Há muita informação sobre como investir. Há também um monte de opiniões ruins, equívocos, mitos e mentiras. Conhecer a diferença entre mito e realidade é o seu bilhete para atingir seus objetivos de investimento. Vamos conhecer então os mitos mais comuns sobre eles.

É difícil começar a investir

Se você nunca investiu dinheiro antes, pode parecer intimidante, e você pode nem saber por onde começar. Mas a realidade é que é muito fácil começar a investir. É simples abrir uma conta de corretagem ou investir em uma poupança, e há uma grande variedade de informações disponíveis para os investidores gratuitamente na internet. Se você trabalha para uma empresa que oferece um plano de aposentadoria privado, você é automaticamente inscrito no plano. Tudo que você tem a fazer é ler sobre as opções de investimento e decidir quanto dinheiro você quer separar.

Você precisa de um monte de dinheiro para fazer um monte de dinheiro

Houve dias em que corretores de ações nem sequer atendiam clientes a menos que estivessem dispostos a investir milhares de reais em ações ou fundos de investimento. Hoje em dia, é possível abrir uma conta de corretagem e investir poucos reais de cada vez. As taxas de transação podem fazer valer a pena investir somas maiores de cada vez, e algumas contas de investimento tem valores mínimos para começar e para alavancar sua posição, mas você geralmente não precisa ser rico para começar. Uma quantidade modesta de dinheiro reservado em intervalos regulares pode resultar em uma grande reserva após a aposentadoria. Considere que mesmo uma pessoa que faz R$30.000 por ano e reserva 5% da renda em 30 anos terminará acima com mais de R$150.000, baseado em um retorno anual de 7% (o que está bem dentro do padrão de investimentos conservadores, diga-se por passagem). Arrisque um pouco mais, e seus investimentos podem retornar com muito mais dinheiro.

Conhecendo os mitos de investimentos

Ao conhecer os mitos sobre investimentos, você facilita que seus investimentos se tornem lucrativos no médio e longo prazo, e consegue mais oportunidades financeiras. (Foto: The Financial Express)

É muito arriscado Investir

Investir não existem sem riscos, mas você está totalmente no controle de quanto risco você quer assumir, há uma abundância de investimentos, tais como títulos e ações de dividendos, que lhe permitirão ganhar dinheiro sem muito risco. É importante lembrar que, enquanto as ações podem cair em valor rapidamente, historicamente a maioria delas se recuperam.

O sistema de investimentos é corrompido

Muitas vezes você vai ouvir isso dos críticos do sistema financeiro. O sistema de investimentos não é perfeito, mas dizer que ele é corrompido ou manipulado é sugerir que a pessoa média não pode ter sucesso. A verdade é que para a pessoa média, é fácil comprar ações, títulos e outros investimentos de uma maneira simples e transparente, e ganhar dinheiro fazendo isso.

Desempenho passado indica retornos futuros

É tentador comprar um investimento porque foi bem no passado. E é geralmente verdade que se um estoque gerou um retorno contínuo sobre um período de tempo muito longo, é uma aposta boa que move-se para a frente. Mas não há absolutamente nada para evitar que um investimento vá mal mesmo após anos de grandes retornos. E certamente não faz sentido investir em algo baseado no desempenho dos últimos meses apenas.

Profissionais de investimento sabem muito mais do que você

Não vamos menosprezar os gestores de fundos e analistas, mas há um corpo crescente de evidências de que ninguém, nem mesmo os profissionais mais experientes, podem consistentemente acertar o desempenho do mercado de ações global. Se você colocar dinheiro em um fundo de índice que acompanha o mercado de ações global, há uma grande chance de que você pode ter um desempenho melhor do que investidores profissionais. Isto é, se você dedicar tempo aos estudos do mercado financeiro.

Você deve tentar obter ações sempre em uma oferta inicial

Ofertas públicas iniciais ganham sempre destaque, e pode parecer desejável entrar no mercado dessas ações. Exemplos são os mais variados, no entanto, de empresas que não conseguiram sair com um bom lançamento de ações. De fato, muitas empresas viram os preços das ações caírem bem abaixo dos níveis do IPO. Para a maioria dos investidores, faz sentido esperar após uma IPO para ver como as coisas vão se sair. Se você está investindo para o longo prazo, esperar não vai te machucar muito. Na verdade, você pode até obter uma pechincha pelas ações..

Você precisa ter sempre certos investimentos na sua carteira de ações

Você receberá um monte de conselhos de pessoas dizendo que você precisa de um tipo específico de investimento para otimizar seus retornos. Mas raramente há um único investimento que deve ser considerado necessário. Há um milhão maneiras de construir uma coleção de investimentos que o ajudarão a ficar rico; O melhor conselho é diversificar e ter um horizonte de investimento longo.

Ouro é sempre um investimento seguro

Você pode assumir que o ouro é um investimento incrível. E tem que haver alguma razão para isso.  A verdade é que o ouro pode ser um grande investimento, mas apenas em determinados momentos. Vale a pena ter um pouco em sua carteira para a diversificação, mas o ouro também ficará exposto a riscos, podendo até desvalorizar.

1 milhão é um número mágico para investimentos

Alguém pode pensar que se tornar um milionário significa que você está bem para o resto da vida. Não mais hoje em dia, entretanto. Graças à inflação e à expectativa de vida mais longa, um milhão de reais pode não ser suficiente para a maioria das pessoas viver muito tempo e se aposentar confortavelmente. É uma boa soma de dinheiro, mas se você quer o seu dinheiro para durar 25 a 30 anos, você provavelmente vai querer o dobro ou até mais, se possível. Isso significa economizar tanto dinheiro quanto puder, o mais cedo possível.

Você confiava nesses ou outros mitos sobre investimentos? Quais?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)