Você já deve ter visto em algumas propagandas de bancos e de celulares a possibilidade de fazer compras no débito ou crédito sem utilizar o cartão. Mas como? Pelo celular! Sim, essa modalidade de compra se chama Mobile Payment (Pagamento Móvel) e está chegando aos pouquinhos no Brasil. Basicamente é uma tecnologia que permite que os dispositivos móveis (celulares, smartphones, PDA’s) sejam capazes de iniciar e autorizar um processo de pagamento.

Já utilizamos há algum tempo o Mobile Banking (Banco Móvel), que nos permite o acesso às nossas informações bancárias pela Internet (acessada em computadores ou celulares), tais como nosso saldo, extrato de cartão de crédito, pagamento de contas, transferências… faltando somente o saque de dinheiro.
Com o Mobile Payment ainda não conseguimos essa façanha, mas na falta do ca$h podemos pagar nossas contas e compras somente com o celular, à vista ou a prazo, como se estivéssemos de fato com nosso cartão de plástico.

O pagamento com celular no Brasil está ainda restrito à segmentos específicos, por exemplo táxis, farmácias, compras de passagens e delivery, mas a tendência é que seu uso seja apropriado por todo o ramo do comércio que trabalha com cartões de crédito e débito.

Pagamento com celular

Como fazer compras e pagamentos com celular

Muitos se perguntam pela segurança desse serviço, mas os números nos dizem que não há o que temer, pois o Brasil apresenta uma taxa de fraude um terço menor que a mundial, que é de 0,003%. Ou seja, o celular mostra-se mais seguro que a Internet e o uso de cartões sujeitos à clonagem, por exemplo. Estando os aparelhos devidamente registrados, autenticados, sendo utilizadas senhas para as transações e mensagens criptografadas para confirmação o risco é praticamente nulo.

Para que seja possível você utilizar o seu celular para fazer compras, algumas vias são possíveis. Por SMS, download de aplicativos ou ligações para auto-atendimento. Há também a possibilidade de instalar aplicativos de compras no celular. De todo modo é necessário ter uma conta bancária e autorizar este serviço na sua operadora de celular e de cartão. Tanto um celulares pré-pago quanto um pós-pago podem ser utilizados para pagamento de compras, não existindo limites para as compras além dos que já são dados pelo banco e pelas operadoras dos cartões.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)