A maioria das companhias aéreas hoje em dia têm programas de milhagem, onde você pode usar suas milhas acumuladas para resgatar prêmios, muitas vezes sob a forma de bilhetes de avião. É ótimo quando você ganha milhas suficientes para pagar viagens gratuitas, mas você não necessariamente tem que esperar para as suas milhas para acumular antes de colher os frutos de suas milhas. Você também pode comprar, vender e transferir milhas para obter aquela passagem que você tanto queria.

Como Comprar Milhas Aéreas?

Você pode comprar milhas diretamente de uma companhia aérea, visitando sua página do programa de recompensas. Para a American Airlines, é AAdvantage, para a Delta, é Sky Miles; British Airways tem o Executive Club, Gol tem o Smiles; TAM tem o Multiplus e por aí vai. Basta clicar no link “Comprar Milhas/pontos”, e o site vai orientá-lo através do processo.

O custo de milhas varia de companhia para companhia. Mas geralmente, a compra só faz sentido quando você está bem próximo de um objetivo e você compra apenas milhas suficientes para alcançá-lo. Você não quer que o valor de suas milhas adquiridas exceda o valor da passagem aérea.

Um exemplo simples: imagine que sua passagem aérea custa R$1.000. Você pode comprar a mesma passagem com 5.000 milhas, mas faltam 500 milhas para completar as 5 mil necessárias. Se o valor total for menor do que a passagem, vale a pena pagar pelas milhas extras.

Outra maneira de comprar milhas é através de sites especializados em compra e venda de milhas. Porém, a compra e venda através de um desses sites viola a política da maioria das companhias aéreas, mas não é ilegal. No entanto, se você for pego, a companhia aérea pode confiscar a sua passagem, cancelar a sua reserva, e acabar com as milhas acumuladas na sua conta e na do vendedor.

Se você está disposto a assumir o risco, comece por visitar o site de um corretor de cupom. O corretor atua como intermediário entre você e o vendedor. O corretor irá pedir a sua informação de contato, as datas preferenciais, classe (como executiva ou econômica), companhia aérea, e o preço que você está disposto a pagar por milha. Uma vez que o corretor combina com você e com um vendedor, e todas as partes concordam com os termos, o corretor irá pedir o número da conta do programa de recompensas. Quando o corretor recebe o seu pagamento, o vendedor irá transferir as milhas para sua conta.

Se tudo correr bem, qualquer compra (ou venda) através de um “corretor de milhas” deve ser semelhante a uma simples transferência, do ponto de vista da companhia aérea.

Há também outras maneiras de obter milhas adicionais

Muitos titulares de cartões de crédito podem obter como recompensa milhas aéreas. E alguns cartões de crédito, como darão pontos extras quando você gasta em categorias específicas como viagens e restaurantes.

Melhorias nos cartões com milhas

Ao comprar milhas adicionais, você também pode usar essas milhas extras para fazer um “upgrade” no seu cartão do programa de recompensas, tendo direito a um atendimento especial. (Foto: travel.cnn.com)

Como Vender Milhas Aéreas?

É ótimo quando você pode obter uma viagem gratuita de suas milhas. Mas o que você faz quando você não quer usar a sua recompensa? Mesmo se você não quiser os seus pontos, alguém pode querer.

As companhias aéreas não gostam quando seus clientes vendem suas milhas, por isso, se você deseja converter suas milhas em dinheiro, estamos de volta na questão de violar a política da empresa, mas não ser ilegal.

Se você quer vender suas milhas através de um corretor de milhas, você primeiro precisa fornecer suas informações de contato. O corretor também vai pedir o número de milhas que você quer vender (a maioria requer uma quantidade mínima), o nome da companhia aérea, as datas de vencimento e seu preço pedido por milha. Quando encontrar um comprador, você vai transferir as suas milhas para a conta do comprador. Você recebe o pagamento quando a transação for concluída.

Você pode cortar o intermediário, vendendo diretamente para seus amigos ou familiares. Funciona como uma transferência, a não ser que você vã receber o dinheiro, presentes, ou o trabalho gratuito pelas milhas. Este método pode não chamar a atenção da companhia aérea, mas há outros riscos envolvidos, especialmente se o comprador não pode encontrar lugares para a viagem que eles querem.

Como Transferir Milhas Aéreas?

Companhias aéreas permitem que você doe as suas milhas para a família, amigos e até mesmo instituições de caridade, desde que o destinatário também tenha uma conta no programa de recompensas da companhia aérea. Basta clicar no link “Transferir Milhas” na página do programa de recompensas da empresa aérea e digitar suas informações de conta, a informação do destinatário, bem como o número de milhas que você deseja transferir.

Mesmo que você esteja compartilhando livremente milhas que você já ganhou, não assuma que o compartilhamento das milhas é gratuito. Tal como acontece com a compra de milhas, as companhias aéreas cobram uma taxa de processamento para transferências.

Outras maneiras de usar as suas milhas

A fim de competir com outros programas de recompensa, as companhias aéreas tiveram que fazer as suas milhas mais flexíveis. Hoje em dia, se você não quiser usar suas milhas em uma passagem de avião, você pode aplicá-las para outras coisas. As companhias aéreas permitem resgatar recompensas para acomodações de hotéis, aluguel de carros, pacotes de férias, shows, espetáculos de teatro, ingressos de cinema, cartões de presente e muito mais.

Dicas finais sobre Compra e Venda de milhas aéreas

Não importa o que você faça, haverá uma taxa de processamento. A taxa varia de companhia para companhia e depende do tipo de operação (compra ou transferência), bem como o número de milhas envolvidos. Lembre-se de levar em consideração a taxa de processamento (e impostos) quando você calcular os custos. A maioria das companhias aéreas define limites sobre o número de milhas que você pode comprar, receber e transferir por ano. Verifique os termos e condições do seu programa de recompensas para certificar-se de que não excede o limite.

Como a maioria das transações eletrônicas, há um atraso antes de ver a compra ou transferência (ou venda de transferência) refletida em sua conta. Pode levar 1-3 dias para processar uma transação, de modo que é necessário o planejamento para viagens e a compra de passagens. A maioria das transações envolvendo milhas não não-reembolsáveis​​. Além disso, se você está fazendo esse processo fora dos meios oficiais definidos pela companhia aérea, faça por sua conta e risco, pois você pode perder todos os seus pontos (e seu dinheiro).

Se ficou alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)