Como desbloquear a assinatura eletrônica?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Você pode concluir seu registro e começar a gerenciar suas contas online em apenas alguns minutos. Para isso, você precisará de uma assinatura eletrônica, que é basicamente uma senha e identificação para realização de transações online.

Mas como você faz o desbloqueio da assinatura eletrônica?

Como cadastrar assinatura eletrônica?

No aplicativo da sua instituição financeira, procure pela opção “Senhas e Configurações”. Geralmente está na aba de segurança do aplicativo.

Caso esta opção não esteja disponível, você terá de ir conversar com o gerente da sua instituição financeira e pedir a exclusão da assinatura anterior.

Informe a assinatura eletrônica de sua escolha.

Como desbloquear assinatura eletrônica?

Depois de cadastrar sua assinatura eletrônica, vá até um terminal da sua instituição financeira com seu cartão.

Insira seu cartão e procure pela opção de Senhas e Validação de acessos. Geralmente está na aba “outros serviços”.

Toque na opção “outros serviços”. Procure pela opção de senhas e/ou validação de acessos. Toque na opção de desbloqueio de assinatura eletrônica.

Você será solicitado a digitar seu CPF e confirmar então o desbloqueio da sua assinatura.

Não se esqueça de gravar e memorizar sua assinatura eletrônica. Anotá-la pode ser inseguro, e alguém pode usar essa informação.

Desbloquear assinatura eletrônica

Faça o desbloqueio da assinatura eletrônica seguindo passos simples. (Imagem: divulgação)

Como fazer cadastro do dispositivo?

De nada adianta ter sua assinatura eletrônica sem poder usar para acessar sua conta. Para isso, será necessário também cadastrar o dispositivo onde vai usar a sua conta.

Passo 1

No internet banking ou pelo app da sua instituição financeira, procure pela opção de senhas e configurações ou segurança. Clique ou toque na opção de cadastrar dispositivos.

Em alguns bancos, é possível escolher por quanto tempo o dispositivo poderá ser utilizado.

Passo 2

Você pode escolher se vai ativar o dispositivo por outro dispositivo já cadastrado, como um computador onde você já acessa seu internet banking, ou outro celular. Ou se vai ativar o dispositivo pelo autoatendimento.

Passo 3

Ativação pelo outro dispositivo: acesse pelo dispositivo já cadastrado e procure pela opção de segurança e/ou senhas e configurações. Clique ou toque em gerenciar dispositivos. Escolha o dispositivo que ainda não foi ativado e clique ou toque em ativar dispositivo.

Ativação pelo caixa de autoatendimento: insira o cartão da conta, procure pela opção de segurança/senha/outros serviços. Procure pela opção de desbloqueio de celular/computador e siga às instruções na tela.

A partir daí, é só usar o dispositivo novo cadastrado.

É seguro acessar o internet banking ou app do banco?

São milhões de pessoas, clientes de instituições financeiras, que acessam de forma segura aplicativos e internet banking de instituições financeiras hoje em dia. Por que não se juntar a eles? Você pode acessar o seu banco ou instituição financeira através de um navegador em qualquer um dos seus dispositivos ou use nosso aplicativo móvel bancário em dispositivos iOS e Android.

Porém, é necessário tomar cuidado. Tenha um antivírus ativo, e não compartilhe suas informações com outras pessoas, principalmente suas senhas e logins.

Esperamos não ter deixado quaisquer dúvidas sobre a assinatura eletrônica e o uso do login e senha para seu banco ou instituição financeira. Caso você ainda tenha alguma pergunta, deixe nos comentários e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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