteiras profissionais e seu passaporte.

Comprovante de residência

Para se qualificar para um consórcio, você geralmente precisa mostrar prova de residência. Potenciais credores precisam saber onde você pode ser encontrado se você deixar de pagar suas contas. Contas de serviços públicos funcionam bem para provar seu endereço residencial atual, desde que tenham até 90 dias de vencidas.

Documentação de troca (se aplicável)

Se você está negociando em um veículo ou imóvel no processo de para fazer um lance no consórcio, ter os documentos certos para o bem que você está negociando é vital. Você deve ter o título e os documentos de registro do seu veículo ou imóvel, e quaisquer outros documentos vitais que comprovem a propriedade e ajudem o credor a determinar o valor do bem, já que isso afetará o lance do consórcio. Ao trazer esses documentos quando você solicitar seu consórcio, você pode garantir a premiação rápida no consórcio, já que poderá te ajudar a fazer um bom lance.

Requisitos adicionais para fazer um consórcio

Uma boa pontuação de crédito é um sinal claro de aprovação e seria sensato adquirir isso com antecedência. Se você tem um baixo score de crédito, então seria aconselhável para limpar seu crédito e pagar as dívidas existentes antes de aplicar para um consórcio. Em geral, se você tiver uma pontuação de crédito alta, as condições do consórcio poderão ser mais vantajosas, e você poderá pagar menos juros quando o consórcio se tornar um financiamento, o que ocorre após você receber seu bem no sorteio.

Dicas para quem vai fazer um consórcio

Não se apresse ao decidir sobre o consórcio. Há muitas opções no mundo do financiamento, e se você não está fazendo um bom negócio ou sente que está sendo aproveitado, pode ser de seu interesse esperar. Você tem o direito aos melhores termos financeiros possíveis. Pode valer mais a pena pagar a vista, ou pesquisar uma forma de pagar mais barato pelo bem que você procura.

Quando você pode atender a esses requisitos de consórcio, você pode garantir o financiamento que você precisa mais rapidamente e mais facilmente do que você pode ter pensado possível. Conseguir uma aprovação de consórcio rápido definitivamente não é difícil se você planejar adequadamente por ter os requisitos de empréstimo adequados reunidos antes de aplicar.

Trazer os documentos certos para a mesa ao aplicar para um consórcio pode realmente percorrer um longo caminho se você estiver procurando por um consórcio rápido assim determinar quais requisitos de empréstimo seu emprestador vai exigir e certificar-se de que você está fornecendo todos os documentos corretos para o seu credor em conformidade.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas para que possamos ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)