A UNA, assim como boa parte das instituições particulares de ensino superior, fornece a seus alunos diferentes formas de acesso a bolsas integrais e parciais para amenizar o impacto das mensalidades nas finanças pessoais. Abaixo, estão algumas das modalidades de bolsa que a UNA oferece aos seus alunos.

FIES

É o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), um programa do Ministério da Educação que possibilita o financiamento de cursos de Bacharelado, Licenciatura ou Graduação Tecnológica. O aluno pode financiar até 100% do curso e o financiamento pode ser contratado a qualquer momento, tendo as parcelas divididas em até 12 anos e só começando a pagar 18 meses após se formarem. O aluno interessado deve se inscrever no programa pela internet para poder ter acesso aos critérios e poder tentar obter o financiamento. Todos os semestres o aluno deve efetuar a renovação do crédito do FIES com a agência bancária. É necessário que a pessoa se mantenha atenta aos prazos dados pela Secretaria da UNA para a renovação do FIES. É necessário que o estudante tenha um fiador. O interessado pode obter mais informações e condições no site do FIES e no próprio site da UNA.

PROUNI

É o Programa Universidade para Todos, criado pelo Ministério da Educação e uma iniciativa para fornecer bolsas de estudo parciris e integrais para cursos de Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica em universidades/faculdades particulares. São fornecidas bolsas:

  • Integrais (100%) – para estudantes que possuem renda familiar de até 1 salário mínimo e 1/2;
  • Parciais (50%) – para estudantes que possuem renda familiar de até 3 salários mínimos.

As inscrições devem ser feitas pela internet e o aluno irá participar de um processo seletivo, com regras do próprio MEC, para poder ser beneficiado com o Prouni. É importante que o aluno tenha participado do ENEM, além de cumprir os prazos de inscrição para poder participar do Prouni.
podem participar do Prouni:

  • Alunos que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com nota mínima de 400 pontos (média das cinco notas obtidas nas provas do exame);
  • Alunos que tem renda familiar de até três salários mínimos (para bolsas de 50%) e de um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%) por pessoa;
  • Alunos que cursaram o Ensino Médio em instituição de ensino público (integralmente ou parcialmente) ou em instituição particular com bolsa integral;
  • Deficientes (neste caso a renda familiar não é considerada);
  • Professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, que faz parte do quadro permanente da Una e concorre a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia (neste caso, a renda familiar não é considerada).

Semestralmente o Prouni tem que ser renovado pelo aluno, sendo importante que o mesmo mantenha-se informado das datas e prazos de renovação com a Secretaria da unidade da UNA onde estudam. Há mais critérios para que o aluno mantenha sua bolsa ativa no Prouni, sendo importante que o interessado se mantenha informado dos requisitos com a própria secretaria da UNA ou pelo site do Prouni.

Bolsas de estudo

Há bolsas de estudos para todo tipo de estudante, para toda faixa de renda. É só pesquisar e encontrar a bolsa certa para você. (Foto: www.fatoexpresso.com.br)

PRAVALER

Um tipo de financiamento estudantil, assim como o FIES< só que privado e que pode ser usado para cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. É uma “bolsa” que possibilita um “desconto” de até 50% da mensalidade de seu curso. Após sua formatura, você pagará o valor financiado com juros para a instituição financeira pela qual contratou o PRAVALER. O aluno interessado deve acessar o site do PRAVALER e aguardar a avaliação de de crédito. Assim que aprovado, vá a secretaria da UNA que te encaminhará para o setor responsável. Podem participar do PRAVALER:

  • Alunos e ex-alunos da Una de todos os cursos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado;
  • Alunos que não tenham restrição no SPC e/ou Serasa;
  • Alunos cujos fiadores não tenham restrição no SPC e/ou Serasa;
  • Alunos cuja renda mensal mínima, quando somada à de seu fiador, seja no mínimo duas vezes maior que o valor da mensalidade.

São contratos semestrais que precisam ser renovados, respeitando os prazos fornecidos pela secretaria da UNA.

Descontos Corporativos

São aqueles fornecidos a colaboradores, dependentes e estagiários de organizações parceiras da UNA, sendo no valor de 8% da mensalidade e válidos para cursos de de Bacharelado, Licenciatura, Graduação Tecnológica e Pós-Graduação. O aluno ou a empresa pode solicitar o benefício online, sem necessidade de muita burocracia.

As empresas conveniadas recebem um login e uma senha para cadastrar informações no sistema da Una e fazer o download do contrato, e a partir daí podem ter acesso aos descontos através de seu acesso. Já empresas não conveniadas devem entrar em contato com o Núcleo de Relações Externas da UNA pelo e-mail relacoesexternas@una.br.

Pais, filhos e cônjuges de colaboradoras das empresas conveniadas também tem direito a esse desconto.

Aqueles que tem direito ao desconto só precisam comprovar o vínculo com a empresa parceira.

Alunos da Una que fizerem a solicitação do benefício pelo acesso restrito no site da UNA também tem direito ao desconto.

Observações

Aqui, temos um artigo de caráter informativo. A UNA pode mudar seus critérios a qualquer momento. portanto, é importante que você converse com a secretaria da unidade da UNA onde você pretende cursar sua faculdade e assim, esclareça suas dúvidas quanto às bolsas disponíveis.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)